Na sexta-feira, dia 27 de janeiro, o Manchester City recebe o Arsenal, no jogo grande da quarta ronda da Taça de Inglaterra. Este confronto antecede o duelo entre os dois conjuntos a contar para a Premier League e que está marcado para 15 de fevereiro. Apesar de serem duas competições diferentes, este primeiro confronto pode ter impacto nas abordagens das respetivas equipas para o jogo do campeonato, o qual vai ter um papel fundamental na corrida pelo título inglês. Voltando à partida da Taça de Inglaterra, podes apostar neste duelo no site da Betano.pt, bem como nos restantes jogos da competição, e fica desde já a saber que os citizens são favoritos ao triunfo.

Manchester City e Arsenal chegam a este confronto na sequência de vitórias na última jornada da liga inglesa. O campeão venceu em casa o Wolves, por 3-0, já os gunners bateram em Londres o Manchester United, por 3-2, com o golo do triunfo a surgir em cima do apito final. Os gunners são primeiros, com 50 pontos em 19 jogos, já os citizens são segundos, com menos cinco pontos e um jogo a mais realizado. 

Pelo que se tem visto até agora, a luta pelo título em Inglaterra deve ser apenas entre estes dois conjuntos, os quais têm a particularidade de terem espanhóis nos respetivos bancos de suplentes: Pep Guardiola no City e Mikel Arteta nos londrinos, ele que foi antigo jogador do Arsenal e adjunto do seu compatriota no clube de Manchester durante vários anos, isto antes de ser convidado para assumir o comando técnico do Arsenal.

Último duelo na Taça acabou com triunfo londrino

Na terceira ronda, o Manchester City já teve um jogo de dificuldade elevada, enquanto no caso do Arsenal o sorteio foi amigo. Os citizens receberam e venceram o Chelsea por 4-0 (com golos de Foden, Álvarez e bis de Mahrez), já os gunners bateram fora o Oxford por 3-0, numa partida em que o português Fábio Vieira foi titular e esteve em destaque com duas assistências. 

O City chega a este duelo depois de ter averbado duas derrotas nas últimas cinco partidas, uma para a liga inglesa, diante do rival United, e outra com o Southampton, para a Taça da Liga, e que ditou a eliminação dos citizens da prova. No caso do Arsenal, há a registar um nulo caseiro, com o Newcastle, em jogo do campeonato, e ainda quatro triunfos nos cinco encontros disputados mais recentemente para todas as competições.

Os dois conjuntos já se defrontaram em 100 ocasiões na casa do Manchester City, com o equilíbrio a ser a nota dominante: 39 triunfos para os visitados, 38 para os forasteiros e ainda houve 23 empates. No entanto, nos dez confrontos mais recentes, os comandados de Guardiola venceram nove e só perderam um, isto em partidas das competições domésticas. 

Os triunfos foram todos em jogos da Premier League e o único desaire aconteceu nas meias-finais da Taça de Inglaterra, em 2019/20, com um bis de Aubameyang a fazer o resultado final em 2-0, favorável aos londrinos. O Arsenal viria depois a bater na final o rival Chelsea, por 2-1, conquistando desta forma a competição nessa temporada.

Prémio

Guardiola “goleia” Arteta

O saldo de Mikel Arteta contra Guardiola também não é muito positivo, já que o único triunfo foi o referido acima no texto. É que nos restantes seis duelos, o espanhol viu a sua equipa sair derrotada em todos eles. Foram seis desaires, noutros tantos encontros, com duas goleadas pelo meio: 5-0 na última temporada e 4-1 em dezembro de 2020. 

Se é verdade que o City é favorito, e tem sido melhor nos últimos confrontos, não nos podemos esquecer que o Arsenal é a equipa que mais vezes venceu a competição. Até ao momento, conquistou 14 troféus (1930, 1936, 1950, 1971, 1979, 1993, 1998, 2002, 2003, 2005, 2014, 2015, 2017 e 2020) e chegou ainda sete vezes à final, já a formação de Manchester soma seis vitórias na prova (1904, 1934, 1956, 1969, 2011 e 2019) e cinco finais perdidas. O atual detentor do troféu é o Liverpool, que bateu o Chelsea no jogo decisivo, através da marcação de grandes penalidades, isto depois do marcador registar um nulo ao cabo de 120 minutos.

Arsenal com mais ausentes que o City

Como é habitual, os treinadores aproveitam os jogos das Taças para rodar a equipa e dar minutos de jogo aos atletas menos utilizados e, mesmo tendo em conta que é uma partida de elevado grau de dificuldade para ambos os conjuntos, Guardiola e Arteta devem optar por dar descanso a alguns dos principais craques das respetivas de equipa. 

Do lado do City, Phil Foden está em dúvida, já nos gunners Gabriel Jesus, Mohamed Elneny e Reiss Nelson são cartas fora do baralho. Os portugueses da formação de Manchester (Rúben Dias, Bernardo Silva e João Cancelo) estão todos disponíveis, o mesmo sucedendo com Fábio Vieira, que tem sido aposta frequente de Arteta nos encontros fora da Premier League, como Liga Europa e taças domésticas. Cédric Soares, que tem jogado muito pouco nos londrinos, está em dúvida para este encontro.