Um é dérbi, o outro é clássico, um pára uma cidade, o outro o mundo e ambos vão acontecer no próximo domingo, dia 19 de março, Dia do Pai, e não vais querer perder pitada de nenhum deles. Falamos do Lázio-AS Roma e do FC Barcelona-Real Madrid, os principais destaques do fim de semana futebolístico. Podes apostar nestes grandes duelos no site da Betano.pt, bem como nos restantes desafios das respetivas jornadas.
Se a luta pelo primeiro lugar em Itália parece ter pouco que se lhe diga, tal é a vantagem do Nápoles para os mais diretos perseguidores, o cenário é totalmente diferente quando se fala dos lugares que dão acesso à próxima edição da Liga dos Campeões. Entre o segundo classificado, o Inter Milão, e o quinto, a AS Roma há só três pontos de distância, e tudo pode acontecer, sendo certo que só há três vagas para quatro equipas: Inter Milão, Lázio, AC Milão e AS Roma. Atalanta, em sexto, e Juventus, em sétimo, estão mais distantes, mas ainda podem entrar nestas contas.
Posto isto, o dérbi da Cidade Eterna ganha importância redobrada, até porque, o apuramento para a Champions é o principal objetivo dos dois rivais da capital, prova que têm falhado nas últimas temporadas. Ao cabo de 26 jornadas, a Lazio é terceira, com 49 pontos, mais dois que a AS Roma de José Mourinho.
Nas últimas cinco jornadas, a formação laziale soma três triunfos, um empate a uma derrota, já os giallorossi registam duas vitórias, outros tantos desaires e ainda um empate. Nenhum dos conjuntos venceu na ronda anterior, com a Lazio a empatar fora a zero com o Bolonha e a AS Roma a perder em casa com o Sassuolo, por 4-3.
Na primeira volta, a Lazio venceu por 1-0, com o golo a ser da autoria de Felipe Anderson, antigo jogador do FC Porto. Na temporada anterior, a primeira de Mourinho no comando técnico dos romanos, cada equipa venceu o respetivo jogo em “casa”: os laziale por 3-2 e os giallorossi por 3-0.
Ao longo da história, e em partidas a contar para a Serie A, os dois rivais da capital já mediram forças em 163 ocasiões com um ligeiro domínio para a AS Roma, com 59 triunfos contra 42 da Lazio – houve ainda 62 empates. Nos dez dérbis mais recentes, o conjunto laziale venceu quatro, perdeu três e empatou outros três.
José Mourinho não vai estar sentado no banco de suplentes, em virtude de ter apanhado um castigo de dois jogos por ter sido expulso no encontro diante da Cremonese. Dybala e Immobile, ambos com nove golos, são os melhores marcadores das respetivas equipas, já no capítulo das assistências, Dybala, com seis, e Sergej Milinkovic-Savic, com oito, são os destaques. Fica ainda a saber que segundo as odds da Betano.pt, a Lazio é ligeiramente favorita à vitória neste dérbi.
FC Barcelona e Real Madrid parecem ter dupla personalidade esta temporada: a nível interno, os catalães têm estado fortíssimos, mas nas competições europeias caíram da Champions para a Liga Europa, onde foram eliminados logo pelo Manchester United, por outro lado, os merengues têm estado em grande forma na prova milionária, mas na La Liga já estão a nove pontos de distância do eterno rival, que é líder do campeonato. Posto isto, este clássico de domingo vai ser decisivo nas contas pelo título: vitória culé arruma com a questão, triunfo forasteiro diminui as distâncias e empate deixa tudo na mesma, o que não é necessário mau para a formação da casa.
Ao cabo de 25 jornadas, o Barça regista 21 triunfos, dois empates e duas derrotas, para um total de 65 pontos, enquanto o campeão em título apresenta 17 vitórias, cinco igualdades e três desaires e soma 56 pontos. Na primeira volta os merengues bateram o rival no Santiago Bernabéu, por 3-1, num jogo em que os blancos controlaram a partida do principio ao fim. Ao intervalo já venciam por 2-0, com golos de Valverde e Benzema, aos 83 minutos Ferran Torres ainda reduziu, mas aos 90 Rodrygo fez o resultado final.
Depois deste encontro os dois gigantes espanhóis já mediram forças em mais duas ocasiões, com os catalães a sorrirem no final em ambos os jogos. Os pupilos de Xavi bateram o rival por 3-1 na final da Supercopa, em janeiro deste ano, e mais recentemente foram a Madrid derrotar o Real, por 1-0, na primeira mão da meia final da Taça do Rei.
Nos últimos dez duelos disputados na Catalunha, e a contar para o campeonato, o equilíbrio tem sido uma constante, com três triunfos para cada um dos lados, aos quais se juntam quatro empates. Na última temporada, por exemplo, os blancos venceram fora por 2-1, mas na segunda volta foram goleados em Madrid por 4-0. Historicamente, as duas equipas já se defrontaram em 92 ocasiões em Camp Nou, com os culé a venceram 50 jogos, os merengues 22, registando-se ainda 20 igualdades.
Pedri e Dembelé nos catalães e Alaba nos forasteiros são as principais ausências deste grande clássico, enquanto no capítulo das estrelas destaque para Lewandoski (15 golos e cinco assistências), Benzema (11 golos), Vini Jr (oito golos), Raphinha (cinco assistências) e Rodrygo (quatro assistências), por isso, espera-se que haja muito futebol ofensivo, com golos, claro. Fica ainda a saber que segundo as odds da Betano.pt, o Barça é favorito ao triunfo.