Vai ser uma jornada de muita emoção, certamente. Nesta ronda, os primeiros quatro classificados medem forças entre eles e, dependendo dos resultados das partidas, tanto pode não haver qualquer mudança na tabela classificativa, como surgir um novo líder isolado, ou ainda termos três equipas no topo da classificação com os mesmos pontos. Podes apostar no Clássico entre Sporting-FC Porto e no SC Braga-Benfica no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da jornada.
Neste momento, o Sporting é líder com 31 pontos, os mesmos que o FC Porto, e mais um que Benfica e dois que o Sporting Braga, que é quarto classificado. Posto isto, em caso de empate no clássico, e vitória minhota diante dos campeões nacionais, a liga portuguesa terá três equipas empatadas no topo, com 32 pontos.
Por outro lado, se os encarnados venceram o seu jogo, e houver igualdade na outra partida, nesse caso, os comandados de Roger Schmidt acabarão a jornada isolados no primeiro lugar. Em caso de vitória de qualquer uma das equipas no clássico, esse vencedor passará a ser o líder isolado do campeonato.
Os dois conjuntos chegam a este duelo na sequência da última jornada da Liga dos Campeões e cujos resultados alcançados permitiram a ambos rumar para a Liga Europa, fruto do terceiro lugar que alcançaram nos respetivos grupos. Os minhotos perderam fora com o Nápoles (2-0), já as águias bateram o Salsburgo, por 1-3, na Áustria.
Ao cabo de 13 jornadas, o Sporting Braga apresenta o melhor ataque da prova (36 golos), mais doze que o Benfica, que por sua vez tem a segunda melhor defesa da liga, com apenas 10 golos encaixados, mais um que o FC Porto. Os minhotos registam nove vitórias, dois empates e duas derrotas e vão com sete triunfos e uma igualdade nas últimas oito jornadas – só não venceram o Gil Vicente (3-3) em Barcelos.
Já o Benfica, que só perdeu na primeira jornada, no Bessa, frente ao Boavista (3-2), levava sete triunfos seguidos até ao empate caseiro com o Casa Pia (1-1). Depois, seguiram-se mais duas vitórias e outros dois empates nas rondas mais recentes: fora com o Moreirense (0-0) e na Luz diante do Farense (1-1). Em casa, os pupilos de Artur Jorge registam quatro triunfos, um empate e uma derrota, esta na primeira ronda com o Famalicão (1-2), já os encarnados, enquanto forasteiros, vão com cinco vitórias, uma igualdade e já referida derrota diante do Boavista.
Na última temporada, o Sporting Braga venceu casa o Benfica, por 3-0, e também bateu o adversário na Taça de Portugal, na marcação de grandes penalidades, depois de um empate a um golo ao cabos dos 120 minutos. Posto isto, Roger Schmidt leva dois desaires nas três vezes que defrontou os minhotos – no outro duelo, as águias venceram na Luz, por 1-0.
Nos dez confrontos mais recentes entre estes dois clubes, disputados no Minho e a contar para o campeonato, a superioridade é forasteira, com sete triunfos, contra três dos minhotos, sendo que dois destes aconteceram nas duas últimas temporadas. Sabe ainda que em seis destes confrontos houve pelo menos três golos marcados e em quatro deles registou-se no mínimo quatro tentos por partida.
O Benfica também tem melhor registo no histórico de confrontos, com 37 triunfos em 66 deslocações à casa dos minhotos, isto além de 16 empates – perdeu ainda 13 encontros no terreno dos bracarenses. Banza, com 13 golos, é o melhor marcador da equipa e do campeonato, enquanto Di Maria, com cinco, tem sido o mais certeiro nas águias. No capítulo das assistências, Aursnes e Rafa, amos com quatro, são os nomes em destaque no Benfica, já na formação caseira esse estatuto pertence a Pizzi, com três passes certeiros para golo. Para terminar, fica ainda a saber que o campeão nacional é favorito à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.
Quando começar o clássico, já Sporting e FC Porto sabem como terminou o outro jogo grande da ronda. Leões e dragões dividem a liderança da liga, com 31 pontos, sendo que os visitados são o segundo melhor ataque da prova, já os forasteiros apresentam a defesa menos batida. Em casa, os pupilos de Rúben Amorim têm um registo perfeito, com sete vitórias em outros tantos encontros, já os comandados de Sérgio Conceição apresentam seis triunfos em sete deslocações, tendo só perdido na Luz, diante do Benfica.
O Sporting esteve invencível nas dez primeiras jornadas, averbando a primeira derrota no dérbi de Lisboa, diante do Benfica (2-1). Depois, venceu o Gil Vicente em casa, mas na última ronda voltou a ser derrotado, desta feita na deslocação ao Minho, para jogar com o Vitória Guimarães (3-2). Do lado do FC Porto, os azuis e brancos chegam ao clássico com quatro vitórias nos últimos cinco encontros da prova, sendo que pelo meio perderam em casa com o Estoril (0-1).
Segundo as odds da Betano.pt, o Sporting é favorito ao triunfo, mas os últimos confrontos mostram que os leões não costumam ter vida fácil contra este rival. O FC Porto venceu os últimos cinco jogos oficiais que disputou com o Sporting, todos na temporada passada: os dois do campeonato, as duas partidas das meias-finais da Taça de Portugal e a final da Taça da Liga. Antes destes cinco encontros, tinham-se verificado três empates, sendo preciso recuar nove partidas, mais concretamente até 19 de janeiro de 2021, para encontrarmos o último triunfo leonino, por 2-1, em encontro das meias-finais da Taça da Liga.
Se analisarmos as dez últimas receções do Sporting ao FC Porto referentes à I Liga, o equilíbrio tem sido a nota dominante, com duas vitórias dos verdes e brancos, três triunfos dos visitantes e cinco empates. Nos últimos seis jogos em Alvalade os visitados não venceram e a última vez que o conseguiram foi em agosto de 2016. No histórico total de confrontos em Alvalade para o campeonato, o Sporting ganhou 45, tendo-se registado 23 empates e 21 triunfos dos portistas. Uma vitória do FC Porto significaria que passaria a deter 50 por cento de jogos sem perder no covil do leão.
Sérgio Conceição tem-se dado bem com o Sporting nos jogos da I Liga em Alvalade ao serviço do FC Porto, pois ainda não foi derrotado, tendo alcançado quatro empates e duas vitórias. Já Rúben Amorim procura o primeiro triunfo frente ao FC Porto no campeonato ao serviço do Sporting. Em Alvalade, empatou dois jogos e perdeu um, enquanto no Dragão empatou dois e foi derrotado noutros dois. No total, foram quatro igualdades e três derrotas.
Se olharmos para a estatística geral do confronto entre os dois técnicos, em todas as competições, Amorim venceu uma vez (no já referido encontro das meias-finais da Taça da Liga de 2020/21), houve seis triunfos de Conceição e verificaram-se quatro igualdades. Se estendermos a análise ao curto período de Rúben Amorim como treinador do SC Braga, este consegue amenizar as contas, pois venceu os dois desafios que disputou, um para o Campeonato no Dragão e outro na final da Taça da Liga. Ou seja, as contas finais mostram seis triunfos para o treinador dos dragões, três para o comandante dos leões e quatro empates.
O avançado sueco Gyökeres, que chegou esta temporada a Alvalade, vindo do Coventry, tem sido a principal figura leonina, com nove golos apontados na prova, registo só batido por Banza, do Sporting Braga que tem 13. Paulinho, com seis, é o segundo melhor marcador da equipa, enquanto no FC Porto Evanilson, com quatro, e Taremi, com três, têm sido os mais produtivos, isto numa temporada em que os dragões são apenas a oitava equipa mais concretizadora do campeonato, com 21 tentos apontados.