A fase regular da NBA ainda vai muito no início, mas já dá para perceber quem começou bem e mal a nova temporada. Há equipas claramente acima das expetativas, enquanto outras têm sido uma desilusão. Entre estas, destaque para os Brooklyn Nets e os Los Angeles Lakers, que na madrugada de quarta para quinta-feira vão defrontar os rivais da cidade: New York Knicks e Los Angeles Clippers, respetivamente. Podes apostar nestes grandes jogos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da ronda.
O dérbi da cidade que nunca dorme começa às 00h30, hora portuguesa, e coloca frente a frente uma das organizações mais míticas da NBA, os Knicks, diante da equipa que costuma ser notícia quase sempre pelas piores razões, os Nets.
No defeso, as principais figuras do conjunto de Brooklyn estiveram na porta de saída, como aconteceu com Kevin Durant e Kyrie Irving, mas nenhuma troca avançou com outra organização e acabaram por ficar na equipa, apesar de ser no conhecimento público que pediram a demissão do treinador Steve Nash. Além disso, Ben Simmons, que não atuou na temporada passada, criou imensa expetativa em seu redor para o que poderia fazer em campo nesta nova época.
Bastaram, no entanto, as primeiras derrotas surgirem com bastante naturalidade e tudo se desmoronou dentro dos Nets: Steve Nash já foi despedido, Kyrie Irving foi afastado da equipa, por ter apoiado um filme com conteúdo antissemita, Kevin Durant criticou a própria organização pela forma como lidou com a polémica relacionada com o colega de equipa, de quem é bastante próximo, e as exibições de Ben Simmons têm sido para esquecer, chovendo críticas de todos os lados para as prestações do australiano.
Atualmente, os Nets registam quatro vitórias em onze jogos e estão em 11º lugar da Conferência Este. Kevin Durant tem sido o jogador em maior destaque e tornou-se no primeiro atleta na história da organização a marcar pelo menos 25 pontos nos primeiros oito encontros de uma nova temporada. De momento, apresenta média de 31 pontos por partida, aos quais junta seis ressaltos e quase cinco assistências. Irving, com 27 pontos por jogo, estava a ser também bastante influente na manobra da equipa, mas não conta para este jogo, pelas razões cima referidas. Destaque ainda para Nic Claxton, com 12 pontos e quase 10 ressaltos por partida, e para Royce O´Neale, vindo dos Utah Jazz, e que tem dez pontos por partida e pegou de estaca no cinco inicial.
Do lado forasteiro, o cenário é ligeiramente melhor, com cinco vitórias e outras tantas derrotas. Apesar de ser uma das formações com mais tradição na liga, os últimos anos têm sido para esquecer. Raramente vão aos playoffs e, quando vão, caiem logo na primeira ronda. Para esta temporada, falharam a contratação de Donovan Mitchell, que trocou os Utah Jazz pelos Cleveland Cavaliers, e a aquisição mais sonante foi o base Jalen Brunson, vindo dos Dallas Mavericks, e que não tem desiludido, registando quase 20 pontos e sete assistências por jogo. Julius Randle, com 20 pontos, e RJ Barret, com 19, têm sido as outras figuras da formação nova-iorquina.
Apesar do equilíbrio ter sido a nota dominante nos cinco anteriores confrontos entre estes dois rivais, a vitória caiu sempre para o lado dos Brooklyn Nets e, segundo as odds da Betano.pt, a formação visitada é favorita à conquista do triunfo neste dérbi da cidade de Nova Iorque.
Se os Lakers são, juntamente com os Boston Celtics, a equipa com mais títulos na história da NBA (18), os Clippers andam há anos a tentar conquistar o seu primeiro anel, mas ainda nem sequer conseguiram chegar às finais, quanto mais ser campeões. E pelo que se tem visto neste início de temporada, a vida não vai ser fácil para os dois rivais de Los Angeles.
Depois de não ter podido contar com Kawhi Leonard durante a última temporada, por estar a recuperar de uma grave lesão contraída nos playoffs da época anterior a essa, foi com grande expetativa que todos acompanharam o regresso da estrela dos Clippers à ação nos primeiros encontros desta fase regular, mas isso durou pouco. Leonard só atuou em duas partidas e desde então tem estado de fora, não se sabendo quando regressará ao ativo. Com a sua ausência, e tal como aconteceu no passado, tem sido Paul George a carregar a equipa, que tem de momento seis triunfos em onze encontros na Conferência Oeste. Não é um registo brilhante para quem tem aspirações de ir longe esta temporada, mas basta dizer que os vizinhos Lakers estão bem piores, com apenas duas vitórias em dez jogos e penúltimo lugar na tabela classificativa.
Depois do fiasco da época passada, os Lakers mudaram de treinador (saiu Frank Vogel, que guiou a equipa ao título em 2020, e entrou Darvin Ham, e deixaram sair a maioria dos veteranos e apostaram em jogadores mais jovens e rápidos para integrarem a rotação da equipa. As três estrelas mantiveram-se nos Lakers (LeBron James, Anthony Davis e Russell Westbrook), mas continuam a não funcionar muito bem como trio. Tanto é que o último passou a começar os jogos no banco de suplentes e entra para comandar a segunda unidade, papel esse que tem permitido a Westbrook melhorar as suas estatísticas, ao nível de pontos, assistências e ressaltos.
Neste momento, Lebron James, com 24 pontos e sete assistências, Anthony Davis, com 23 pontos e 10 ressaltos, e Westbrook, com 16 pontos, não têm sido suficientes para que os californianos consigam vencer mais jogos do que perder e, na madrugada de quarta para quinta, às 03h00 (hora portuguesa), terão pela frente um adversário que não traz boas memórias aos angelinos: é que o rival da cidade levou a melhor nos últimos oito encontros que as duas formações disputaram.
Do lado dos Clippers, Paulo George, com 25 pontos de média, secundado por Ivan Zubac, com dez pontos e 11 ressaltos por jogo, Marcus Morris, com 15 pontos, e John Wall, 13, serão as principais dores de cabeça para os Lakers. Para terminar, fica a saber que segundo as odds da Betano.pt os Clippers são favoritos ao triunfo.