Esta jornada da liga portuguesa pode trazer mexidas nos primeiros lugares da classificação. O Benfica recebe o Sporting no dérbi de Lisboa, já o FC Porto viaja até ao Minho para defrontar o Vitória Guimarães. Ao cabo de dez jornadas, o Sporting é líder com 28 pontos, segue-se Benfica com 25 e FC Porto com 22. Já os vimaranenses são quintos, com 19, a um do rival Sporting Braga, que é quarto classificado. Posto isto, temos dois jogos que envolvem quatro dos primeiros cinco classificados do campeonato. Podes apostar nestes grandes jogos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da ronda.
É o maior dérbi de Portugal e neste jogo vai estar em causa a liderança da liga. O campeão recebe o primeiro classificado e, em caso de vitória, apanha o rival no topo da tabela. Já se houver triunfo forasteiro, os pupilos de Rúben Amorim aumentam a vantagem pontual para o rival para seis pontos. Até ao momento, as “águias” registam oito triunfos, um empate a uma derrota, enquanto os “leões” venceram nove das dez partidas que realizaram e empataram a outra.
Em casa, o Benfica venceu o Estrela da Amadora (2-0), Vitória Guimarães (4-0) e FC Porto (1-0) e perdeu dois pontos diante do Casa Pia (1-1), que foi a primeira equipa a marcar esta temporada na Luz. Já o Sporting, enquanto equipa forasteira, arrecadou os três pontos da vitória em três deslocações (1-2 com o Casa Pia, 2-3 diante do Farense e 0-2 contra o Boavista) e empatou na casa do Sporting Braga (1-1).
O empate do Benfica diante do Casa Pia colocou ponto final a uma sequência de sete triunfos consecutivos dos comandados de Roger Schmidt, já o Sporting chega à Luz, não só embalado pela liderança, como por seis vitórias consecutivas conseguidas em outras tantas jornadas – além de que é a única equipa invicta no campeonato.
A meio da semana, ambos os conjuntos tiveram jogos a contar para as competições europeias. O Benfica perdeu no terreno da Real Sociedad (3-1) e já sabe que vai falhar a ronda seguinte da Champions. O melhor que os encarnados agora podem conseguir é rumar à Liga Europa, mas para isso terão que ultrapassar o Salzburgo, que é terceiro, com três pontos, enquanto as águias ainda não somaram qualquer ponto.
Por outro lado, o Sporting recebeu e venceu o Raków na última quinta-feira, por 2-1, com um bis de Pote – Rundic reduziu para os polacos aos 71 minutos. Com esta vitória, os leões isolaram-se no segundo lugar do grupo D, com sete pontos, a três do líder Atalanta, que derrotou em casa o Sturm Graz, por 1-0, continuando assim os austríacos com os mesmos quatro pontos que tinham à entrada para esta jornada da Liga Europa.
Até ao momento, os dois rivais mediram forças em 89 ocasiões na Luz, em partidas a contar para o campeonato, com as águias a vencerem 48 duelos, contra 16 dos leões, e registaram-se ainda 25 empates. Nos últimos dez encontros, com o Benfica como equipa visitada, os encarnados triunfaram em quatro deles, os verdes e brancos em dois e quatro destes dérbis acabaram em empate, tal como aconteceu na temporada passada, com o marcador a registar 2-2 no final. Se recuarmos ainda mais uma época, nesse caso o triunfo caiu para os visitantes, por 1-3, ou seja, o Benfica não consegue bater o rival em casa desde 15 de maio de 2021, quando venceu por 4-3.
No Benfica, Di Maria, com cinco golos, e Rafa e Musa, ambos com três, são os melhores marcadores da equipa na prova, já nos leões são Paulinho e Gyökeres que têm esse estatuto, com seis tentos apontados. Em relação às assistências, Rafa e Gyökeres, os dois com quatro passes certeiros, são os nomes a reter neste capitulo. Para terminar, fica a saber que o Benfica é favorito à vitória, isto de acordo com as odds da Betano.pt.
Ambos os conjuntos chegam a este jogo na sequência de derrotas na última jornada da liga. O Vitória Guimarães perdeu na deslocação ao terreno do Moreirense (0-1), já os dragões foram surpreendidos em casa pelo Estoril, que conquistou os três pontos da vitória – Holsgrove marcou aos 75 minutos o único golo da partida. No entanto, os portistas alcançaram uma vitória importante a meio da semana, quando receberam e bateram, por 2-0, os belgas do Antuérpia, em partida da quarta ronda da fase de grupos da Champions. Com este resultado, os pupilos de Sérgio Conceição apanharam o FC Barcelona na liderança (perdeu fora com o Shakhtar Donetsk, por 1-0), com nove pontos, e deu um passo importante para conseguir o apuramento para os oitavos final da prova.
Ao cabo das dez primeiras jornadas do campeonato, o FC Porto tem sete vitórias, um empate e duas derrotas, já os minhotos têm menos um triunfo e mais um desaire que o adversário do próximo sábado e, em caso de vitória caseira, os dois emblemas ficam com os mesmos 22 pontos. Perante o seu público, o Vitória Guimarães venceu quatro dos cinco jogos que disputou e perdeu o outro (1-2 diante do Portimonense), enquanto os portistas só não venceram na deslocação ao Estádio da Luz (derrota por 1-0). Fora isso, bateram o Moreirense (1-2), o Rio Ave (1-2), o Estrela da Amadora (0-1) e o Vizela (0-2).
Apesar dos bons resultados que os minhotos têm alcançado no seu estádio, o favoritismo neste duelo é dado ao FC Porto, isto tendo em conta as odds da Betano.pt. O histórico entre os dois conjuntos, em partidas a contar para o campeonato e realizadas no Minho, também pende para os portistas, que venceram metade desses confrontos: 39 em 78, empataram ainda 23 e perderam apenas 16. Nos dez duelos mais recentes, o FC Porto triunfou em seis deles, registou três igualdades e só foi derrotado numa ocasião, em 2016, por 1-0, sendo que venceu nas últimas quatro deslocações à casa dos vimaranenses.
No FC Porto há vários jogadores com dois golos apontados na liga, como Evanilson, Eustáquio, Taremi, Marcano e Toni Martinez, já nos visitados os cinco golos de João Mendes colocam-no como o mais produtivo dos vimaranenses. No que se refere a assistências, Tiago Silva, com três, e Gonçalo Borges, com duas, são os melhores de Vitória Guimarães e FC Porto neste capítulo, respetivamente.