O Campeonato do Mundo de 2022 joga-se no Catar, entre 20 de novembro e 18 de dezembro, com jogos divididos entre 8 estádios, 7 deles em Doha, e um em Al Khor. Todos os estádios, com excepção do Estádio Internacional Khalifa, inaugurado em 1976, foram construídos de raíz para este torneio e para receber as 32 seleções que vão lutar pelo título de campeão.
Localizado junto ao porto de Doha, o Estádio 974 recebeu o nome graças ao indicativo internacional do Catar e foi construído de forma modular, com 974 contentores, para que possa ser desmantelado e reutilizado no final do Campeonato do Mundo. Tem capacidade para 40 mil espectadores e foi inaugurado em novembro de 2021, com um jogo entre os Emirados Árabes Unidos e a Síria, a contar para a Taça das Nações Árabes.
Neste Campeonato do Mundo, o Estádio 974 vai receber 7 jogos, entre os quais a estreia de Portugal no torneio.
O Estádio Al Bayt é o único dos estádios que não é localizado em Doha ou nos seus arredores. Situado em Al Khor, foi inaugurado em novembro de 2021 e tem capacidade para 60 mil espectadores. Será neste estádio, cuja arquitetura foi inspirada nas tendas dos nómadas da região, que vai realizar-se o jogo inaugural deste Campeonato do Mundo, entre o Catar e o Ecuador.
Este palco vai receber nove partidas durante o torneio, ficando presente até às meias-finais.
Inaugurado em outubro de 2021, e com capacidade para 40 mil espectadores, o Estádio Al Thumama situa-se em Doha e a sua arquitetura foi inspirada no chapéu Taqiyah, de uso tradicional pelos homens e rapazes no Médio Oriente. No final do Campeonato do Mundo, metade dos lugares serão retirados e as cadeiras doadas a outros países e o espaço será ocupado por hotel. Este estádio inclui um hospital de medicina desportiva e ortopédica que vai continuar em funcionamento após o torneio.
O Estádio Al Thumama vai receber oito jogos durante este Campeonato.
Inaugurado em 1976, o Estádio Internacional Khalifa, em Doha, era o único dos estádios que já existia antes do Campeonato do Mundo de 2022 ser atribuído ao Catar. Inserido num complexo desportivo, já recebeu inúmeros eventos de atletismo e foi a sede dos Jogos Pan Árabes em 2011 e dos Mundiais de Atletismo de 2019. Tem capacidade para receber 45 mil espectadores e neste torneio vai ser palco de oito jogos, incluíndo o desafio de atribuição do 3º lugar.
Com capacidade para 44 mil espectadores, o Estádio Ahmad Bin Ali ocupou o espaço de um estádio anterior, demolido para dar lugar a um dos palcos deste Campeonato do Mundo. O Estádio recebeu o nome do Sheik Ahmad Bin Ali, Emir do Catar entre 1960 e 1972 e um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do país árabe.
São sete os jogos que vão jogar-se neste estádio:
É o maior dos estádios do Catar, com capacidade para 80 mil pessoas, e será o palco da grande final deste torneio. Situado a 23 kms do centro de Doha, foi inaugurado em setembro de 2022, com o jogo da Supertaça do Catar. Após o Campeonato do Mundo, o estádio perderá metade da sua capacidade, sendo o espaço livre ocupado com outras actividades comerciais, serviços e até um clínica.
O Estádio Lusail vai receber 10 jogos durante o torneio, incluindo o Portugal x Uruguai, da fase de grupos
Situado na “Education City” do Catar, local onde estão situadas várias universidade, entre as quais sucursais de seis universidades norte-americanas, este Estádio, com capacidade para 40 mil espectadores, tem a alcunha de “Diamante do Deserto”, uma vez que 20% dos materiais usados para a construção do recinto foram identificados como sustentáveis e “verdes”. Inaugurado em 2020, o estádio verá a sua capacidade reduzida para 25 mil espectadores após o torneio e ficará destinado para desporto universitário.
O Estádio Education City vai receber 8 jogos, incluindo o Coreia do Sul x Portugal.
Inaugurado em 2019, este estádio com capacidade para 40 mil espectadores tem o tecto retrátil e a sua arquitetura foi inspirada nos barcos Dhow, tradicionais do Catar.
O Estádio Al Janoub vai receber sete jogos deste Campeonato do Mundo