A sexta e última jornada da fase de grupos da Liga Europa joga-se esta quinta-feira, 3 de novembro, com o SC Braga a entrar em ação ao receber o Malmo. A equipa portuguesa já não conseguirá chegar ao primeiro lugar, mas tem hipóteses de terminar no segundo posto. O Manchester United de Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot visita a Real Sociedad, com quem discute a passagem direta, enquanto a AS Roma de José Mourinho joga em casa com o Ludogorets, tendo de ganhar para ultrapassar os búlgaros e terminar na segunda posição.
Recorde-se que apenas o vencedor de cada grupo garante lugar nos oitavos de final da Liga Europa, enquanto o segundo classificado terá de jogar um play-off para continuar em prova com os terceiros classificados provenientes da Liga dos Campeões. Já os terceiros colocados disputam um play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência com os segundos colocados da fase de grupos desta competição. Como sempre, podes apostar nestes e em todos os outros encontros da competição no site da Betano.pt.
O Arsenal de Fábio Vieira e o PSV Eindhoven discutem o primeiro lugar, com os ingleses dois pontos à frente, embora os neerlandeses tenham vantagem no confronto direto. O que significa que caso o Arsenal não ganhe na receção ao FC Zurique e o PSV Eindhoven vença em casa do Bodo Gmit, haverá troca de líder.
O Bodo Glimt e o FC Zurique lutam pelo terceiro lugar, com os escandinavos neste momento com mais um ponto. Uma vez que estão em igualdade no confronto direto, caso terminem empatados entrará em ação a diferença de golos em todos os jogos do grupo, neste momento favorável ao Bodo Glimt (-4, contra -10).
O Fenerbahçe de Jorge Jesus e o Rennes lutam de forma titânica pelo primeiro lugar, estando empatados com 11 pontos. E também há igualdade no confronto direto, o primeiro fator de desempate. Os turcos dispõem de um golo de vantagem na diferença de golos (11-7 e 10-7) e se por acaso também aí houver empate, entrará em ação o número de golos fora no confronto entre as duas equipas, com o Rennes em vantagem, pois houve igualdade a três bolas na Turquia (o Fenerbahçe esteve em desvantagem por 0-3) e 2-2 em França.
Nesta última ronda, o Fenerbahçe tem teoricamente missão mais complicada, jogando com o Dínamo Kiev na condição de visitante, embora o jogo vá decorrer em terreno neutro. Já o Rennes recebe o AEK Larnaca. Refira-se que ucranianos e cipriotas já têm a situação definida, indo terminar o grupo em terceiro e quarto lugar, respetivamente.
A AS Roma de José Mourinho e Rui Patrício já não conseguirá chegar ao primeiro lugar, restando-lhe tentar atingir o segundo lugar. Neste momento, os italianos estão no terceiro posto, com os mesmos pontos do Ludogorets. Para acabar em segundo, bastará à AS Roma vencer em casa os búlgaros. Qualquer outro resultado atirará os “giallorossi” para o terceiro posto, com a consequente disputa do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência.
Sem jogadores-chave como os criativos Dybala e Zaniolo, Tammy Abraham será uma das grandes esperanças para fazer balançar as redes búlgaras, mas o inglês terá de voltar à sua melhor versão, pois só marcou um golo nesta fase de grupos da Liga Europa. Refira-se que neste grupo o Bétis já assegurou o primeiro lugar e o HJK Helsínquia já não escapará do último.
O SC Braga caiu para o terceiro lugar no Grupo D, com 7 pontos, depois de ter perdido na penúltima jornada no terreno do Union Berlin, por 1-0. O primeiro lugar é impossível de atingir para a equipa portuguesa e não escapará ao Union St. Gilloise, mas ainda existe uma hipótese para o SC Braga chegar ao segundo lugar: precisa de vencer o Malmo em casa e esperar que o Union Berlin não ganhe no reduto do Union St. Gilloise, o que em teoria até é uma combinação muito provável, que só poderá ser dificultada pelo facto de os belgas já estarem qualificados e eventalmente alinharem com algumas segundas escolhas.
O SC Braga é claramente favorito para a receção ao Malmo, que ainda não pontuou. No desafio realizado na Suécia, o SC Braga não teve grandes problemas em ganhar por 2-0, com golos de Bruno Rodrigues e Ricardo Horta. O melhor marcador dos “guerreiros” na competição é Vitinha, que de resto lidera mesmo a tabela de artilheiros desta edição da competição, com quatro golos. O internacional sub-21 português marcou o único golo do SC Braga-Union Berlin e fez um “hat-trick” no Union St.Gilloise-SC Braga, que terminou 3-3.
O SC Braga começou da melhor forma esta fase de grupos, com duas vitórias, primeiro a já referida com o Malmo e depois em casa com o Union Berlin, por 1-0. Seguiu-se derrota por 1-2 no reduto do Union St. Gilloise e um empate a três bolas em casa diante do mesmo adversário. E por fim, o desaire por 0-1 na Alemanha, frente ao Union Berlin. Como será na derradeira ronda?
Disputa pela liderança ao rubro entre Real Sociedad e Manchester United. Os espanhóis recebem os ingleses com três pontos de avanço, mas os “red devils” acabarão em primeiro lugar no caso de ganharem por dois golos de diferença ou mais, anulando a desvantagem no confronto direto, pois a Real Sociedad venceu por 1-0 em Old Trafford.
No entanto, a tarefa para a formação de Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot não se adivinha fácil, uma vez que a Real Sociedad é a única das 32 em prova que venceu as cinco jornadas já disputadas.
Relembre-se que é na Liga Europa que CR7 mais tem sido utilizado por Erik ten Hag, ao ser titular em todos os jogos, e conta já com dois golos marcados. Na penúltima jornada da prova, regressou à equipa no dia seguinte a ter sido reintegrado no plantel e marcou um golo no triunfo por 3-0 diante do Sheriff FC. O terceiro lugar também está em aberto, com o Sheriff FC a somar mais três pontos do que o Omonia Nicosia, que ainda está a zeros. Para haver mudanças, os cipriotas terão de ganhar por pelo menos quatro golos de diferença na recação aos moldavos.
Este é o grupo com contas mais equilibradas, havendo a hipótese das quatro equipas terminarem empatadas com oito pontos. À entrada para a última jornada, Lazio e Sturm Graz somam oito pontos, enquanto Feyenoord e FC Midtjylland têm cinco. Por isso, tudo pode acontecer depois da realização do FC Midtjylland-Sturm Graz e do Feyenoord-Lazio.
No caso dos quatro emblemas terminarem com 8 pontos, vencerá a que tiver melhor diferença entre golos marcados e sofridos, sendo curioso verificar que à entrada para a derradeira roda, os dois primeiros têm diferença negativa e que os dois últimos têm diferença positiva. Ou seja, como Lazio e Sturm Graz iriam ficar com diferença ainda mais negativa, só Feyenoord e FC Midtjylland teriam hipóteses de terminar na liderança.
Caso não se verifique este cenário embrulhado e, se mantenham Lazio e Sturm Graz na frente com os mesmos pontos, entrará em cena o critério de diferença de golos no total dos jogos do grupo, pois os dois clubes estão empatados no confronto direto. Para já, a vantagem é italiana (um golo negativo contra quatro golos negativos).
O SC Friburgo lidera com 13 pontos e já assegurou a qualificação, mas falta decidir o segundo lugar. Para já, a vantagem é do Qarabag, que soma 7 pontos, mais um do que o Nantes. Caso os franceses ganhem em casa do Olympiakos e o Qarabag não vença o SC Friburgo haverá troca na vice-liderança, mas caso terminem com os mesmos pontos, a vantagem será da formação do Azerbaijão, que está em vantagem no confronto direto. O Olympiakos é a grande desilusão do grupo, com apenas 2 pontos e não escapará ao último lugar.
O Ferencvaros já assegurou o primeiro lugar, somando 10 pontos, mais 3 do que o Mónaco e tendo vantagem no confronto direto. Em aberto está a luta pelo segundo lugar, entre os franceses, o Trabzonspor e o Estrela Vermelha, com estes dois clubes a estarem um ponto atrás da formação de Gelson Martins. Na última jornada, há um Mónaco-Estrela Vermelha e um Trabzonspor-Ferencvaros.
Quinta-feira, 3 de novembro, também se joga a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga Conferência. Recorde-se que os primeiros classificados dos oito grupos seguem para os oitavos de final, enquanto os segundos colocados terão de disputar um play-off com os terceiros classificados da fase de grupos da Liga Europa.
Destacamos as contas do Grupo A, com Istambul Basaksehir e Fiorentina empatados na liderança, com 10 pontos. Na última ronda, os turcos recebem o Hearts e a Fiorentina o RFS. Realce ainda para o Grupo C, com Nice e Partizan Belgrado igualados na frente. Os franceses vão a casa do FC Colónia e os sérvios recebem o Slovácko.