Portugal e Turquia medem forças no dia 22 de junho, às 17h, em Dortmund, em jogo da segunda jornada da fase de grupos do Euro 2024. Depois dos triunfos na ronda inicial, este duelo pode ser decisivo na atribuição do primeiro lugar no grupo F, que inclui também a Chéquia e a Geórgia. Podes apostar neste jogo no site da Betano.pt, bem como em vários outros mercados, como seja nos favoritos para vencer o torneio, quem será o melhor jogador e marcador, entre outros. E fica desde já a saber que nossa Seleção é favorita à vitória.

Campeão europeu em 2016, Portugal caiu nos oitavos em 2020, mas tem agora uma boa oportunidade de chegar longe neste torneio. Depois de Inglaterra, França e Alemanha, as odds da Betano.pt colocam a nossa Seleção como a quarta principal favorita a vencer a competição, à frente da tricampeã Espanha e da atual detentora do troféu, a Itália. Portugal é, por isso, também favorito em terminar no primeiro lugar do grupo, sendo os turcos, na teoria, o adversário mais difícil. Caso a Seleção lusa garanta a qualificação para os oitavos de final, irá cruzar-se com um dos qualificados do Grupo D, que conta com França, Países Baixos, Polónia e Áustria.

Nesta edição da competição, Roberto Martinez conta com um conjunto de jogadores que permite sonhar com a repetição do feito de 2016. Desde a baliza, passando pela defesa, subindo para o meio-campo e chegando ao ataque, há quantidade e qualidade em todas as posições. Ronaldo, que vai para o sexto Europeu, encabeça uma lista de estrelas lusas, como sejam Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Rúben Dias, Rafael Leão, entre outros. No jogo diante da Chéquia, Pepe tornou-se o mais velho de sempre a participar na fase final de um Europeu, já Ronaldo é o jogador com mais presenças em edições da competição – este é o seu sexto campeonato.

Portugal e Turquia confirmam favoritismo

Portugal venceu a Chéquia por 2-1, mas teve que sofrer e muito para garantir os três pontos. Depois de um domínio avassalador na primeira parte, os pupilos de Roberto Martinez viram o adversário a inaugurar o marcador aos 62 minutos, por intermédio de Provod, mas aos 69’, um autogolo de Hranáč repôs a igualdade. Aos 90+2, Pedro Neto e Francisco Conceição, acabadinhos de entrar, construiram o tento da vitória, com o remate certeiro a pertencer ao filho de Sérgio Conceição, que estava nas bancadas a ver o encontro.

Pai e filho Conceição tornaram-se apenas na segunda dupla a marcar em Europeus, depois dos italianos Enrico Chiesa e Federico Chiesa e, no fim do jogo, Chico estava muito feliz. “É uma felicidade tremenda, representar o país e jogar por eles todos. Quis ajudar da forma que podia, felizmente consegui. Naquele momento é uma felicidade tremenda. Orgulho, ter aqui o meu pai, mãe, namorada, irmãos e cunhadas. Muita gente. Só queria dar alegria aos portugueses mas principalmente à minha família que sofre muito. Esta vitória é para eles”.

Já os turcos bateram a Géorgia, por 3-1, numa partida em que entraram melhor, e inauguraram o marcador por Muldur, aos 25’, mas durou pouco a festa, já que aos 32’ Mikautadze fez o 1-1. Aos 65’ Arda Guler deu nova vantagem à sua seleção e, aos 90+7, Akturkoglu apontou o 3-1, favorável aos pupilos de Vincenzo Montella, que no fim do encontro estava radiante: “Esta é a primeira vez que vencemos o primeiro jogo [numa edição do Europeu]. Nunca passámos da fase de grupos nas últimas duas participações nem conquistámos qualquer ponto da última vez. O nosso primeiro objetivo era vencer esta partida. Agora, o sonho é vencer a próxima e chegar às eliminatórias”, disse.

Nos “jogos a doer”, Portugal venceu sempre a Turquia

As duas seleções já se defrontaram em nove ocasiões, com sete vitórias lusas e duas turcas. No entanto, se só tivermos em linha de conta as partidas oficiais, nesse caso o registo português é 100 por cento vitorioso, com seis triunfos em outros tantos embates. Os dois primeiros confrontos aconteceram na qualificação para o Mundial de 1966 (5-1 em casa e 0-1 fora). 30 anos depois, novo duelo, agora no grupo D, no Euro 1996, com triunfo luso por 1-0 (golo de Fernando Couto).

Em 2000, defrontaram-se nos quartos de final do Euro (2-0, com bis de Nuno Gomes) e no Euro 2008 o resultado repetiu-se, agora na fase de grupos da prova, com tentos de Pepe e Raul Meireles. Finalmente, no play-off de acesso para o Mundial 2022, novo embate, e outra vitória lusa, desta feita por 3-1 (Otávio, Matheus Nunes e Diogo Jota marcaram pela nossa Seleção).

Portugal mais experiente nas fases finais do Europeu

Esta é a nona vez que Portugal participa na fase final do Europeu, oitava consecutiva, sendo que a nossa seleção foi a única equipa a vencer todos os jogos (10) da fase de qualificação para este torneio, com 36 golos marcados e apenas dois sofridos. Ronaldo, com 10 tentos na sua conta, terminou no topo da lista de melhores marcadores- o capitão detém ainda o recorde de golos (14) e de jogos (26) na competição.

Já a Turquia surge na competição como uma seleção que pode causar uma surpresa, isto depois de ter desiludido nas duas últimas presenças nas fases finais da competição: em 2016 venceu apenas um encontro da fase de grupos e, quatro anos depois, ainda fez pior, com três derrotas em outros tantos encontros. O melhor resultado desta seleção aconteceu em 2008, quando chegou às meias-finais do Euro – derrota com a Alemanha, por 3-2.

As jovens estrelas que fazem os turcos sonhar

Na qualificação para este Europeu, a Turquia venceu o grupo D (8 jogos, 5 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 14 golos marcados, 7 golos sofridos), à frente da Croácia, País de Gales, Letónia e Arménia. Esta é a quinta participação turca em fases finais, com um total de 4 vitórias, 2 empates e 12 derrotas, 14 golos marcados e 30 golos sofridos.

Entre os pupilos de Montella há um misto entre jogadores mais experientes e novos talentos, com destaque para Arda Güler (Real Madrid) e Kenan Yildiz (Juventus), ambos com 19 anos, e que prometem ser as maiores figuras do futebol deste país na próxima década. As outras figuras são o capitão Hakan Çalhanoglu, Merih Demiral, Orkun Kökçü, do Benfica, e Yılmaz.