Este fim de semana tem três “pratos fortes”, que serão difíceis de ignorar para qualquer amante do desporto-rei. Manchester City e Chelsea disputam uma das meias-finais da Taça de Inglaterra, em Espanha há mais um “El Clásico” entre Real Madrid e FC Barcelona, enquanto em Itália, os dois rivais de Milão defrontam-se no San Siro. Podes apostar nestes grandes jogos no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas das respetivas rondas.
Para o Manchester City, conquistar o segundo triplete consecutivo era, até esta semana, uma forte possibilidade, já que lideram a liga inglesa, com mais dois pontos que Arsenal e Liverpool, e eram favoritos para a segunda mão dos quartos de final, em casa, diante do Real Madrid (foram eliminados no desempate por grandes penalidades, depois de 3-3 em Espanha e 1-1 em Inglaterra), isto além de irem defrontar este sábado o Chelsea, numa das meias-finais da Taça de Inglaterra – na outra jogam Manchester United e Coventry City.
Já no caso dos blues, vencer a Taça de Inglaterra não salva a época, mas permite pelo menos marcar presença nas competições europeias da próxima temporada, algo que via campeonato não será fácil acontecer, já que são atualmente nonos classificados, a 13 pontos do Tottenham, que é quinto.
Esta época Manchester City e Chelsea empataram nos dois encontros que realizaram na liga inglesa, com um épico 4-4 em Londres e uma igualdade a um golo no Etihad Stadium. No total de confrontos, citizens e blues já se defrontaram por 177 vezes, com 71 triunfos londrinos, 64 para a formação de Manchester e houve ainda 42 empates. Olhando apenas para os duelos em campo neutro, como será neste caso, já que será disputado em Wembley, cada equipa venceu dois encontros e empatou um. O último foi na final da Champions, no Dragão, 2020/21, e os blues derrotaram este adversário por 1-0, com golo de Havertz. Antes desse, nova vitória do Chelsea, outra vez por 1-0, mas agora nas meias-finais da Taça de Inglaterra, em 2020/21.
Se o City é o atual detentor do troféu (conta com sete ao longo da história), os londrinos vão com três finais perdidas nas últimas quatro edições da prova e a sua última conquista aconteceu em 2017/18, para um total de oito troféus no museu até ao momento – Arsenal, com 14, e Manchester United, com 12, são os emblemas mais vitoriosos na competição.
Para chegarem a esta fase da prova, o City venceu o Huddersfield (5-0, em casa), o Tottenham (0-1, fora), o Luton (2-6, fora) e o Newcastle (2-0, em casa), enquanto o Chelsea derrotou o Preston North End (4-2, em casa), o Aston Villa (0-0 em Londres e 1-3 em Birmingham, no jogo de repetição), o Leeds (3-2, em casa) e o Leicester (4-2, em casa).
A nível individual, há três jogadores com dois golos apontados nos blues (Nicolas Jackson, Conor Gallagher e Enzo Fernández), já nos citizens, Erling Haaland, com cinco golos, Foden e Bernardo Silva, ambos com dois, são os que têm tido pontaria mais afinada nesta competição. Sobre este duelo, fica ainda a saber que os pupilos de Guardiola são favoritos à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.
Além de ser o principal clássico em Espanha, e um dos mais importantes a nível mundial, este “duelo”El Clásico” é ainda o jogo do título. Ao cabo de 31 jornadas, o Real Madrid lidera a liga com 78 pontos, mais oito que o FC Barcelona. Uma vitória blanca cava ainda mais o fosso entre os dois rivais na tabela classificativa, enquanto um triunfo forasteiro mantém a esperança intacta para a formação culé.
Merengues e catalães chegam a este desafio na sequência de sortes diferentes nos quartos de final da Liga dos Campeões: o Real bateu o Manchester City (3-3 em casa e 1-1 fora), no desempate por grandes penaldiades, já os blaugrana caíram diante do PSG (2-3 em Paris e 1-4 em Barcelona). Posto isto, os catalães vão estar totalmente focados na liga, já os blancos continuam a sonhar com a conquista de mais uma orelhuda.
Na primeira volta, os pupilos de Carlo Ancelotti venceram fora o rival, por 1-2, mas estiveram a perder até ao minuto 68. Aos 6’, Gundogan deu vantagem aos visitados, só que um bis de Jude Bellingham (68’ e 90+2’) deu a volta ao marcador. Em janeiro, novo confronto, agora na final da Supertaça, com goleada blanca por 4-1, partida em que Vini Jr. foi a estrela maior, ao conseguir um hat-trick.
Historicamente, o Real Madrid leva larga vantagem nos duelos na capital, a contar para o campeonato, com 55 vitórias em 93 confronto, aos quais junta 15 empates e 23 derrotas. No entanto, nos dez embates mais recentes, a história é outra, com o Barça a conseguir melhores resultados que o rival: cinco triunfos, um empate e quatro desaires nas visitas ao Bernabéu.
Até ao momento, o Real Madrid só conta com uma derrota na liga, diante do Atlético Madrid, em setembro de 2023, por 1-3, já os catalães apresentam três desaires na competição e todos como equipa visitada: ao resultado negativo diante dos blancos, juntam-se derrotas com Girona (2-4) e Villarreal (3-5). Curiosamente, estamos perante dois conjuntos invictos em casa e fora: Real em Madrid e Barça quando atua como formação forasteira.
Nas cinco rondas mais recentes da liga, merengues e catalães estão iguais, com quatro vitórias e um empate, sendo que nas últimas quatro partidas em casa o Real Madrid não sofreu qualquer golo, já o Barça só não marcou no nulo frente ao Athletic Bilbau, no País Basco, nas cinco deslocações que antecedem a partida no Bernabéu.
Individualmente, há três jogadores no Real Madrid com dois dígitos no capítulo dos golos, são eles Belligham (16), Vni Jr. (12) e Rodrygo (10), enquanto nos forasteiros Robert Lewandowski, com 13, João Félix e Ferrán Torres, ambos com sete, são os melhores na concretização. No que se refere às assistências, os nomes a reter são Kroos e Valverde no Real, com sete passes certeiros, já nos catalães as oito de Lewandowski e as sete de Raphinha estão acima das conseguidas pelos restantes colegas. Sobre este clássico fica ainda a saber que o Real Madrid é favorito à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.
O Inter Milão caminha tranquilamente para a conquista de mais um scudetto, o qual será o 20º, ultrapassando assim os 19 que constam no palmarés do rival AC Milan. Ao cabo de 32 jornadas, os nerazzurri lideram com 83 pontos (26 vitórias, cinco empates e uma derrota), mais 14 pontos que o rival da cidade, que tem 69, fruto de 21 triunfos, seis igualdades e cinco desaires.
Nas últimas cinco rondas da liga, os rossoneri somam quatro vitórias e um empate (3-3 fora com o Sassuolo, no passado fim de semana), já os interistas registam menos um triunfo e mais um empate, durante o mesmo período, com igualdades em casa diante do Nápoles (1-1) e Cagliari( 2-2).
Historicamente, o Inter leva vantagem nos duelos com o rival da cidade, com 72 triunfos, contra 58, isto além de 57 empates, para um total de 187 confrontos em partidas a contar para o campeonato. Nos dez dérbis mais recentes, os nerazzurri também têm levado a melhor, com seis vitórias, dois empates e apenas dois desaires. No confronto da primeira volta, os pupilos de Simone Inzaghi venceram por 5-1, com golos de Henrikh Mkhitaryan (5’ e 69’), Marcus Thuram (38’), Hakan Çalhanoglu (79’) e Davide Frattesi (90+3’) – para os milaneses reduziu Rafael Leão, aos 57’.
A nível individual, destaque no AC Milan para Olivier Giroud (13 golos e oito assistências), Pulisic (10 golos e seis assistências) e Rafael Leão (7 golos e oito assistências), já no Inter os nomes a reter são Lautaro Martinez (23 golos), Marcus Thuram (11 golos e sete assistências) e Hakan Çalhanoglu (11 golos e três assistências. Sobre este dérbi, fica ainda a saber que o Inter é favorito à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.