Dia 26 de março vão se conhecer as três últimas seleções que irão estar presentes no Euro 2024, e que vão sair do play-off, cujas finais se realizam esta terça-feira – são jogos a eliminar e a uma única mão. Caso haja empate no final dos 90 minutos, haverá prolongamento e, caso a igualdade se mantenha, os encontros serão decididos nas grandes penalidades.

No caminho A, o País de Gales recebe a Polónia, no B a Ucrânia mede forças com a Islândia e no C a Grécia joga fora com a Geórgia, e deste confronto sairá um dos adversários de Portugal na fase final da prova, o qual se juntará à Turquia e à Chéquia. Podes apostar nestes jogos no site da Betano.pt.

“Caminho A”: País de Gales-Polónia

Nas meias-finais deste “caminho A”, os galeses receberam e golearam a Finlândia, por 4-1, com golos de Brooks, Williams, Johnson e James – para os visitantes marcou Pukki. No caso dos polacos, estes derrotaram, com facilidade, a Estónia, por 5-1, com tentos de Frankowski, Zielinski, Piotrowski, Mets e Szymanski – Vetkal fez o gosto ao pé para os forasteiros.

O País de Gales chega a este play-off depois de ter sido terceiro colocado no Grupo D, com 12 pontos, atrás da Turquia (17) e Croácia (16), mas à frente de Arménia (8 pontos) e Letónia (3). O País de Gales só perdeu um dos últimos 15 encontros. A Polónia, cuja grande estrela continua a ser o ponta de lança Robert Lewandowski, terminou o Grupo E de qualificação para o Euro 2024 na terceira posição, com 11 pontos em 8 jogos, atrás de Albânia e Chéquia (ambas com 15 pontos) e à frente de Moldávia (10 pontos) e Ilhas Faroé (2). O português Fernando Santos orientou a equipa polaca em seis desses desafios, nos quais registou duas vitórias, um empate e três derrotas.

As duas seleções já mediram forças em dez ocasiões, com sete triunfos para a Polónia, dois empates e apenas uma vitória para o País de Gales. Analisando apenas os duelos em que os galeses atuaram na condição de equipa visitada, o cenário não é muito melhor, com um triunfo caseiro e quatro forasteiros. A única vitória galesa aconteceu em 1973, por 2-0, em jogo da fase de qualificação para o Mundial de 1974.

Na formação da casa, Harry Wilson, com três golos e quatro assistências, David Brooks e David James, ambos com dois golos e duas assistências, são as principais referências desta seleção que é orientada por Rob Page. Nos polacos, Robert Lewandowski (três golos e duas assistências) é a principal estrela e ameaça para as redes adversárias. Sobre este jogo, fica ainda a saber que os visitados são favoritos ao triunfo, de acordo com as odds da Betano.pt.

“Caminho B”: Ucrânia-Islândia

Nas meias-finais, a Ucrânia venceu fora a Bósnia, por 1-2, mas só conseguiu dar a volta ao marcador nos últimos minutos da partida. Aos 56’ ficou em desvantagem, com um autogolo de Matvienko, mas os golos de Yaremchuk (85’) e de Dovbyk (88’) fizeram o resultado final. Já a Islândia bateu fora a Israel, por 1-4, e a figura do encontro foi Gudmundsson, com um hat-trick.

A Ucrânia foi terceira no Grupo C, com 14 pontos em 8 jogos, tendo discutido o segundo lugar até ao final com a Itália, com quem terminou empatada, mas em desvantagem no confronto direto, num grupo em que a vencedora indiscutível foi Inglaterra (20 pontos). Já a Islândia foi quarta no Grupo J, com 10 pontos em 10 jogos, menos 20 pontos do que o vencedor Portugal, a 12 pontos da Eslováquia e com menos 7 pontos do que o Luxemburgo.

Refira-se que Turbin, guarda-redes do Benfica, faz parte do lote de convocados da Ucrânia, mas perdeu a titularidade para Lunin, que tem sido o dono das redes do Real Madrid. Uma das figuras da seleção é Artem Dovby, atacante do Girona, sensação da Liga espanhola, com 15 golos em 32 encontros esta temporada.

As duas seleções já se defrontaram em quatro ocasiões, com uma vitória para cada lado, isto além de dois empates, os quais aconteceram com a Ucrânia a atuar na condição de equipa visitada. Sobre este jogo fica ainda a saber que a formação da casa é favorita ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.

“Caminho C”: Geórgia-Grécia

Nas meias-finais, a Geórgia venceu em casa o Luxemburgo, por 2-0, com bis de Zivzivadze, numa partida em que a seleção forasteira ficou a jogar com menos um desde o minuto 58, devido a expulsão de Chanot. No caso da Grécia, esta goleou o Cazaquistão, por 5-0, com tentos de Bakasetas, Pelkas, Ioannidis, Kourbelis e Tapalov.

A Geórgia foi quarta classificada no Grupo A de qualificação para o Euro 2024, com 8 pontos em 8 jogos, à frente de Chipre, que não pontuou, e atrás de Espanha (21 pontos), Escócia (17) e Noruega (11). Quanto à Grécia terminou o “Grupo B da morte” na terceira posição, com 13 pontos em 8 encontros, atrás de França (22) e Países Baixos (18), mas à frente da Irlanda (6 pontos) e Gibraltar (não pontuou).

A principal figura da Géorgia é o talentoso Kvaratskhelia, do Nápoles, que na fase de qualificação apontou quatro golos, enquanto na Grécia o destaque vai para Giorgos Masouras (cinco golos e duas assistências) e Bakasetas (quatro golos e duas assistências). Até ao momento, as duas seleções defrontaram-se por nove vezes, com sete triunfos helénicos e dois empates, e isso ajuda a justificar o favoritismo que é dado aos forasteiros, segundo as odds da Betano.pt.