Com Inglaterra, Itália, Alemanha e Portugal já com os campeonatos decididos, falta entregar os títulos em Espanha e França. Na LaLiga há apenas duas equipas na corrida, mas na Ligue 1 até pode acontecer acabarem três equipas empatadas com os mesmos pontos. Vamos a contas
Atlético ou Real? Uma das equipas de Madrid vai ser campeã de Espanha. O Atlético é líder, com dois pontos de avanço sobre o Real, mas os merengues têm vantagem no confronto direto, pelo que precisam apenas que os rivais escorreguem.
A equipa de Simeone e João Félix joga a última jornada em Valladolid, frente a uma equipa que está a lutar para não descer de divisão e sabe que só uma vitória abre a possibilidade de salvação. Um empate leva a equipa de Ronaldo “O Fenómeno” diretamente para a segunda divisão espanhola. Porém o Valladolid não ganha há 12 jogos e soma três derrotas consecutivas; já o Atlético Madrid vem de duas vitórias seguidas, mas ambas suadas, por 2-1 frente a Osasuna e Real Sociedad.
Já o Real Madrid não tem tarefa mais fácil. Recebe o Villarreal, que ainda sonha com o quinto lugar, mas ao mesmo tempo já tem os olhos postos na final da Liga Europa, jogada poucos dias depois. O submarino amarelo poderá fazer descansar alguns dos principais jogadores, ao contrário do Real que joga tudo nesta partida. Só uma vitória dará a possibilidade dos merengues festejarem o título.
Assim, vamos a hipóteses. Para o Atlético de Madrid ser campeão tem de fazer, pelo menos, igual ao resultado do Real Madrid. Até pode perder, caso os merengues também percam. Já para o Real ser campeão tem obrigatoriamente de ganhar e, depois, esperar que Atlético não some os três pontos. Caso ambas as equipas fiquem igualadas com 84 pontos no topo da tabela, a festa é branca e faz-se em Cibeles. No caso do título ser colconhero, será a estátua de Neptuno a receber as honras de campeão de Espanha.
Lille, PSG e Mónaco. Estes são os três primeiros classificados de Ligue 1 e todos podem ser campeões. Curiosamente, todos jogam foram de casa.
O Lille, líder com um ponto de avanço sobre o PSG e mais dois sobre o Mónaco, defronta o Angers, 12º classificado e sem nada em jogo. Já está salvo da luta pela manutenção e não tem possibilidades de chegar à Europa. Isso fará da equipa da casa mais descontraída e sem pressão, o que poderá ser uma dificuldade acrescida para a turma de Renato Sanches, José Fonte e companhia.
O PSG defronta o Brest, 16º classificado e que luta ainda para manter-se na Ligue 1. A equipa da casa precisa de uma vitória para assegurar a manutenção, mas até uma derrota pode servir, caso os adversários nesta corrida também percam os respetivos jogos.
Já o Mónaco defronta o Lens, 6º classificado, e será, em teoria, quem tem a tarefa mais complicada. A equipa da casa está na corrida por um lugar europeu e não se pode dar ao luxo de perder, correndo o risco de cair na tabela e ver a Liga Europa escapar. Os monegascos sabem que precisam de vencer este jogo para terem alguma possibilidade de chegarem ao título, mas também vão defender o terceiro lugar pois o Lyon, 4º classificado, está a apenas um ponto de distância.
Vamos a contas: de salientar que pode acontecer o acaso de a liga francesa terminar com três equipas igualadas nos 80 pontos. Em caso de derrota do Lille (80 pts), empate do PSG (79 pts) e vitória do Mónaco (77 pts) a situação obriga a recorrer à máquina de calcular. Se assim, tudo dependerá da diferença de golos. Aqui a vantagem é claramente do PSG, com mais de 20 golos de diferença para os rivais.
Para o Lille, tudo depende apenas do Lille. A equipa de Christophe Galtier é campeã se vencer em Angers, mas também pode empatar, caso o PSG não vença o Brest. Em caso de derrota, o atual líder tem de esperar que o PSG também perca e que o Mónaco não ganhe ou, caso vença, que não compense a atual diferença de 6 golos.
Para o PSG ser campeão depende do Lille, claro. Os parisienses precisam que os líderes não vença em Angers, mas o PSG tem de vencer. Em caso de empate da equipa de Mbappé, precisa de uma derrota do Lille e que o Mónaco, ganhando ao Lens, não compense a diferença de 22 golos na tabela.
O Mónaco tem uma matemática ainda mais complicada. Os monegascos têm de vencer o respetivo jogo e esperar que o Lille perca e que o PSG não ganhe. E, caso isso aconteça, têm ao mesmo tempo de superar a diferença de golos para ambas as equipas: -6 para o Lille e -22 para o PSG.