Depois do Benfica ter entrado com o pé direito nos oitavos de final da Liga dos Campeões, batendo o Club Brugge, por 2-0, na primeira mão na Bélgica, agora é a vez do FC Porto iniciar a sua eliminatória com o Inter Milão, no Giuseppe Meazza, em Itália, esta quarta-feira, dia 22 de fevereiro, às 20h. Além deste encontro, há ainda uma reedição de finais recentes entre Liverpool e Real Madrid, a visita do Nápoles à Alemanha para defrontar o Eintracht Frankfurt e a receção do RB Leipzig ao Manchester City. Como de costume, podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt e, fica desde já a saber, que o Inter Milão é favorito no duelo com o FC Porto.
A expressão não interessa como começa, mas sim como acaba cai que nem uma luva no caminho que o FC Porto fez na fase de grupos da Champions. É que os campeões nacionais arrancaram com duas derrotas, mas depois somaram quatro triunfos seguidos, os quais abriram as portas do primeiro lugar do seu grupo. Já o Inter Mião acabou em segundo, atrás do Bayern Munique e à frente do FC Barcelona, que seguiu para o play-off de acesso da Liga Europa. Até ao momento as duas equipas já se defrontaram em quatro ocasiões, com os dragões a registarem uma vitória, um empate e duas derrotas, e curiosamente todas elas aconteceram no mesmo ano civil, em 2005.
Na época 2004/05, os italianos eliminaram o FC Porto, na altura campeão europeu em título, nos oitavos de final da Champions, com um empate a um golo no Dragão e uma vitória no Giuseppe Meazza por 3-1, com os três golos a serem apontados por Adriano. Meses depois, na fase de grupos da competição de 2005/06, os dois conjuntos voltaram a medir forças, com o FC Porto a vencer em casa por 2-0, enquanto o Inter Milão triunfou no seu estádio por 2-1.
No total de confrontos com equipas transalpinas, o saldo cai um pouco para o lado italiano, já que, em 38 confrontos, os portistas venceram 12 jogos, empataram 11 e perderam em 15 ocasiões. No entanto, os campeões nacionais superiorizaram-se a equipas italianas nas últimas duas eliminatórias disputadas: em 2018/19 ultrapassaram a AS Roma nos oitavos de final da Liga Europa e, em 2020/21, fizeram o mesmo à Juventus na Liga dos Campeões.
O FC Porto, que venceu a prova em 1986/87 e 2003/04, está pela 13.ª ocasião nos “oitavos” da Champions e em cinco edições rumou aos quartos de final – 2003/04, 2008/09, 2014/15, 2018/19 e 2020/21. Já os nerazzurri estão pela décima vez nesta fase da prova, a qual conquistaram em três ocasiões: 1963/64, 1964/65 e 2009/10, esta última sob o comando de José Mourinho, que também venceu a competição com o FC Porto em 2003/04. De recordar ainda que Sérgio Conceição, técnico dos azuis e brancos, foi jogador do Inter Milão e colega de equipa de Javier Zanetti, atual homem forte dos italianos para o futebol, e partilhou o balneário com Simone Inzaghi na Lázio de Roma, ele que é o técnico nos nerazzurri.
Os dois conjuntos chegam a esta eliminatória ocupando o segundo lugar nas respetivas ligas. No caso do FC Porto, a luta pela liderança ainda está totalmente aberta, já em Itália, o atraso que o Inter Milão tem para o Nápoles já é considerável e só uma hecatombe napolitana irá permitir que os nerazzurri possam chegar ao título. FC Porto e Inter Milão venceram os respetivos jogos do fim de semana (os dragões em casa com o Rio Ave, por 1-0, e os italianos bateram a Udinese por 3-1, em Milão), sendo que o campeão nacional vai em dez triunfos consecutivos e 22 jogos encontros sem conhecer o sabor da derrota.
Para o duelo com os nerazzurri, Sérgio Conceição tem muitas dores de cabeça, já que a lista de lesionados é longa, mas há a esperança que alguns desses nomes recuperem a tempo da primeira mão dos oitavos.
Matheus Uribe, Otávio, Gabriel Veron, Galeno e Evanilson, por exemplo, falharam a partida com o Rio Ave. Do lado italiano, Simone Inzaghi tem visto progressivamente a lista de indisponíveis diminuir e peças importantes como Brozovic, Lukaku e Handanovic foram titulares na partida com a Udinese. Taremi, com cinco golos, e Dzeko, com três, são os melhores marcadores das respetivas equipas nesta edição da Champions.
O Liverpool vai ter mais uma oportunidade para se “vingar” do Real Madrid, isto depois de ter perdido as finais de 2021/22 e 2017/18 para os merengues e de ter caído nos quartos de final da competição diante deste mesmo adversário em 2020/21. Nos últimos cinco confrontos entre os dois conjuntos, os espanhóis venceram quatro e houve ainda um empate. No total, já se defrontaram em nove ocasiões, com os ingleses a vencerem três encontros, um deles na final da prova na época 1980/81. De acordo com as odds da Betano.pt, os reds são ligeiramente favoritos a vencer o encontro.
Esta temporada, o Liverpool tem sido uma sombra de si mesmo. Os comandados de Jurgen Klopp, campeões em 2019/20, estão muito aquém das expetativas e arriscam-se a falhar a qualificação para a Champions de 2023/24, via campeonato, já que neste momento são oitavos classificados, a seis pontos da última vaga que garante acesso à prova milionária. Posto isto, vencer a Champions terá um duplo significado para o Liverpool: a conquista do troféu e o prestígio que isso confere, bem como apurar-se para a competição na próxima época. Por outro lado, o Real Madrid, campeão europeu e mundial em título, tem na Champions a sua competição de eleição. A nível interno é segundo classificado na liga espanhola, já a oito pontos do FC Barcelona, distância que pode ser decisiva para os catalães voltarem a conquistar a prova.
Os reds conseguiram um resultado importante na última ronda da liga inglesa, ao derrotarem fora o Newcastle, por 0-2, o que permitiu aproximaram-se dos lugares de acesso à próxima edição da Champions. Já o Real Madrid venceu fora o Osasuna, pelo mesmo resultado. Ambos os conjuntos têm tido ao longo da temporada muitos jogadores importantes lesionados, mas esse panorama melhorou um pouco nas últimas semanas.
Darwin Nunez, que marcou diante do Newcastle, saiu, no entanto, tocado desse encontro, enquanto Benzema foi poupado por Carlo Ancelotti, para estar em condições para o difícil duelo com os reds. Salah, com sete golos, é o melhor marcador do Liverpool na competição, e da própria Champions, juntamente com Kylian Mbappé, já nos merengues é Vini Jr o craque com a pontaria mais afinada, com tentos apontados. Para terminar, fica a saber que os comandados de Klopp são ligeiramente favoritos ao triunfo, isto de acordo com as odds da Betano.pt.
Além do Inter Milão-FC Porto e do Liverpool-Real Madrid há mais dois jogos dos oitavos de final da Liga dos Campeões. São eles a receção do Eintracht Frankfurt ao Nápoles e a visita do Manchester City ao terreno do RB Leipzig. Curiosamente e, apesar de ambas as equipas jogarem casa, os conjuntos alemães não partem como favoritos para esta primeira mão. De acordo com as odds da Betano.pt, Nápoles e Manchester City estão melhor cotados para alcançarem o triunfo nas respetivas partidas.