Domingo, a partir das 18h00, Portugal vai parar para assistir a mais um Benfica-Sporting, referente à 16ª jornada da I Liga portuguesa, naquela que será a 315ª edição do dérbi eterno. As águias lideram a classificação, enquanto os leões estão na quarta posição, a 12 pontos do seu rival. Podes naturalmente apostar neste grande desafio no site da Betano.pt e fica a saber que o Benfica é considerado favorito.
Que levante a mão quem nunca ouviu a expressão “normalmente quem ganha o dérbi é quem está pior”. Mas será mesmo assim? A resposta é não. Em 176 dérbis a contar para o campeonato, apenas em 47 venceu a formação pior classificada, o que corresponde a 27 por cento das partidas. Verificaram-se ainda 45 empates (26 por cento dos encontros).
Ou seja, olhando para os números, é normal que haja algum otimismo nas bandas da Luz. No entanto, o Sporting, que na classificação da I Liga 2022/23 parte atrás do Benfica, pode também interpretar estes números a seu favor, ao notar que foram mais vezes as ocasiões em que a equipa que estava à frente não ganhou (84) do que os que venceu (92).
Nas 47 vezes em que o triunfo coube à formação que estava atrás na tabela, 26 foram do Benfica e 21 do Sporting. Bem recentemente, o clube da Luz ganhou aos leões quando estava pior classificado – na penúltima jornada da temporada de 2020/21 (4-3 na Luz), quando os leões já eram virtuais campeões e na época transata, ao ganharem por 2-0 em Alvalade, na 30ª jornada. Resultado que não alterou a classificação final dos dois emblemas (segundo lugar para o Sporting e terceiro para o Benfica).
Refira-se que ultimamente tem sido notório o equilíbrio nos jogos entre Benfica e Sporting na Luz, referentes à I Liga: nos últimos oito houve três triunfos das águias, três igualdades e duas vitórias leoninas. Na última época, os comandados de Rúben Amorim ganharam por 3-1, com os encarnados a reduzirem no sexto minuto do período de compensação, por Pizzi, depois de golos de Sarabia, Paulinho e Matheus Nunes pelos visitantes. Já analisando o saldo global, é evidente a superioridade benfiquista, com 48 vitórias, 24 empates e 16 derrotas. Como será desta vez?
Benfica e Sporting têm realizado campeonatos bem distintos. Enquanto os encarnados só desperdiçaram cinco pontos em 15 jornadas (empate em Guimarães e derrota por 0-3 em Braga), os verdes e brancos perderam 17 pontos – empate em Braga, derrota caseira com o Desportivo de Chaves e desaires fora de casa com FC Porto, Boavista, Arouca e Marítimo.
Na última jornada do campeonato, o Benfica venceu em casa o Portimonense por 1-0 e na passada terça-feira bateu o Varzim, fora de casa, por 2-0, qualificando-se para os quartos de final da Taça de Portugal. Varzim que, recorde-se, foi a equipa que eliminou o Sporting da competição. Nesta partida com os poveiros, Enzo Pérez regressou ao onze benfiquista e logo com um golo e Grimaldo também faturou, abrindo o marcador na fantástica cobrança de um livre direto.
Na última jornada da I Liga o Sporting foi derrotado por 0-1 no terreno do Marítimo, vendo aumentar a diferença em relação ao líder Benfica para 12 pontos, estando a 6 do SC Braga e a 5 do FC Porto. E se as águias têm estado intratáveis na Luz, com oito vitórias em oito jogos (27-6 em golos), o Sporting soma três triunfos, um empate e quatro derrotas como visitante (10-12 em golos).
Grimaldo saiu lesionado aos 55 minutos do jogo com o Varzim, mas sossegou os adeptos no final do jogo, assegurando que está bem, situação a confirmar até à hora do início do dérbi. Rafa, que não defrontou o Varzim, devido a uma entorse num pé, também está em dúvida para o dérbi eterno.
Rúben Amorim contará com o importante regresso de Pedro Gonçalves na Luz, ele que é sem dúvida uma das grandes armas ofensivas do leão e melhor marcador da equipa na I Liga, com 7 golos. Dário Essugo, que cumpriu castigo na Madeira, depois de ter sido expulso com o Paços de Ferreira, também poderá ser opção, tal como Nuno Santos, poupado de início com o Marítimo, uma vez que estava em risco de suspensão. Curiosamente, o ala esquerdo acabaria por entrar em campo no decorrer da segunda parte, para tentar ajudar a inverter o rumo dos acontecimentos.
O médio Morita está em dúvida, devido a um problema físico que o acompanha há algumas semanas, enquanto Daniel Bragança continuará de fora, em recuperação da grave lesão que sofreu em julho. Expetativa para perceber se Neto já poderá ser convocado, ele que treina há cerca de dez dias, depois de ter recuperado de um pneumotórax.
Não faltam jogadores com capacidade para decidir o dérbi num lance de magia. No Benfica, podemos referir por exemplo o nome de Rafa, autor de 11 golos e 6 assistências nos 27 desafios oficiais que disputou esta temporada. Ele que ao longo da carreira apontou três golos e fez quatro assistências nos 14 jogos em que defrontou o Sporting ao serviço do Benfica, tendo ganho oito encontros, empatado três e perdido três. Ou o ex-sportinguista João Mário, que já marcou 11 golos em 2022/23, um recorde na sua carreira, tendo ainda realizado oito assistências (persegue o máximo de 10, alcançado em 2015/16, no Sporting). Ao serviço do Benfica, o médio defrontou o Sporting por três vezes, com uma vitória por 2-0 em Alvalade (só alinhou nos últimos 4 minutos) e duas derrotas (1-3 na Luz, para o campeonato e 1-2 na final da Taça da Liga (esteve em campo os 90 minutos em ambas as ocasiões).
No Sporting, Nuno Santos reencontra o Benfica, clube onde cumpriu o último ano de júnior e os dois primeiros como sénior, maioritariamente na equipa B. O ala esquerdo tem sido uma das figuras do Sporting na temporada em curso, somando 6 golos e 4 assistências. Ele que soma três vitórias e duas derrotas frente aos encarnados ao serviço do atual clube, com um golo marcado. Destaque ainda para o bom momento de Paulinho, que esteve em branco com o Marítimo mas havia faturado cinco golos nos sete encontros oficiais anteriores. Pelo Sporting, obteve duas vitórias e duas derrotas com o Benfica, com um golo marcado e uma assistência.
Irá o Benfica manter o registo perfeito em casa, ou o Sporting sairá da Luz com um bom resultado neste dérbi?