Este domingo há três grandes jogos para acompanhares. A maratona de bola começa em Inglaterra, com a receção do Manchester City ao Tottenham, segue-se a deslocação do Inter Milão à casa do Nápoles e, praticamente ao mesmo tempo, FC Barcelona e Atlético Madrid medem forças na Catalunha. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas das respetivas jornadas.
O Manchester City recebe o Tottenham, no jogo grande da 14ª jornada da melhor liga de futebol do mundo. Os pupilos de Guardiola perderam a liderança da prova na última jornada, depois de terem empatado em casa com o Liverpool, e são agora segundos classificados, com 29 pontos, a um do Arsenal. Já os spurs são sextos, com 26 pontos, a dois de Aston Villa e Liverpool, equipas que estão entre eles e o adversário de domingo.
O campeão City chega a este duelo na sequência de dois empates (1-1 com reds e 4-4 diante do Chelsea), enquanto os londrinos, depois de um início de temporada a todo gás, registam três derrotas consecutivas – em casa com Chelsea (1-4) e Aston Villa (1-2) e fora contra o Wolves (2-1). A atuar perante o seu público, a formação de Manchester soma cinco triunfo e um empate e com um média de quase três golos apontados por partida. Fora de casa, o Tottenham conseguiu quatro triunfos, duas igualdades e apenas um desaire e é a equipa que até agora somou mais pontos na condição de visitante: 13.
Na última temporada, houve seis golos neste duelo, com os azuis de Manchester a venceram por 4-2, mas na época anterior a vitória caiu para o lado dos londrinos (2-3). Nos dez confrontos mais recentes, e disputados na casa do campeão, o City venceu seis, os spurs dois, isto além de dois empates, sendo que só por uma vez houve menos do que três golos apontados nestes confrontos e em sete deles marcou-se no mínimo quatro golos, com destaque para a goleada por 6-0, em 2013.
Haaland, com 14 golos, é o melhor marcador do City e da competição, já nos spurs o jogador com pontaria mais afinada é Son, com oito tentos. No capítulo das assistências, Doku e Maddison, ambos com cinco, são os nomes em destaque. Tirando Kevin De Bruyne, no estaleiro há já algum tempo, Guardiola tem todas as suas estrelas disponíveis, incluindo os portugueses Rúben Dias e Bernardo Silva, já nos londrinos a lista de indisponíveis é longa: Sarr, Maddison, Richarlison. Van de Ven, Perisic e Romero são as principais dores de cabeça para o treinador Ange Postecoglou. Para terminar, fica ainda a saber que o Manchester City é favorito à vitória, isto de acordo com as odds da Betano.pt.
O campeão Nápoles está proibido de perder nesta receção ao líder da Serie, o Inter Milão, para não cavar ainda mais o fosso que os separam na classificação. Ao cabo de 13 jornadas, os nerazzurri ocupam a primeira posição da tabela, com 32 pontos, enquanto os napolitanos são quartos, com menos oito pontos que o adversário, por isso, qualquer resultado que não seja a vitória pode comprometer ainda mais o sonho de revalidação do título.
O Inter Milão soma dez vitórias, dois empates e apenas uma derrota, além de ter o melhor ataque e defesa do campeonato. Na última jornada conseguiu um importante empate (1-1) na deslocação a Turim, para defrontar a Juventus, que é segunda classificada, a dois pontos dos pupilos de Simone Inzaghi. Antes deste resultado, os interistas iam numa sequência de seis triunfos consecutivos e o único desaire que sofreram na prova foi em setembro, em casa, diante do Sassuolo (1-2).
No caso do Nápoles, os maus resultados ditaram a saída de Rudi Garcia, que foi substituído por Walter Mazzarri, treinador que já tinha no passado orientado o clube. Nas 13 primeiras rondas da Serie A, o campeão regista sete triunfos, três empates e outras tantas derrotas, todas elas, curiosamente, em casa: contra a Lazio (1-2), Fiorentina (1-3) e Empoli (0-1). Na jornada do último fim de semana, o Nápoles conseguiu um importante triunfo, no terreno da Atalanta (1-2), e manteve-se a dois pontos do AC Milan, terceiro, e aproximou-se de Juventus e Inter, que empataram em Turim, como já referimos.
O duelo com a Atalanta marcou o regresso à competição de Victor Osimhen, que perdeu vários jogos devido a lesão, isto numa altura em que se fala do forte interesse do Chelsea nos seus serviços. Mesmo sem o fulgor da temporada passada, o avançado nigeriano é o melhor marcador do Nápoles na liga, com seis golos, mas bastante longe dos 13 de Lautaro Martinez, que é o máximo goleador da prova.
Historicamente há um equilíbrio nos confrontos entre estes dois emblemas, em jogos a contar para a liga italiana e disputados em Nápoles, com a equipa da casa a vencer 29, os forasteiros 26 e houve ainda 23 empates. Na temporada passada, os napolitanos bateram o rival, por 3-1, e nos dez duelos mais recentes, a formação visitada venceu cinco, empatou quatro e só perdeu em uma ocasião – em 2020, por 1-3. Para terminar, fica ainda a saber que os visitantes são ligeiramente favoritos à conquista dos três pontos, isto segundo as odds da Betano.pt.
João Félix. É este o nome que automaticamente salta à vista quando se fala neste jogo. É que a receção do FC Barcelona ao Atlético Madrid marca a estreia de confrontos entre o internacional luso e o seu anterior clube, com o qual ainda tem contrato e uma relação de amor-ódio nos últimos tempos. Convém relembrar que no início desta temporada, Félix forçou a saída para os catalães e chegou a Camp Nou na condição de emprestado, com opção de compra.
Depois de um início fulgurante com a camisola blaugrana, João Félix perdeu o gás nestas semanas mais recentes e, no último jogo dos culé, nem foi titular, entrando em campo na segunda parte, numa atura em que o Barça perdia por 1-0 na deslocação ao terreno do Rayo Vallecano (o encontro terminaria com uma igualdade a um golo).
À entrada para a 15ª ronda da La Liga, Atlético Madrid e FC Barcelona têm os mesmos 31 pontos e estão a quatro do duo da frente, o Girona e Real Madrid, sendo que os colchoneros contam com menos uma partida disputada. A única derrota dos catalães foi em casa, diante do Real Madrid (1-2), já os pupilos de Simeone perderam nas deslocações aos terrenos de Las Palmas (2-1) e Valência (3-0). Perante o seu público, o Barça soma seis triunfos e um desaire, já a formação da capital, enquanto visitante, regista três vitórias, um empate e as referidas duas derrotas.
Na temporada transata, os comandados de Xavi venceram por 1-0 e, nos últimos dez confrontos, a contar para a liga e disputados em Camp Nou, os visitados venceram seis e empataram os outros quatro. É preciso recuar até 2006 para encontrar o último triunfo colchonero: vitória por 1-3. Historicamente, a superioridade do conjunto da casa também é notória, com 52 triunfos contra 13 dos visitantes, isto além de 21 empates.
Robert Lewandowski, com sete golos, é o melhor marcador do Barça, já nos forasteiros esse estatuto pertence a Antoine Griezmann, que também já representou o Barça, e que conta com nove tentos apontados. No que se refere a assistências, Gündoğan, com três, e Saúl Niguez, com cinco, são os nomes em destaque neste capítulo. Para terminar, fica a saber que os catalães são favoritos ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.