O FC Porto recebe o Benfica esta quinta-feira, 23 de dezembro, no primeiro de dois clássicos entre os dois clubes no espaço de uma semana, no mesmo palco. Este primeiro confronto será para os oitavos de final da Taça de Portugal, seguindo-se, dia 30, o desafio para o campeonato. Mas para já, centremo-nos no jogo da Taça de Portugal, no qual podes apostar no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os visitados são favoritos.

Os dragões chegam a esta partida embalados por uma série de dez vitórias consecutivas no campeonato, competição em que ocupam o primeiro lugar, com os mesmos pontos do Sporting. Na última jornada, ganharam por esclarecedores 4-0 no terreno do Vizela. 

O Benfica encontra-se no terceiro lugar, a quatro pontos dos dois grandes rivais e, além disso, garantiu o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões e presença na final four da Taça da Liga. Na última jornada da liga portuguesa, os encarnados golearam, em casa, o Marítimo, por 7-1.

Recorde-se que Sérgio Conceição e Jorge Jesus não podem estar nos respetivos bancos neste clássico, depois de terem sido castigados pelo Conselho de Disciplina da FPF, por declarações prestadas há vários meses. Os dois clubes esgotaram as possibilidades de recurso, mas não tiveram sucesso.

Do lado azul e branco, Pepe é dúvida até à hora do jogo na equipa do FC Porto, devido às limitações físicas que vem apresentando. Marko Grujic, que não defrontou o Vizela devido a um problema muscular, deve recuperar a tempo. Fora das contas de Sérgio Conceição está Marcano. No Benfica, estarão ausentes os lesionados Lucas Veríssimo, Nemanja Radonjic e Rodrigo Pinho.

O percurso de dragões e águias

Nesta edição da Taça de Portugal, o FC Porto começou por vencer o Sintrense em terreno neutro por 5-0 – o estádio do clube dos arredores de Lisboa não tinha condições para receber a transmissão televisiva – e depois bateu no Dragão o Feirense por 5-1. Evanilson é o melhor marcador da equipa na competição, com três golos, seguido por Sérgio Oliveira e Otávio, com dois. Toni Martínez e Francisco Conceição faturaram uma vez.

O Benfica começou por eliminar o Trofense, fora de casa, ao vencer por 2-1, após prolongamento, e depois seguiu-se uma vitória por 4-1 diante do Paços de Ferreira na Luz. Everton é o melhor marcador dos encarnados nesta Taça de Portugal, com dois golos. Grimaldo, Rafa, André Almeida e Seferovic faturaram por uma vez.

O histórico na Taça de Portugal

Olhando para o histórico de jogos entre FC Porto e Benfica, registam-se 21 vitórias das águias, contra dez dos dragões e cinco empates. Nas dez finais entre ambos, O Benfica venceu em duas ocasiões e os portistas nas outras duas. Na última vez em que se encontraram no jogo decisivo, na temporada de 2019/20, o FC Porto foi mais forte e ganhou por 2-1, tendo jogado com menos um desde os 38 minutos, devido à expulsão de Luis Díaz.

Se olharmos apenas para os confrontos em que o FC Porto foi anfitrião, houve sete triunfos dos azuis e brancos, três empates e três vitórias dos encarnados.

Eliminatórias entre os dois levaram a dez troféus conquistados

Analisando edições anteriores da Taça de Portugal, é interessante perceber o que aconteceu depois de o FC Porto ter eliminado o Benfica ou depois de os lisboetas terem afastado os portistas. Será que o caminho até à conquista do troféu ficou mais facilitado?  

Os dois clubes encontraram-se em 17 eliminatórias, com o Benfica a levar a melhor em 12 ocasiões e o FC Porto em cinco. No total de 26 partidas realizadas em eliminatórias foram 13 vitórias dos encarnados, oito triunfos dos dragões e cinco empates.

Nas 12 vezes em que o Benfica eliminou o FC Porto, em cinco ocasiões acabou por conquistar o troféu. Foi finalista derrotado por quatro vezes e em três não chegou ao jogo decisivo. Curiosamente, o FC Porto, nas cinco épocas em que eliminou as águias, acabou sempre por sagrar-se vencedor da competição. 

Quem seguirá em frente na Taça de Portugal: FC Porto ou Benfica?

Calendário Natal