O FC Porto recebe esta terça-feira o Inter Milão, em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os campeões nacionais têm que virar o resultado negativo trazido de Itália (derrota por 1-0), mas o passado recente dá razões para otimismo no Dragão. Esta semana conclui-se esta ronda da Champions, com a receção do Manchester City ao Leipzig, o Nápoles recebe o Eintracht Frankfurt, enquanto em Madrid Real e Liverpool medem forças. Podes apostar nestes grandes jogos no site da Betano.pt.

FC Porto favorito diante do Inter Milão

Um golo de Lukaku, aos 86 minutos, depois da expulsão de Otávio, deu a vitória ao Inter Milão no jogo da primeira mão, partida em que o FC Porto demonstrou classe, rigor e bom futebol. Para este segundo jogo está tudo em aberto e a história até está do lado dos portistas. Nos dois jogos disputados até ao momento entre os dois rivais no Porto, registou-se uma vitória para os portugueses e um empate. Mais recentemente, os campeões nacionais superiorizaram-se a equipas italianas nas últimas duas eliminatórias disputadas: em 2018/19 ultrapassaram a AS Roma nos oitavos de final da Liga Europa e, em 2020/21, fizeram o mesmo à Juventus na Liga dos Campeões.

Até ao momento as duas equipas já se defrontaram em cinco  ocasiões, com os dragões a registarem uma vitória, um empate e três derrotas, e curiosamente os dois desaires anteriores ao da primeira mão dos oitavos aconteceram no mesmo ano civil, em 2005. 

Na época 2004/05, os italianos eliminaram o FC Porto, na altura campeão europeu em título, nos oitavos de final da Champions, com um empate a um golo no Dragão e uma vitória no Giuseppe Meazza por 3-1, com os três golos a serem apontados por Adriano. Meses depois, na fase de grupos da competição de 2005/06, os dois conjuntos voltaram a medir forças, com o FC Porto a vencer em casa por 2-0, enquanto o Inter Milão triunfou no seu estádio por 2-1.

No total de confrontos com equipas transalpinas, o saldo cai um pouco para o lado italiano, já que, em 39 confrontos, os portistas venceram 12 jogos, empataram 11 e perderam em 16 ocasiões. O FC Porto chegou aos quartos-de-final em duas das últimas quatro , já o Inter não chega aos quartos-de-final desde 2010/11,

Os dois conjuntos chegam a esta eliminatória ocupando o segundo lugar nas respetivas ligas. No caso do FC Porto, a luta pela liderança ainda está totalmente aberta, já em Itália, o atraso que o Inter Milão tem para o Nápoles já é considerável e só uma hecatombe napolitana irá permitir que os nerazzurri possam chegar ao título.

O FC Porto, que venceu a prova em 1986/87 e 2003/04, está pela 13.ª ocasião nos “oitavos” da Champions e em cinco edições rumou aos quartos de final – 2003/04, 2008/09, 2014/15, 2018/19 e 2020/21. Já os nerazzurri estão pela décima vez nesta fase da prova, a qual conquistaram em três ocasiões: 1963/64, 1964/65 e 2009/10, esta última sob o comando de José Mourinho, que também venceu a competição com o FC Porto em 2003/04. 

De recordar ainda que Sérgio Conceição, técnico dos azuis e brancos, foi jogador do Inter Milão e colega de equipa de Javier Zanetti, atual homem forte dos italianos para o futebol, e partilhou o balneário com Simone Inzaghi na Lázio de Roma, ele que é o técnico nos nerazzurri. Fica ainda a saber que os portistas são ligeiramente favoritos à vitória, segundo as odds da Betano.pt.

Os outros jogos

Nos restantes encontros que fecham a ronda dos oitavos de final parece já estar tudo decidido, isto se imperar a lógica do mais forte. O Manchester City recebe o Leipzig, depois de empatar a um golo na Alemanha e em casa os ingleses costumam ser muito fortes, como prova a odd da Betano.pt. Em Itália, o Nápoles tem para gerir uma vantagem de 2-0 trazida na bagagem da Alemanha, enquanto em Espanha o Real Madrid goza de uma boa almofada depois do histórico triunfo por 5-2 em Anfield Road.

Prémio