Portugal está bem encaminhado para garantir já nesta jornada dupla um lugar na fase final do Euro 2024, mas há mais motivos de interesse. Há cinco grupos em que primeiro e segundo classificado vão medir forças e, os resultados desses encontros, vão ajudar e muito a perceber quem estará melhor colocado para carimbar passaporte para a Alemanha, país que irá receber a competição. Podes apostar nestes jogos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros desta dupla ronda da fase de grupos da prova.
No Grupo A, a Espanha recebe no dia 12 de outubro a Escócia e está obrigada a vencer, isto caso queira manter em aberto as possibilidades de terminar em primeiro lugar nesta qualificação para o Euro. Neste momento, os escoceses lideram com cinco vitórias em outros tantos jogos, para um total de 15 pontos, mais seis que os nuestros hermanos, que somam no entanto menos uma partida disputada e registam três triunfos e um empate.
Em março deste ano, os escoceses receberam e venceram os espanhóis, por 2-0, com dois golos de Scott McTominay, um resultado que só surpreende quem não viu a partida. Outro triunfo importante foi na casa da Noruega, por 2-1, já que no início desta fase de qualificação parecia óbvio que os escoceses iriam lutar com os noruegueses pelo segundo lugar, estando o primeiro “reservado” para a Espanha.
Até ao momento, as duas seleções defrontaram-se em 14 ocasiões, com seis triunfos espanhóis, quatro escoceses e ainda houve quatro empates. Nas partidas em que a Espanha atuou na condição de visitada, os nuestros hermanos venceram quatro encontros, empataram três e perderam apenas um. Segundo as odds da Betano.pt, os espanhóis são claramente favoritos ao triunfo.
Também no dia 12, a Croácia recebe a Turquia e um triunfo caseiro abre as portas do apuramento para o Euro 2024 e da vitória no grupo D. Os croatas são líderes, com 10 pontos em quatro jogos, com os turcos a terem os mesmos pontos, mas mais uma partida realizada. Com sete pontos seguem-se Arménia e País de Gales.
Na primeira volta, a Croácia venceu fora a Turquia, por 2-0, com um vis de Kovacic, e só perdeu pontos na receção ao País de Gales – empate a um golo. Já os turcos, além deste desaire caseiro, não foram além de uma igualdade (1-1) diante da Arménia e perante o seu público.
Até agora, os turcos só venceram uma vez este adversários, nos onze duelos já disputados, com os croatas a registarem quatro vitórias e seis empates. Curiosamente, os quatro confrontos realizados na Croácia acabaram todos em empate. Para terminar fica a saber que a seleção visitada é favorita à conquista dos três pontos, isto de acordo com as odds da Betano.pt.
Na sexta-feira, dia 13, é a vez da liderança do grupo B estar em jogo, com o duelo entre Países Baixos e França, duas seleções que são das mais fortes da atualidade no Velho Continente. Os gauleses são líderes com um registo perfeito: cinco jogos em outras tantas partidas, 11 golos marcados e nenhum sofrido. Pelo caminho, golearam este adversário por 4-0, logo na ronda inicial desta fase de apuramento, com bis de Kylian Mbappé e ainda golos de Antoine Griezmann e Dayot Upamecano.
Esta foi aliás o único desaire dos neerlandeses, que registam três triunfos, para um total de 9 pontos em quatro jogos, estando por isso a seis do líder, mas com menos uma partida disputada. Os Países Baixos precisam de bater os franceses, caso queiram ainda ter aspirações de terminar o grupo na liderança, mas também para manterem a Grécia longe da sua atual segunda posição, já que a formação helénica soma os mesmos nove pontos, mas tem mais um encontro jogado.
Países Baixos e França já mediram forças em 29 ocasiões, com onze triunfos para a antiga Holanda e 14 para os gauleses – houve ainda quatro empates. Nos duelos disputados com os neerlandeses como visitados o equilíbrio é ainda maior: seis vitórias para cada lado e ainda um empate pelo meio. Fica ainda a saber que as odds da Betano.pt dão favoritismo aos forasteiros nesta partida.
Também na sexta-feira há jogo grande no grupo F com a receção da Áustria à Bélgica. Austríacos e belgas dividem a liderança, ambas com 13 pontos ao cabo de cinco jornadas, fruto de quatro vitórias e um empate. Na terceira posição, já bem longe, está a Suécia, com seis pontos.
Na primeira volta, a Áustria arrancou um empate (1-1) em terras belgas, numa partida em que se adiantaram no marcador aos 21 minutos, por intermédio de Michael Gregoritsch. À entrada para a última meia-hora do encontro, Lukaku, que é o melhor marcador desta fase de apuramento, com oito golos, fez o resultado final. Fora este resultado, ambas as seleções venceram os restantes quatro partidas, sendo o duelo da próxima sexta-feira uma autêntica final, no que à liderança do grupo diz respeito.
O histórico de confrontos é claramente favorável à seleção da casa, com nove vitórias em 15 jogos, com os belgas a vencerem apenas dois – houve ainda quatro igualdades. Nos duelos em solo austríaco, a seleção visitada ganhou quatro dos seis jogos, empatou um e perdeu outro, este em 2011 (0-2) e a contar para a fase de apuramento para o Euro 2012. Ainda assim, e segundo as odds da Betano.pt, os forasteiros são ligeiramente favoritos à conquista dos três pontos.
No sábado, dia 14 de outubro, a Hungria recebe a Sérvia, na partida mais relevante do grupo G e que coloca frente a frente o primeiro classificado contra o segundo. A formação húngara lidera, com 10 pontos (três vitórias e um empate), os mesmos pontos que a Sérvia, só que esta tem mais uma partida realizada (três vitórias, um empate e uma derrota).
O desaire dos sérvios aconteceu na primeira volta, diante deste adversário, em casa, por 1-2, com todos os golos a surgirem nos primeiros 45 minutos. Um autogolo deu vantagem à seleção da casa, mas golos de Varga e Orban, aos 34’ e 36’, respetivamente, fizeram o resultado final.
Os sérvios ainda viriam a perder outra vez pontos a jogar fora com a Bulgária (1-1), já a Hungria registou um nulo na visita ao Montenegro, que por sua vez será um espetador bastante atento a este duelo, já que se encontra na terceira posição, a apenas dois pontos da Hungria e da Sérvia.
Até agora, só houve quatro duelos anteriores entre estas duas seleções, com os húngaros a vencerem dois deles, os sérvios um e registou-se ainda uma igualdade. Curiosamente, nos dois encontros disputados na Hungria, a seleção da casa não venceu nenhum: um empate e uma derrota. Para terminar, fica a saber que as odds da Betano.pt dão ligeiro favoritismo aos visitados.