Sporting e Benfica defrontam-se em Alvalade, no dia 29 de fevereiro, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. O segundo encontro está marcado para 3 de abril, na Luz, sendo que, quatro dias depois, os dois rivais voltam a medir forças em partida a contar para o campeonato – e outra vez na casa dos leões. Com a luta pelo título ao rubro, com o Benfica a liderar com 58 pontos, mais dois que o Sporting (os leões têm, no entanto, menos um jogo realizado, fora com o Famalicão), estes três duelos em pouco mais de um mês vão tornar esta segunda parte da temporada ainda mais emotiva. Podes apostar nestes dérbis no site da Betano.pt, que é patrocinadora oficial dos dois clubes.
O Sporting vai atrás da 30ª presença na final da Taça de Portugal (venceu 17 e perdeu 12), já o Benfica procura a 39ª (26 conquistas e 12 derrotas no jogo decisivo), sendo que o FC Porto venceu as duas últimas edições da prova e três das quatro mais recentes – o SC Braga conquistou a outra, em 2020/21. O último troféu do Sporting na competição aconteceu em 20018/19, contra o FC Porto (2-2 ao cabo dos 120 minutos e triunfo por 5-4 no desempate por grandes penalidades), já o das águias foi em 2016/17, contra o Vitória Guimarães (2-1). Os dois rivais já se defrontaram em 37 ocasiões, em partidas da Taça de Portugal, com o Sporting a vencer 19, o Benfica 16 e houve ainda dois empates.
Se analisarmos apenas os duelos em Alvalade, nesse caso os verdes e brancos triunfaram em 14 e só sofreram três desaires perante o rival eterno, além de que derrotaram o Benfica nos sete confrontos mais recentes. O último sucesso forasteiro aconteceu na temporada 1962/63, na segunda mão das meias-finais, por 0-1, com o único golo do jogo a ser apontado por José Águas. No entanto, fruto de ter vencido no primeiro jogo, na Luz, por 0-2, os leões rumaram à final e viriam mesmo a conquistar o troféu – goleada por 4-0, diante do Vitória de Guimarães. Em 2018/19, os dois conjuntos defrontaram-se nas meias-finais pela última vez, com o Benfica a vencer na primeira mão, em casa, por 2-1 (golo de Gabriel aos 16 minutos e autogolo de Tiago Llori aos 64’), mas os leões derrotaram o adversário no segundo jogo, por 1-0, com tento de Bruno Fernandes, aos 75’, ele que já tinha sido decisivo na Luz, ao apontar o golo da sua equipa.
O Sporting começou por bater fora o Olivais e Moscavide, por 1-3, na terceira eliminatória, seguiu-se triunfo em casa diante o Dumiense/CJP II, por 8-0, e outra goleada nos oitavos, em Alvalade, por 4-0 frente ao Tondela. Nos quartos de final, os pupilos de Rúben Amorim derrotaram fora a UD Leiria, por 0-3. Gyökeres, com cinco golos, Pedro Gonçalves e Paulinho, ambos com três, são os melhores marcadores do Sporting na competição.
Em relação ao Benfica, começou por vencer fora o Lusitânia dos Açores , por 1-4, seguiu-se triunfo caseiro diante do Famalição (2-0) e outro na Luz, nos oitavos de final, contra o SC Braga, num jogo repleto de emoção e que terminou com 3-2 no marcador final. Nos “quartos” da prova, os comandados de Roger Schmidt bateram fora o Vizela, por 1-2. Arthur Cabral e Rafa, ambos com três golos, e João Mário, com dois, têm sido os jogadores com a pontaria mais afinada nesta prova. Para terminar, fica ainda a saber que o Sporting é favorito à vitória neste encontro, segundo as odds da Betano.pt.