O Euro 2024 caminha a passos largos para a fase de todas as decisões e os quartos de final do torneio realizam-se sexta-feira e sábado, dia 5 e 6 de julho, respetivamente. Portugal reencontra um velho conhecido, a França, mas desse jogo falaremos noutro texto. Em caso de vitória diante dos gauleses, os pupilos de Roberto Martinez medem forças com Espanha ou Alemanha nas meias-finais da competição. Do outro lado do quadro do sorteio, há um duelo entre ingleses e suíços e confronto entre os Países Baixos e a Turquia. Podes apostar em todos estes grandes jogos no site da Betano.pt, que é patrocinadora oficial da prova.

Espanha-Alemanha, 5 de junho, às 17h

É uma final antecipada, diriam os adeptos das duas seleções, até porque, estamos perante as equipas que mais têm entusiasmado, devido ao futebol praticado. A anfitriã Alemanha foi a primeira formação a conseguir a qualificação para os oitavos de final, no final da segunda jornada da fase de grupos, depois de ter vencido os dois primeiros jogos.

A “Mannschaft” começou em grande, mas o entusiasmo arrefeceu depois do jogo com a Suíça, que terminou empatado a uma bola e no qual esteve a um triz de cair para o segundo lugar do grupo. Ainda assim, os germânicos foram a formação mais concretizadora desta primeira fase, com 8 golos. Nos oitavos de final bateram a Dinamarca por 2-0, com golos de Havertz e Musiala.

A Espanha foi a segunda seleção a conseguir o passaporte para os oitavos de final, tendo garantido o primeiro lugar no seu grupo no final da segunda ronda. E o mérito é ainda maior se pensarmos que estava no denominado “grupo da morte”, com Croácia e Itália e ainda a surpreendente Albânia, que dificultou muito a vida aos favoritos, apesar de só ter somado 1 ponto.

Os “nuestros hermanos” foram a equipa mais entusiasmante da primeira fase e a única que não sofreu golos, mostrando, a quem tinha dúvidas, que são dos principais candidatos ao triunfo final. Nos oitavos venceram a Geórgia, por 4-1, numa partida em que o resultado peca por defeito. Um autogolo de Normand, aos 19 minutos, deu vantagem aos georgianos, mas aos 39’ Rodri fez o empate. Os restantes tentos de nuestros hermanos foram da autoria de Ruiz, Nico Williams e Olmo.

Vão estar frente a frente as duas seleções com mais títulos europeus

Até ao momento, Alemanha e Espanha defrontaram-se em 26 ocasiões, o que inclui 14 particulares, e o equilíbrio é quase total, com nove triunfos germânicos, oito espanhóis e nove empates. Se tivermos em linha de conta só partidas oficiais, então nesse caso há quatro triunfos para cada lado e outras tantas igualdades.

Leia ainda: 5 dos melhores jogos do Campeonato Europeu de Futebol

No entanto, é preciso recuar até 1988 para encontrar a última vitória alemã em grandes competições: 2-0, na fase de grupos do Europeu desse ano. Depois disso, há registo de três empates e quatro triunfos espanhóis, um deles histórico, em 2020, na fase de grupos da Liga das Nações – 6-0 foi o resultado final. No duelo mais recente, houve empate a um golo, no Mundial do Catar.

Em ambos os conjuntos, há jovens estrelas a confirmarem todo o seu potencial, como acontece com Musiala e Wirtz na Alemanha e Lamine Yamal e Nico Williams na Espanha. Nos germânicos destaque ainda para Toni Kroos, que se vai retirar no fim da prova, por isso, todos os jogos podem ser o seu último, Gundogan e Havertz, enquanto nos espanhóis Rodri, Pedri e Fabián Ruiz dão cartas no meio-campo. Sobre este confronto, fica ainda a saber que a Alemanha é ligeiramente favorita ao triunfo, isto numa partida em que vão estar frente a frente as duas seleções com mais títulos europeus na histórica do torneio: três.

Inglaterra-Suíça, 6 de junho, às 20h

A Suíça esteve a um pequeno passo de surpreender e assegurar o primeiro lugar no grupo do qual fazia parte a anfitriã Alemanha, uma das favoritas à conquista do Euro 2024. Não fosse o golo de Niclas Füllkrug aos 90’+2, que deu o empate à Alemanha, no jogo da terceira ronda, e teriam sido os helvéticos a garantir a primeira posição. Ainda assim, os comandados de Murat Yakin seguiram em frente de forma tranquila, com um total de 5 pontos, tendo ainda ganho à Hungria (3-1) e empatado 1-1 com a Escócia.

Depois, bateram nos oitavos a Itália, a atual campeã em título, por 2-0, num jogo em que foram melhores do princípio ao fim. O guarda-redes Yann Sommer, o defesa Manuel Akanji e o médio Granit Xhaka têm feito jus ao estatuto de figuras maiores dos suíços, exibindo-se a grande altura nesta competição e serão fundamentais para combater os ingleses, que certamente não esperam ter vida fácil neste duelo dos quartos de final.

Apontada como uma das grandes favoritas ao triunfo no torneio, a Inglaterra tem-se exibido a “meio gás” e apesar de ter ganho o seu grupo, fê-lo somando apenas 5 pontos (uma vitória e dois empates) e com somente 2 golos marcados (e 1 sofrido). A “rosa” iniciou a caminhada com triunfo tangencial por 1-0 diante da Sérvia, golo apontado por Jude Bellingham, na segunda ronda não foi além de um empate a uma bola com a Dinamarca, com golo de Harry Kane, tendo terminado a fase de grupos com empate sem golos diante da Eslovénia.

O Euro 2024 caminha a passos largos para a fase de todas as decisões

Nos oitavos, diante da Eslováquia, os ingleses estiveram com um pé e meio fora do Europeu, mas um golo de Bellingham, aos 90+5, impediu a eliminação da sua seleção e levou a decisão para o prolongamento. Aí, um golo de Harry Kane, logo no arranque da etapa complementar, fez o resultado final. Historicamente, a Inglaterra tem larga vantagem diante da Suíça, com 18 vitórias, seis empates e apenas três derrotas, em 27 confrontos, incluindo particulares, e vai em 13 confrontos sem conhecer a derrota perante este adversário: 2-1, em 1981, na fase de qualificação para o Mundial de 1982.

Em fases finais de Europeus só há registo de dois embates entre estas duas seleções. Em 1996, empate a um golo na fase de grupos, num desafio em que Gareth Southgate, atual selecionador da Inglaterra, foi titular, enquanto do outro lado, os helvéticos eram treinados por Artur Jorge. Oito anos depois, novo duelo, agora no Euro 2008, e este terminou com triunfo fácil dos ingleses, por 3-0. Sobre este jogo, fica ainda a saber que a Inglaterra é favorita à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.

Países Baixos-Turquia, 6 de julho, às 20h

Os Países Baixos parecem longe da super-equipa que venceu o Europeu de 1988, liderados pelos míticos Rijkaard, Gullit e Van Basten. Neste Euro 2024, terminaram a fase de grupos na terceira posição, com 4 pontos, atrás da França (5) e da Áustria (6). Os neerlandeses ganharam por 2-1 à Polónia na estreia, empataram 0-0 com a poderosa França na segunda ronda e foram derrotados pela Áustria por 2-3 no último encontro desta fase.

Nos oitavos de final, realizaram a sua melhor exibição e venceram por 3-0 a Roménia, com bis de Malen e outro golo de Gakpo, que já vai em três e integra o grupo de melhores marcadores do Euro 2024, juntamente com mais três jogadores, entre os quais Musiala, a principal figura da Alemanha neste torneio.

A outra figura dos Países Baixos neste torneio tem sido Xavi Simons, que já leva três assistências, duas das quais no embate diante da Roménia, tornando-se apenas no segundo jogador a conseguir tal feito na história dos Europeus. Agora, nos quartos, os pupilos de Ronald Koeman vão ter pela frente a Turquia, que eliminou nos oitavos de final a Áustria, que estava a ser a grande surpresa do Euro 2024, tendo terminado em primeiro lugar num grupo que contava com França e Países Baixos.

A Turquia foi segunda no grupo de Portugal

A Turquia foi segunda no grupo de Portugal, tendo começado por bater a Geórgia por 3-1, seguindo-se uma derrota com a Seleção Nacional por 0-3 e, a fechar, um triunfo por 2-1 diante da Chéquia. A grande força dos turcos está no meio-campo, com Hakan Çalhanoglu, Adan Güler e o benfiquista Kökçü a serem jogadores com capacidade para desequilibrar.

Nos oitavos, a figura do encontro foi Demiral, central que passou pelo Sporting e que bisou diante dos austríacos, que ainda conseguiram reduzir a desvantagem, aos 66 minutos, e carregaram forte até ao fim do encontro. Já na compensação, o guarda-redes turco Mert Gunok fez uma defesa incrível e segurou a vantagem da sua seleção. Esta foi a primeira vez que a Turquia venceu uma partida na fase a eliminar de um Europeu nos 90 minutos – em 2008, bateram a Croácia, mas foi no desempate por grandes penalidades.

Até ao momento, os dois conjuntos mediram forças em 14 ocasiões, com seis triunfos neerlandeses, quatro turcos e houve ainda quatro empates. Nos cinco duelos mais recentes há um grande equilíbrio, com dois triunfos para cada lado e ainda uma igualdade. Esta é a primeira vez que as duas seleções se vão defrontar na fase final de um Europeu e o favoritismo recai nos Países Baixos, isto segundo as odds da Betano.pt.