Domingo, 14 de outubro, é mais um excelente dia, como já aconteceu noutras ocasiões, para passar várias horas seguidas em frente ao ecrã a ver grandes jogos por essa Europa fora. É que há clássicos imperdíveis em Espanha, Inglaterra e França. Falamos do Real Madrid-FC Barcelona, da visita do Manchester City a Anfield Road para jogar com o Liverpool e ainda do duelo entre PSG e Marselha, na capital francesa. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros das respetivas jornadas.

Entra em Campo

Real Madrid-FC Barcelona, 14 de outubro, às 15h15

É o clássico dos clássicos no panorama do futebol mundial e, mesmo sem as cerejas em cima do bolo que eram Ronaldo e Messi, continua a ser um jogo que prende milhões de pessoas ao ecrã por esse mundo fora e, este domingo, às 15h15, isso não vai ser diferente.

Ao cabo de oito jornadas, Real Madrid e FC Barcelona estão empatados na liderança da liga, com 22 pontos, fruto de sete triunfos e um empate, sendo que os catalães cederam essa igualdade na primeira ronda, em casa, diante do Rayo Vallecano, enquanto no caso dos merengues isso aconteceu na receção ao Osasuna.

Frente a frente estão também os dois melhores ataques da prova, com 20 golos para o Barça e 19 para o Real, sendo que os madridistas sofreram sete, já os culé têm uma defesa de betão, com apenas um tento consentido e foi logo na segunda jornada (vitória fora por 4-1 diante da Real Sociedad), ou seja, há seis encontros consecutivos que Ter Stegen não vai buscar a bola ao fundo das suas redes.

As duas formações chegam ao “El Clássico” depois de terem atuado a meio da semana para a Liga dos Campeões e, apesar de ambas terem empatado nos seus jogos, esses resultados tiveram consequências diferentes. O campeão espanhol e europeu cedeu uma igualdade diante do Shakhtar Donetsk, mas o golo do empate só chegou aos 90+5, por intermédio de Rudiger. Com este resultado, os espanhóis seguem isolados na liderança do grupo F, com 10 pontos, mais quatro que o Leipzig e cinco que os ucranianos, e só dependem de si para rumar aos oitavos de final da competição. 

Já o FC Barcelona, com o empate em casa com Inter Milão a três bolas, ocupa o terceiro lugar do grupo C, com quatro pontos, menos três que os italianos e a seis do líder Bayern Munique, contra quem vai jogar no próximo dia 25 de outubro, em partida da quinta jornada, e está proibido de perder pontos, caso queira chegar à próxima fase da prova. Ainda assim, os catalães estão sempre dependentes dos resultados do Inter Milão, isto nas contas de apuramento para os oitavos.

Na última época, nenhuma das equipas aproveitou o fator casa, com o Real Madrid a vencer na Catalunha, por 2-1, enquanto o Barça foi à capital golear o rival por 4-0. Curiosamente, nos dez clássicos mais recentes, disputados no Santiago Bernabéu, não se registou qualquer empate, com quatro triunfos caseiros e seis forasteiros. No total dos confrontos, tendo como palco o estádio dos merengues, os blancos venceram 54 encontros, perderam 23 e ainda houve 15 empates, para um total de 92 desafios realizados a contar para a liga espanhola.

Para este confronto, há baixas de lado a lado. Ao que tudo indica, Carlo Ancelotti não poderá contar com o guarda-redes belga Thibaut Courtois, lesionado, e com o médio Ceballos. Já Xavi tem mais dores de cabeça, devido às ausências de Kessié, Depay e dos centrais Ronald Araújo e Andreas Christensen. Segundo as odds da Betano.pt, o Real Madrid é favorito à conquista dos três pontos.

Liverpool-Manchester City, 14 de outubro, às 16h30

Se no início da temporada, dissessem aos adeptos dos dois clubes que, ao cabo de nove jornadas disputadas, haveria 14 pontos a separar Liverpool e Manchester City, bem, arriscamo-nos a escrever que ninguém iria acreditar nesse cenário. É isso mesmo que acontece à entrada para a nona ronda, a qual fica marcada pelo jogo clássico entre os dois últimos campeões em Inglaterra, nos anos mais recentes, no mítico Anfield Road.

Neste momento, o Liverpool é décimo classificado, com 10 pontos (duas vitórias, quatro empates e duas derrotas), já o Manchester City ocupa a segunda posição, com 24 pontos (sete vitórias e dois empates), a um do líder Arsenal, sendo que é a única equipa invicta no campeonato.

Tutorial

Campeão quatro vezes nas últimas cinco épocas, o maior adversário do City de Guardiola tem sido a formação liderada por Jurgen Klopp, que interrompeu o domínio da formação de Manchester em 2019/20, voltando aos títulos 30 anos depois da última conquista. Em dois desses títulos conquistados pelos citizens, as duas formações acabaram separadas por apenas um ponto e, na última temporada, a derradeira jornada teve contornos épicos. Até aos 76 minutos dos respetivos encontros, o Liverpool era campeão, mas o Manchester City, que estava a perder em casa com o Aston Villa, por 2-0, deu a volta ao marcador, acabando por vencer por 3-2, sagrando-se desta forma bicampeão.

Apesar do mau momento que atravessa, Liverpool e Klopp são uma dor de cabeça para Manchester City e Guardiola. No arranque desta temporada, os reds bateram os citizens na Comunity Shield, por 3-1, e, na última época, nos três jogos que realizaram o Liverpool venceu um (3-2, nas meias-finais da Taça de Inglaterra) e houve empate a dois golos nos encontros da Premier League, quer em Anfield Road, quer no Etihad Stadium. Por outro lado, Klopp é o único treinador atualmente que tem melhor registo contra Guardiola, do que ao contrário: em 25 duelos entre os dois técnicos, o alemão venceu dez, contra 8 do espanhol e registaram-se ainda sete empates.

A meio da semana houve jornada da Champions e, se o Liverpool goleou fora o Rangers por 7-1, o Manchester City não foi além de um nulo na Dinamarca, frente ao FC Copenhaga. Na última ronda da liga inglesa, os reds perderam no reduto do líder Arsenal, por 3-2, enquanto o City goleou em casa o Southampton por 4-0. 

A título individual, Haaland a marcar (15 golos) e De Bruyne a assistir (8) têm estado em destaque nos forasteiros, sendo que no Liverpool Firmino lidera estes dois capítulos, com seis golos e três assistências. No capítulo das ausências, Klopp tem mais motivos para estar preocupado do que Guardiola, porque desde o início da temporada que o departamento médico dos reds não tem tido descanso. Para este difícil e importante encontro, o alemão não vai poder contar com três habituais titulares, como Alexander-Arnold, Joel Matip e Luis Diaz, além de Alex Oxlade-Chamberlain, Curtis Jones, Naby Keita e Arthur. Do outro lado, Guardiola tem John Stones em dúvida e Kalvin Phillips e Kyle Walker ainda no estaleiro. De acordo com as odds da Betano.pt, os visitantes são favoritos à conquista dos três pontos.

PSG-Marselha, 14 de outubro, às 19h45

Juntamente com a Bundesliga, a liga francesa tem nos últimos anos um vencedor anunciado quando arranca uma nova temporada. Se na Alemanha é o Bayern Munique, neste caso é o PSG, cujo poderio financeiro o coloca acima de qualquer outro rival em terras gaulesas. Ainda assim, e como provou o Lille, em 2020/21, e o AS Mónaco, em 2016/17, é no campo que se ganham jogos e campeonatos, por isso, tudo pode acontecer esta temporada no campeonato francês.

E a verdade é que ao fim de dez jornadas reina o equilíbrio no topo da classificação, com o PSG a liderar a prova com 26 pontos, mais um que o Lorient e mais três que o Marselha, o adversário deste domingo, e que perdeu na última jornada a hipótese de se colar aos parisienses no topo da tabela, na virtude de ter perdido em casa contra o último, o Ajaccio, por 2-1 – naquela que foi a primeira derrota da equipa comandada por Igor Tudor na liga.

Os dois rivais chegam a este duelo na sequência de encontros contra Benfica e Sporting na Liga dos Campeões. O PSG empatou em casa com as águias, enquanto o Marselha bateu os leões, por 2-0, em Lisboa. A nível interno, nenhum deles venceu na última ronda, com o líder a empatar a zero no campo do Reims, já os forasteiros foram surpreendidos em casa pelo Ajaccio. Curiosamente, ambos os conjuntos apresentam o mesmo registo na condição que vão ter no próximo domingo: PSG tem três vitórias e um empate a jogar em casa e o Marselha apresenta os meus números como visitante.

Para este desafio, Christophe Galtier não pode contar com os portugueses Nuno Mendes e Renato Sanches e com o central Kimpembe, sendo que Messi ainda está em dúvida. Já Tudor só tem Kolasinac indisponível. Vitinha e Danilo no PSG e Nuno Mendes nos visitantes devem ser titulares.

No histórico entre estes dois conjuntos, em jogos disputados em Paris a contar para a liga francesa, o PSG venceu 22, o Marselha 10 e houve ainda 11 empates, para um total de 43 confrontos. Nos dez desafios mais recentes, o PSG venceu oito e perdeu apenas dois. De acordo com as odds da Betano.pt, o conjunto da capital é claramente favorito à vitória.