As contas dos títulos estão arrumadas na maioria das principais ligas, com exceção em Inglaterra, mas há muito mais para decidir, como seja por exemplo quem ocupa as vagas que dão acesso à próxima edição da Liga dos Campeões, algo que é cada vez mais importante para os clubes. Este fim de semana há dérbi em Londres e dois duelos em Espanha e Itália com conjuntos que querem marcar presença na Champions de 2024/25. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas das respetivas jornadas.

Nápoles – AS Roma, 27 de abril, às 17h

Em Itália há novo campeão, o Inter Milão, que sucede desta forma ao Nápoles e ao AC Milan, e passa a contar com 20 troféus no museu, mais um que o eterno rival da cidade. Ainda assim, há muito por decidir na Serie A, como seja, por exemplo, quem garante um lugar na próxima edição da Liga dos Campeões, e Nápoles e AS Roma estão nessa luta.

Inter é primeiro, com 86 pontos, mais 17 que o AC Milan e 22 que a Juventus. O sensacional Bolonha é quarto, com 62, e tem mais quatro e oito pontos que AS Roma e Atalanta, respetivamente, sendo que a formação de Bérgamo tem um jogo a menos realizado. O Nápoles, por seu lado, é oitavo, com 49 pontos, a três da Lazio, e ainda pode sonhar com a Liga dos Campeões.

Com a recente atribuição de mais uma vaga para a próxima edição da Champions, devido ao bom desempenho das equipas italianas nas competições europeias, isto quer dizer que o quinto classificado também garante um lugar na prova milionária, tornando este duelo entre napolitanos e romanos uma autêntica final.

Nas últimas cinco jornadas, os napolitanos só conseguiram uma vitória (2-4 diante do Monza), à qual se junta dois empates e duas derrotas, já os romanos registaram três triunfos, uma igualdade e um desaire, este em casa diante do Bolonha, por 1-3, e que pode ter um enorme peso na atribuição do quarto lugar. Perante o seu público, o Nápoles tem tido uma época para esquecer, com apenas seis vitórias em 16 encontros, isto além de cinco empates e outras tantas derrotas. Por outro lado, a AS Roma, enquanto visitante, apresenta seis triunfos, quatro empates e seis derrotas.

Na primeira volta, a AS Roma venceu em casa o Nápoles, por 2-0, com golos de Lorenzo Pellegrini e Romelu Lukaku, numa altura em que ainda era orientada por José Mourinho. Historicamente, os napolitanos levam vantagem nos confrontos com os giallorossi, no seu estádio e em partidas a contar para o campeonato, com 35 vitórias, 24 empates e 19 derrotas, sendo que nos dez confrontos mais recentes, a equipa da casa venceu 5, os forasteiros dois e houve ainda três igualdades – há registo também de pelo menos três golos marcados em cinco destes duelos.

A nível individual, e apesar dos números estarem muito distantes do que ambos conseguiram na última temporada, o destaque no Nápoles vai para Victor Osimhen (13 golos e três assistências) e para Khvicha Kvaratskhelia (10 golos e seis assistências). Nos romanos, os melhores têm sido Paolo Dybala (12 golos e sete assistências), Lukaku (10 golos) e Pellegrini (sete golos e três assistências. Sobre este duelo fica ainda a saber que a equipa da casa é favorita ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.

Atlético Madrid – Athletic Bilbau, 27 de abril, às 20h

Em Espanha, o Real Madrid, com 81 pontos, caminha para mais uma conquista da liga, com o FC Barcelona a 11 pontos de distância e o Girona, a grande surpresa da prova, a 13. O Atlético Madrid é quarto classificado, com 61, mais três que o adversário desta ronda, o Athletic Bilbau, que recentemente conquistou a Taça do Rei. Em sexto, surge a Real Sociedad, mas já a sete pontos dos vizinhos do País Basco.

À entrada para a 33ª jornada, este duelo entre Atlético Madrid e Athletic Bilbau é uma autêntica final na luta pelo quarto lugar, o último que garante acesso à próxima edição da Champions. Nas cinco últimas jornadas, ambos os conjuntos tiveram uma quebra nos resultados, com os colchoneros a registarem duas vitórias e três derrotas, enquanto os bascos levam o mesmo número de triunfos, isto além de um desaire e dois empates – não vencem há três partidas, a contar para o campeonato.

No seu estádio, os pupilos de Diego Simeone conseguiram 14 vitórias, um empate e uma derrota em 16 encontros, já a formação de Bilbau, na condição de visitante, apresenta cinco triunfos e outros tantos empates e desaires. Na primeira volta, os bascos venceram por 2-0, com golos de Gorka Guruzeta e de Nico Williams, e mais recentemente voltaram a derrotar este adversário nos dois duelos das meias-finais da Taça do Rei: 0-1 em Madrid e 3-0 em casa. Historicamente, o Atlético Madrid leva vantagem nos confrontos realizados no seu estádio contra os bascos, e a contar para o campeonato, com 52 vitórias, 15 empates e 19 derrotas, o que inclui 10 triunfos e dois empates nos 12 duelos mais recentes – o último desaire caseiro aconteceu em 2010/11, por 0-2.

Individualmente, o destaque vai para Morata (14 golos) e Griezmann (13 golos e seis assistências) nos colchoneros, já nos visitantes os irmãos Williams são duas das peças mais importantes da equipa de Ernesto Valverde (Nico tem três golos e oito assistências e Inaki leva 9 golos e três assistências), isto além de Gorka Guruzeta, que com 14 golos e quatro assistências tem sido uma agradável surpresa nos forasteiros durante esta temporada. Sobre este duelo, fica ainda a saber que a equipa da casa é favorita à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.

Tottenham – Arsenal, 28 de abril, às 14h

É uma das maiores rivalidades do futebol inglês e esta época tem o bónus de ser importante nas contas do título, isto na perspetiva do Arsenal, que tem nesta deslocação ao terreno do Tottenham um duro teste pela frente. Os gunners são líderes, com 77 pontos, mais um que o Manchester City, que tem no entanto menos um jogo realizado, e três que o Liverpool.

Por outro lado, os spurs são quintos, a seis pontos do Aston Villa, que é quarto, mas que tem no entanto mais dois encontros realizados que os londrinos. Ou seja, o Tottenham não pode perder pontos, isto se quiser continuar a lutar pela última vaga que dá acesso à próxima edição da Liga dos Campeões.

Nas últimas cinco jornadas, ambos os conjuntos perderam pontos, com os spurs a registarem duas vitórias, um empate e duas derrotas sem espinhas (3-0 fora com o Fulham e 4-0 na ronda anterior no campo do Newcastle), já os gunners conseguiram quatro triunfos e um desaire caseiro diante do Aston Villa (0-2), que pode ter complicado uma eventual conquista do título.

Perante o seu público, o Tottenham apresenta 12 vitórias e quatro derrotas, já os rivais de Londres, como forasteiros, levam 11 triunfos, três empates e outros tantos desaires em 16 deslocações. Na primeira volta registou-se um empate a dois golos no Emirates Stadium, com bis para Son, um autogolo de Romero favorável aos gunners e outro tento de Saka.

Historicamente, os spurs levam vantagem nestes dérbis a contar para a lia, e disputados no seu estádio, com 37 triunfos contra 25 do rival, isto além de 24 empates. Nos dez duelos mais recentes, o Tottenham também apresenta melhor saldo, com seis triunfos, duas igualdades e dois desaires, sendo que um deles foi na época transata, por 0-2.

A nível individual, Son (15 golos e nove assistências) Richarlison (10 golos e três assistências) e Dejan Kulusevski (seis golos e três assistências) são as principais armas ofensivas dos spurs, enquanto nos forasteiros os destaques têm sido Saka (14 golos e nove assistências), Kai Havertz (11 golos e cinco assistências) e Odegaard (oito golos e outras tantas assistências). Sobre este dérbi fica ainda a saber que os visitados são favoritos à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.