Domingo, dia 18 de setembro, às 20h, Madrid e Rio de Janeiro vão parar, com o apito inicial dos maiores dérbis das respetivas cidades. Falamos do Atlético Madrid-Real Madrid e Flamengo-Fluminense, os jogos grandes do fim de semana na liga espanhola e Brasileirão. Podes apostar nestes duelos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros das jornadas.
Ao cabo de cinco jornadas da liga espanhola, o Real Madrid é líder com um registo 100 por cento vitorioso, enquanto o Atlético Madrid ocupa a sétima posição, a cinco pontos do rival, fruto de três triunfos, um empate e uma derrota.
Os colchoneros arrancaram a prova com uma vitória tranquila no terreno do Getafe (3-0), depois perderam em casa diante do Villarreal (2-0), isto antes de somarem novo triunfo como visitante, na deslocação a Valência (1-0). Seguiu-se um empate no País Basco, com a Real Sociedad (1-1) e, finalmente, uma goelada na última jornada na receção ao Celta de Vigo (4-1). A meio da semana, os espanhóis perderam, por 2-0, com o Bayer Leverkusen, na Alemanha, em partida da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões – na ronda inicial bateram o FC Porto, em casa, por 2-1.
Do outro lado está uma equipa que só sabe ganhar nesta temporada. Tudo começou com a conquista da Supertaça Europeia, depois de bater os alemães do Eintracht Frankfurt, por 2-0, equipa que recentemente perdeu por 3-0 com o Sporting, na Liga dos Campeões. Depois, o arranque na La Liga foi meio tremido, com uma vitória sofrida na primeira jornada no campo do Almeria (2-1).
Seguiram-se mais dois triunfos forasteiros (4-1 com o Celta de Vigo e 3-1 com o Espanhol de Barcelona), e outros tantos caseiros, desta feita, diante do Bétis (2-1) e Maiorca (4-1). Pelo meio bateram o Celtic (3-0) e Leipzig (2-0) na fase de grupos da Champions.
Até ao momento, os dois rivais da capital espanhola já se defrontaram em 85 ocasiões em partidas disputadas no estádio do Atlético Madrid, e a contar para a liga, com os colchoneros a registarem 25 vitórias, 25 empates e 35 derrotas. Se analisarmos todos os encontros entre os dois clubes na história da competição, aí o domínio merengue é mais acentuado, com 90 triunfos, 40 empates e 40 desaires, para um total de 170 encontros disputados.
Apesar de terem batido o rival na temporada passada em casa (1-0, com golo de Yannick Ferreira-Carrasco), os comandados de Diego Simeone não têm tido vida fácil nos últimos anos quando defrontam o Real Madrid: nas 10 receções mais recentes aos merengues, o Atlético Madrid soma apenas dois triunfos, cinco empates e três derrotas – o outro triunfo aconteceu em fevereiro de 2015, com uma goleada por 4-0, e foi o português Tiago Mendes a inaugurar o marcador nessa partida.
Do lado colchonero, o guarda-redes Oblak está em dúvida, depois de se ter lesionado do embate com a Real Sociedad, assim como Reguilon, Savic e Gimenez. João Félix, que começou a temporada como titular no ataque, perdeu esse estatuto nos últimos encontros, ele que ainda não marcou qualquer golo esta época, mas já fez três assistências.
Nos blancos, a maior dor de cabeça para Carlo Ancelotti, que tornou-se no segundo treinador a chegar às 100 vitórias na Champions, diante do Leipzig (o outro é Alex Ferguson), é Benzema. O capitão merengue saiu lesionado na ronda inicial da Liga dos Campeões, com o Celtic, e não mais jogou. O mais certo é que só volte a atuar em outubro, isto segundo a imprensa espanhola. De acordo com as odds da Betano.pt, o Real Madrid é ligeiramente favorito à vitória.
É o dérbi mais intenso do futebol brasileiro e este, em concreto, tem o aliciante de acontecer numa altura em que os dois rivais se encontram nos primeiros lugares do campeonato e com os mesmos pontos. Ao cabo de 26 jornadas, Flamengo é terceiro, com 45 pontos, os mesmos que o Fluminense, que é quarto. Os dois clubes encontram-se a um ponto do segundo, que é o Internacional de Porto Alegre, e a nove do líder Palmeiras, treinado por Abel Ferreira.
O Flamengo chega a este confronto na sequência do apuramento para a final da Taça do Brasil, depois de bater nas meias-finais da prova o São Paulo. Na primeira mão venceu fora por 3-1 e depois confirmou em casa o apuramento, com outro triunfo, desta vez por 1-0. Já o Fluminense saiu derrotado nas meias, diante do Corinthians, de Vítor Pereira: empate a dois em casa e derrota fora por 3-0.
O Fla tornou-se apenas o terceiro conjunto a marcar presença na final da Taça do Brasil e no jogo decisivo da Libertadores na mesma época – os outros foram o Grémio, em 1995, e o Palmeiras, em 2020. A final da Taça do Brasil disputa-se em duas mãos (12 e 19 de outubro, já a da Libertadores está marcada para 29 do mesmo mês.
Depois de ter começado mal a época, com resultados que ditaram o despedimento de Paulo Sousa do comando técnico da equipa, o Flamengo, já com Dorival Junior no lugar do português, encetou uma recuperação notável no Brasileirão, isto além de já ter garantido lugar nas finais acima referidas.
Nas últimas dez jornadas do Brasileirão, o Flamengo soma sete vitórias e três empates, um deles no campo do Palmeiras, e os outros dois nas últimas duas jornadas da liga. As principais figuras da formação rubro-negra têm sido os avançados Pedro e Gabriel Barbosa, ambos com sete golos apontados no campeonato, enquanto Arrascaeta, com oito assistências, lidera este ranking da liga.
No caso do Fluminense, que é patrocinado pela Betano, este tem sido uma das surpresas da competição. Os 15 golos do veterano avançado argentino Germán Cano, e que fazem dele o melhor marcador da prova, têm sido fundamentais para os bons resultados da equipa, na qual tem estado também em bom plano Ganso (três golos e quatro passes certeiros) e Jhon Arias (três golos e cinco assistências).
Nas últimas cinco jornadas, o Flu teve uma quebra nos resultados, mas o calendário também não foi fácil, com deslocações ao campo do Internacional (segundo classificado e derrota por 3-0) e do Athletico Paranaense (a equipa que é treinada por Scolari ocupa o sexto e bateu o Fluminense por 1-0). Pelo meio, empate em casa com o líder Palmeiras e vitórias com Coritiba (5-2) e Fortaleza (2-1, estas duas na condição de visitado.
Na primeira volta do Brasileirão, o Flamengo, ainda treinado por Paulo Sousa, venceu fora o rival, por 2-1, com golos de Andreas Pereira e Gabriel Barbosa. Cano, logo aos 10 minutos, tinha dado vantagem ao conjunto da casa. Já este ano, na final do Carioca, competição que foi conquistada pelo Flu, o conjunto patrocinado pela Betano foi mais forte que o rival, vencendo na primeira-mão, fora, por 2-0, e depois bastou um empate a um golo no segundo jogo para garantir o troféu. Para terminar, fica desde já a saber que segundo as odds da Betano.pt, o Flamengo está melhor cotado para arrecadar os três pontos do triunfo.