Esta quarta-feira há dérbi em Lisboa a contar para a Taça de Portugal. O Sporting recebe, em Alvalade, o Benfica para o jogo da segunda-mão da meia-final da competição, depois de uma derrota por 2-1 no Estádio da Luz, a 6 de fevereiro. Na altura Gabriel e Ilori, num auto-golo, marcaram pelo Benfica, enquanto Bruno Fernandes fez o golo dos leões.
Para o desafio desta quarta-feira, o Sporting conta com uma baixa de peso. Bas Dost continua lesionado e já se sabe que não vai entrar em campo. Em dúvida continua Ristovski, expulso na última partida, mas com o Sporting ainda a ter esperança num recurso que permita ao macedónio entrar em campo no 11 titular.
Quanto ao Benfica, o treinador Bruno Lage deixou Vlachodimos, Ferro e Cervi de fora, por opção, e chamou Jardel e Zivkovic. Do lado dos encarnados, são esperadas algumas alterações no onze inicial, uma vez que o Benfica continua em três frentes, com o treinador a poder promover alguma rotação na equipa titular. Já do lado do Sporting, em que joga todas as fichas na Taça de Portugal, prevê-se que Keizer coloque os habituais titulares em campo.
Este será o quarto jogo entre Benfica e Sporting esta temporada. Os encarnados levam vantagem, com duas vitórias (2-1 e 4-2), com o outro jogo a ter resultado num empate (1-1). Os leões não batem o rival de Lisboa desde 2015, precisamente em jogo da Taça de Portugal, na altura decidido apenas no prolongamento (2-1).
Em teoria o Benfica, líder do campeonato e a apresentar melhor futebol, parte em vantagem para este desafio, mas dérbi é dérbi e é imprevisível. O Sporting precisa apenas de recuperar de uma desvantagem de um golo e tem Bruno Fernandes em grande forma. Já o Benfica, conta com o jovem João Félix, que na época de estreia já marcou a Sporting e ao FC Porto. A palavra segue para estrelas.