A Alemanha recebe a 17ª edição do campeonato europeu de futebol, o qual arranca a 14 de junho e tem a final marcada para 14 de julho. O Euro 2024 começa com seis grupos, de quatro equipas cada, para um total de 24 seleções. Os dois primeiros de cada grupo, e os melhores quatro terceiros classificados, apuram-se para os oitavos de final da competição.

Podes apostar em todos os encontros no site da Betano.pt, que é o patrocinador oficial da prova, e ainda nos melhores marcadores, no futuro campeão europeu e nos melhores jogadores da competição. Ronaldo foi o melhor marcador do Euro 2020, com cinco golos, já o prémio de melhor jogador do torneio caiu nas mãos do guarda-redes italiano Gianluigi Donnarumma.

Os favoritos a melhor marcador do Euro 2024

Quem irá suceder a Cristiano Ronaldo? Bem, na pole position está o francês Kylian Mbappé, o mais recente reforço do Real Madrid, e que esta temporada marcou 49 golos em 54 partidas realizadas. Ao serviço dos “bleus”, o avançado leva 46 tentos em 77 internacionalizações.

Euro 2024

A morder os calcanhares do gaulês encontra-se Harry Kane, do Bayern Munique, que na sua época de estreia pelos bávaros anotou 44 tentos em 45 encontros. Além disto, é o melhor marcador de sempre da seleção inglesa, contando neste momento com 62 golos anotados em 89 desafios.

A fechar o pódio dos favoritos a melhor marcador da prova está Cristiano Ronaldo, ele que vai disputar o seu sexto campeonato europeu. Com 128 tentos apontados em 206 internacionalizações, ninguém, na história do futebol, marcou tanto ao serviço da sua seleção como CR7 com a camisola das quinas. No quarto lugar da lista surge o belga Romelu Lukaku e em quinto, com as mesmas odds, estão o alemão Kai Havertz e o inglês Jude Bellingham.

Os favoritos a melhor jogador do Euro 2024

O guarda-redes Gianluigi Donnarumma foi fundamental no título conquistado pela Itália no Euro 2020 e, por isso, não foi surpresa ter recebido o prémio para melhor jogador da competição. Além de enormes defesas durante o torneio, o “keeper” do PSG defendeu dois penáltis na final, diante da Inglaterra, isto no desempate através de grandes penalidades, depois do marcador registar um empate a um golo ao cabo de 120 minutos.

Euro 2024

Nesta edição da prova, há três jogadores ingleses entre os quatro favoritos a suceder a Donnarumma e o “intruso” está no topo da lista e chama-se Kylian Mbappé. Logo a seguir ao francês, e não muito longe, encontra-se o seu novo colega de equipa, Jude Bellingham, o qual por sua vez é seguido pelos compatriotas Harry Kane e Phil Foden. Ronaldo e Kevin De Bruyne, ambos com a mesma odd, fecham o top 5 de favoritos a melhor jogador do Euro 2024.

Alemanha e Espanha são as mais vitoriosas na história da prova

A Itália é a campeã em título, tendo batido a Inglaterra na final do Euro 2020, em Wembley, seleção que era a anfitriã da competição. Depois de um empate a um golo, ao cabo de 120 minutos, foi preciso encontrar o vencedor através da marcação de grandes penalidades e aí os italianos foram mais fortes (3-2). Portugal caiu nos oitavos de final da prova, ao perder com a Bélgica, por 1-0, com golo de Thorgan Hazard.

Até ao momento, a Alemanha conta com três títulos europeus (1972, 1980 e 1996), tantos como a Espanha (1964, 2008 e 2012). A fechar o pódio das seleções com mais troféus está a França, com dois, em 1984 e 2000, à frente de seis nações que contam com uma vitória nesta competição, entre as quais está Portugal, vencedor em 2016 – vitória na final diante da França, por 1-0, com golo de Éder.

França e Países Baixos no caminho de Portugal

Fica ainda a saber que Portugal faz parte do Grupo F, juntamente com Chéquia, Turquia e Geórgia, e só irá entrar em ação no quinto dia de competição, a 18 de junho, defrontando a Chéquia, no Red Bull Arena. Quatro dias mais tarde, o oponente será a Turquia, no Signal Iduna Park, em Dortmund, seguindo-se a Geórgia a 22 de junho na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen. Caso a Seleção Nacional garanta a qualificação para os oitavos de final, irá cruzar-se com um dos qualificados do Grupo D e a tarefa poderá não ser nada fácil, pois França e Países Baixos fazem parte desse grupo, juntamente com Polónia e Áustria.