O Estugarda e o Union Berlin, do português Carlos Mané, encontram-se esta quinta-feira para a primeira-mão do playoff que decide quem joga na Bundesliga na época 2019/20.

O Estugarda – equipa patrocinada pela Betano na Alemanha – chegou a esta partida depois de um desapontante 16º lugar na Bundesliga, lugar suficiente para fugir à despromoção direta, mas insuficiente para garantir, de imediato, a manutenção entre os grandes do futebol alemão. Assim, terá agora de disputar o playoff com o Union Berlin, equipa que ficou em terceiro lugar na Bundesliga 2, mas com os mesmos pontos do Paderborn, que conseguiu o acesso direto.

Ritmos diferentes para chegar à Bundesliga

As duas equipsa chegam a este jogo decisivo depois de uma época completamente diferente. O Estugarda, que conta no plantel com jogadores com Insúa, Pavard ou Mario Gómez, nunca conseguiu convencer em campo e acabou o campeonato o fundo da tabela, sem conseguir a manutenção direta, isto apesar dos adeptos, que encheram o estádio semana após semana. Apenas sete vitórias em 34 jornadas são o espelho de uma época de mais baixos que altos.

O Union Berlin, que conta com o extremo luso Carlos Mané, emprestado pelo Sporting em janeiro, fez uma época diferente, sempre no topo da Bundesliga 2, acabando por falhar o apuramento direto apenas pela diferença de golos. Conseguiu 14 vitórias em 34 jornadas e sofre apenas 5 derrotas, a melhor equipa do campeonato desse aspecto e a terceira melhor dos dois principais campeonatos alemães (Bayern Munique e Borussia Dortmund perderam apenas quatro jogos no campeonato). A defesa é mesmo o ponto mais forte da equipa de Berlim, com apenas 33 golos sofridos durante a temporada.

Assim, o playoff pode ser uma incógnita. Poderá o Estugarda, com nomes mais experientes, mas numa fase má, fazer frente ao Union, uma equipa confiante e habituada a ganhar durante toda a época?

Bundesliga Estugarda-Union Berlin