Depois dos jogos a meio da semana das competições europeias, é momento de todas as atenções estarem centradas nas ligas domésticas por essa Europa fora. Entre os vários encontros interessantes que vão marcar o fim de semana, nos principais campeonatos do Velho Continente, decidimos destacar dois. Em Inglaterra o campeão Manchester City visita a casa do Arsenal, enquanto em Espanha o Atlético Madrid recebe a Real Sociedad, equipa que integra o grupo do Benfica na Liga dos Campeões. Podes apostar nestes dois grandes duelos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros das respetivas jornadas.
É o novo jogo grande em Inglaterra, isto depois de nos últimos anos terem sido os duelos entre Liverpool e Manchester City a ocupar essa posição. Desde que Mikel Arteta trocou o lugar de adjunto de Guardiola pelo de treinador dos gunners, e com a subida de qualidade nos londrinos de época para época, esta partida tem criado cada vez mais expetativa. Basta recordar que na última temporada os dois conjuntos lutaram até ao fim pelo título, sendo que os londrinos foram líderes durante a maior parte do tempo, claudicando só na parte final da época.
Neste arranque de temporada, gunners e citizens prometem lutar outra vez pelo topo da classificação. Neste momento, e ao cabo de sete rondas, o campeão City é líder com 18 pontos, fruto de seis vitórias e uma derrota, já o Arsenal partilha a segunda posição com o Tottenham e ambos têm 17 pontos (cinco triunfos, um empate e um desaire).
Os pupilos de Guardiola viajam até Londres na sequência de uma derrota na última jornada, no campo do Wolves, por 2-1, já os londrinos golearam fora o Bournemouth, por 4-0. Em casa, o Arsenal só venceu duas das quatro partidas realizadas, sendo que empatou as outras duas com Fulham e Tottenham e em ambos os casos por 2-2. A formação de Manchester, por seu turno, regista três vitórias e um desaire quando atua na condição de visitante.
Na temporada passada o City venceu os dois duelos (3-1 em Londres e 4-1 em casa), resultados que foram bastante importantes na luta pelo título. Esta época as duas equipas já mediram forças, em agosto, na Community Shield, com os londrinos a vencerem o primeiro troféu da época, ao baterem o rival no desempate por grandes penalidades, isto depois de uma igualdade a um golo no tempo regulamentar.
Os comandados de Arteta não vão ter vida fácil no domingo, é que pela frente têm um adversário que se dá bem nas visitas à casa dos gunners: foram seis vitórias e três empates nas últimas dez deslocações, ou seja, só perderam numa ocasião e já foi em 2015 – derrota por 2-1 -, sendo que estes seis triunfos aconteceram nos últimos seis duelos.
Haaland, com oito golos, e Saka, com quatro, são os principais artilheiros das respetivas equipas, sendo que no capítulo das assistências o destaque vai para Julián Álvarez e Foden (três cada) no City e para Fábio Vieira, Martinelli e Saka no Arsenal, todos com duas. Por último, fica a saber que os forasteiros são favoritos ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.
Em Espanha, e ao cabo de oito jornadas, o Real Madrid é líder, com 21 pontos, seguido do campeão FC Barcelona, com 20, Girona, com 19, Atlético Madrid, com 16 e menos um jogo, e em quinto está a Real Sociedad, com 15 pontos, equipa que é adversária do Benfica na Champions e contra quem vai jogar no dia 24 de outubro, na Luz. Colchoneros e bascos medem forças no domingo, naquele que é encontro mais interessante da ronda, já que coloca frente a frente duas equipas que têm como objetivo ficar nos primeiros quatro lugares do campeonato.
Os dois conjuntos chegam a este duelo na sequência de três vitórias consecutivas e só registaram uma derrota na prova: o Atlético Madrid na casa do Valência (3-0) e a Real Sociedad fora diante do Real Madrid (2-1. Perante o seu público, os pupilos de Simeone têm um registo perfeito, com três vitórias em outros tantos jogos, já os bascos, fora de casa, registam um triunfo, um empate e uma derrota.
A superioridade colchonera, perante este adversário quando atua em casa, é esmagadora, como provam as 50 vitórias, 16 empates e apenas cinco derrotas nas 71 ocasiões em que se defrontaram em Madrid em jogos do campeonato. Analisando os confrontos mais recentes, a formação da capital conseguiu oito vitórias e dois empates nos últimos dez duelos. A época passada, por exemplo, venceu por 2-1, com golos de Griezmann e de Molina – Sorloth reduziu para os bascos perto do fim.
Nestas primeiras jornadas da liga, o japonês Kubo tem sido a principal figura dos bascos, como provam os seus cinco golos na prova, só superados pelos seis de Jude Bellingham, melhor marcador do campeonato neste momento. Do outro lado, Morata, também com cinco tentos apontados, é o máximo artilheiro dos colchoneros, sendo que numa segunda linha surgem Angel Corrrea e Barrenetxea, ambos com três. No capítulo das assistências, este ranking é liderado pelo médio do Atlético Madrid Saul Niguez, com cinco passes certeiros, enquanto nos forasteiros Brais Méndez, com três, é o jogador em destaque. Para terminar, fica a saber que o Atlético Madrid é favorito à vitória, segundo as odds da Betano.pt.