O FC Porto recebe esta terça-feira o Inter Milão, em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os campeões nacionais têm que virar o resultado negativo trazido de Itália (derrota por 1-0), mas o passado recente dá razões para otimismo no Dragão. Esta semana conclui-se esta ronda da Champions, com a receção do Manchester City ao Leipzig, o Nápoles recebe o Eintracht Frankfurt, enquanto em Madrid Real e Liverpool medem forças. Podes apostar nestes grandes jogos no site da Betano.pt.
Um golo de Lukaku, aos 86 minutos, depois da expulsão de Otávio, deu a vitória ao Inter Milão no jogo da primeira mão, partida em que o FC Porto demonstrou classe, rigor e bom futebol. Para este segundo jogo está tudo em aberto e a história até está do lado dos portistas. Nos dois jogos disputados até ao momento entre os dois rivais no Porto, registou-se uma vitória para os portugueses e um empate. Mais recentemente, os campeões nacionais superiorizaram-se a equipas italianas nas últimas duas eliminatórias disputadas: em 2018/19 ultrapassaram a AS Roma nos oitavos de final da Liga Europa e, em 2020/21, fizeram o mesmo à Juventus na Liga dos Campeões.
Até ao momento as duas equipas já se defrontaram em cinco ocasiões, com os dragões a registarem uma vitória, um empate e três derrotas, e curiosamente os dois desaires anteriores ao da primeira mão dos oitavos aconteceram no mesmo ano civil, em 2005.
Na época 2004/05, os italianos eliminaram o FC Porto, na altura campeão europeu em título, nos oitavos de final da Champions, com um empate a um golo no Dragão e uma vitória no Giuseppe Meazza por 3-1, com os três golos a serem apontados por Adriano. Meses depois, na fase de grupos da competição de 2005/06, os dois conjuntos voltaram a medir forças, com o FC Porto a vencer em casa por 2-0, enquanto o Inter Milão triunfou no seu estádio por 2-1.
No total de confrontos com equipas transalpinas, o saldo cai um pouco para o lado italiano, já que, em 39 confrontos, os portistas venceram 12 jogos, empataram 11 e perderam em 16 ocasiões. O FC Porto chegou aos quartos-de-final em duas das últimas quatro , já o Inter não chega aos quartos-de-final desde 2010/11,
Os dois conjuntos chegam a esta eliminatória ocupando o segundo lugar nas respetivas ligas. No caso do FC Porto, a luta pela liderança ainda está totalmente aberta, já em Itália, o atraso que o Inter Milão tem para o Nápoles já é considerável e só uma hecatombe napolitana irá permitir que os nerazzurri possam chegar ao título.
O FC Porto, que venceu a prova em 1986/87 e 2003/04, está pela 13.ª ocasião nos “oitavos” da Champions e em cinco edições rumou aos quartos de final – 2003/04, 2008/09, 2014/15, 2018/19 e 2020/21. Já os nerazzurri estão pela décima vez nesta fase da prova, a qual conquistaram em três ocasiões: 1963/64, 1964/65 e 2009/10, esta última sob o comando de José Mourinho, que também venceu a competição com o FC Porto em 2003/04.
De recordar ainda que Sérgio Conceição, técnico dos azuis e brancos, foi jogador do Inter Milão e colega de equipa de Javier Zanetti, atual homem forte dos italianos para o futebol, e partilhou o balneário com Simone Inzaghi na Lázio de Roma, ele que é o técnico nos nerazzurri. Fica ainda a saber que os portistas são ligeiramente favoritos à vitória, segundo as odds da Betano.pt.
Nos restantes encontros que fecham a ronda dos oitavos de final parece já estar tudo decidido, isto se imperar a lógica do mais forte. O Manchester City recebe o Leipzig, depois de empatar a um golo na Alemanha e em casa os ingleses costumam ser muito fortes, como prova a odd da Betano.pt. Em Itália, o Nápoles tem para gerir uma vantagem de 2-0 trazida na bagagem da Alemanha, enquanto em Espanha o Real Madrid goza de uma boa almofada depois do histórico triunfo por 5-2 em Anfield Road.