O caminho de acesso à mítica final da Taça de Inglaterra termina este fim de semana, com a realização dos jogos das meias finais. No sábado, 17 de abril, o Chelsea recebe o Manchester City, enquanto no domingo, 18 de abril, o Southampton visita o Leicester. Pode apostar nestes jogos emocionantes em Betano.pt. Saiba que apesar de atuar na condição de forasteiro, o City é francamente favorito no desafio de Stamford Bridge. No outro encontro, as odds são um pouco mais equilibradas, com vantagem para o Leicester.

O Manchester City persegue algo que nunca uma equipa inglesa do principal escalão conseguiu na história: vencer na mesma temporada todas as competições em que participa. Feito que também ainda não foi alcançado pelo seu treinador, Pep Guardiola. Em 2010/11, ao serviço do FC Barcelona, esteve quase, pois ganhou campeonato espanhol, Liga dos Campeões, Mundial de Clubes e as duas Supertaças (espanhola e europeia). Para fazer o pleno faltou-lhe apenas a Taça do Rei.

Esta temporada, o City vai muito bem lançado para ganhar a Premier League, pois tem 11 pontos de vantagem sobre o Manchester United, segundo classificado. Que no entanto podem ficar reduzidos a oito, pois os “red devils” têm menos um jogo. Na Liga dos Campeões, os “citizens” qualificaram-se para as meias-finais, após eliminarem o Borussia Dortmund. E na Taça da Liga inglesa, vão defrontar o Tottenham de José Mourinho na final, marcada para 25 de abril.

Curiosamente, caso estes quatro troféus acabem mesmo por ir parar ao museu do Manchester City, o clube terá de pagar qualquer coisa como 158 milhões de libras (183 milhões de euros) em prémios aos seus jogadores e cláusulas de transferências. A notícia foi avançada pelo jornal inglês “Daily Mail”.

Guardiola só tem elogios para os três portugueses

A magnífica época até agora realizada pelo City tem contado com o contributo de três portugueses, todos habitualmente titulares. Rúben Dias estabilizou a defesa com a sua chegada no final de setembro. Tem sido alvo de constantes elogios de Pep Guardiola e soma 40 jogos oficiais pelo clube, com um golo marcado. “Ele tem sido muito importante até agora. A sua qualidade e capacidade de liderança têm-nos permitido sofre poucos golos”, afirmou o técnico catalão a 9 de abril.

Chelsea

Bernardo Silva soma 37 desafios oficiais (32 como titular) com cinco golos apontados. E não é novidade para ninguém que é um dos “jogadores fetiche” de Pep Guardiola. “Já o disse muitas vezes, ele é um dos futebolistas mais inteligentes que já vi. Consegue fazer tudo em todas as posições e ainda tem qualidade para marcar golos”, referiu recentemente, após o extremo ter marcado um grande golo diante do Borussia Monchengladbach, nos oitavos de final da Champions.

João Cancelo já disputou 36 encontros oficiais pelos “citizens” em 2020/21, dos quais 32 como titular. Seja a lateral direito ou esquerdo ou até no meio campo, Guardiola raramente abdica do português. “Por vezes, só tem de perceber melhor quando não deve correr riscos. Mas é um jogador muito inteligente e dá-nos algo especial no último terço. É um jogador com imensa qualidade e a sua condição física é impressionante”, realçou o treinador. Elogios que foram retribuídos pelo português, em entrevista aos canais do Manchester City. “Adoro a forma como Pep vê o futebol e a forma como a nossa equipa jogo. Taticamente, ele é incrível. Pensa em cada momento do jogo meticulosamente e isso ajuda-nos muito”, sublinhou.

FA Cup

Tuchel mudou o futebol do Chelsea

O Manchester City vai enfrentar um Chelsea em estado de graça. O cenário de uma temporada para esquecer alterou-se radicalmente com a chegada de Thomas Tuchel no final de janeiro, rendendo Frank Lampard. Com o alemão, foram 12 vitórias, quatro empates e duas derrotas, uma das quais sem grandes consequências, diante do FC Porto, pois os londrinos seguiram em frente na Champions. O seu antecessor não conseguira melhor do que 15 vitórias, oito igualdades e seis derrotas.

Esta época, no único confronto entre City e Chelsea, a equipa de Guardila foi ganhar por 3-1 a Stamford Bridge, para o campeonato, ainda na “era Lampard”. Analisando os últimos dez encontros entre estas equipas com o Chelsea como anfitrião, os londrinos venceram cinco e o City quatro, tendo-se verificado um empate. E houve dois desafios a contar para a Taça de Inglaterra, com uma vitória para cada lado.

Leicester favorito, mas com cautelas

No domingo, a receção do Leicester ao Southampton também promete emoções fortes. Ao favoritismo da equipa da casa respondem os visitantes com uma soberba carreira nesta edição da Taça de Inglaterra, que incluiu eliminações do Arsenal (em casa, na quarta ronda), no terreno do Wolverhampton, nos quartos de final e de novo fora de casa, diante do Bournemouth, nas meias-finais.

O espanhol Ayoze Pérez tem ganho algum destaque nas últimas semanas, tendo conseguido agarrar a titularidade. Há poucos dias, confessou que esteve a um pequeno passo do FC Porto em 2014, quando tinha 21 anos e jogava no Tenerife. “A transferência só não ocorreu por detalhes muito pequenos. O Newcastle veio com tudo e deu-me o que merecia naquele momento”, referiu em entrevista ao diário “As” a 9 de abril.

Quem passou pelo FC Porto foi Ricardo Pereira, habitual titular (12 jogos como titular e quatro como suplente utilizado em 2020/21). No passado domingo, diante do West Ham, esteve em plano de destaque, ao fazer um assistência, que no entanto não evitou a derrota da sua equipa, por 2-3.

Refira-se que Ricardo Pereira e os seus colegas da defesa terão de estar especialmente atentos ao experiente avançado inglês Danny Ings. O melhor marcador do Southampton soma 10 golos na época em curso e costuma ser um perigo constante para os adversários.

No único confronto em 2020/21 entre estas duas equipas o Leicester venceu em casa por 2-0, em partida da Premier League. Uma exceção à regra nos últimos seis desafios no reduto dos “foxes”, com o Southampton a ganhar por duas vezes, tendo-se verificado três igualdades. Se a análise abranger os últimos dez confrontos, existe ligeiríssima superioridade do Leicester, com quatro vitórias, três empates e três derrotas.