Aí está o primeiro grande Clássico da I Liga 2022/23, com o FC Porto a receber o Sporting este sábado, 20 de agosto, em jogo da terceira jornada. Podes apostar neste apaixonante desafio no site da Betano.pt e fica a saber que os dragões são favoritos.
As duas equipas chegam a este jogo separadas por dois pontos, com vantagem para os azuis e brancos, que venceram Marítimo (em casa) e FC Vizela fora), enquanto os leões empataram no reduto do SC Braga e bateram em Alvalade o Rio Ave.
Taremi e Evanilson, pelo FC Porto e Pedro Gonçalves, no Sporting, são as principais opções para jogarem no ataque e por isso fomos analisar o respetivo registo goleador contra o rival deste sábado, dia 20 de agosto.
Taremi realizou sete desafios diante do Sporting e marcou dois golos, curiosamente em dois dos três últimos confrontos: no empate a duas bolas no Dragão, no último campeonato, e na vitória azul e branca em Alvalade por 2-1, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Mas mesmo sem faturar, o iraniano foi muito feliz noutra visita ao covil do leão, na célebre noite em que o árbitro João Pinheiro assinalou três grandes penalidades cometidas por Coates sobre si, num triunfo do Rio Ave por 3-2, em agosto de 2019. Já Evanilson tem um golo em quatro desafios com o Sporting, obtido em Alvalade, na já referida meia-final da Taça de Portugal da temporada transata.
Duas curiosidades na equipa do FC Porto. Os dois jogadores que têm mais duelos frente ao Sporting, Pepe e Otávio (21 jogos para o central e 15 para o médio), nunca marcaram aos leões
Quanto a Pedro Gonçalves, marcou três golos nas duas primeiras jornadas do campeonato, recuperando o rótulo de goleador que ganhou na época de estreia no Sporting, em 2019/20. “Pote” tem estado certeiro, mas desde que assinou pelos leões ainda não conseguiu marcar ao FC Porto. Em seis jogos frente aos dragões – quatro pelo Sporting e dois pelo Famalicão – foi ao serviço dos azuis que conseguiu marcar aos… azuis, numa vitória por 2-1 a 3 de junho de 2020.
Uma curiosidade: dentro do plantel leonino, o jogador que mais marca ao FC Porto não é avançado, mas extremo. Falamos de Nuno Santos que já marcou por cinco vezes aos azuis e brancos, três deles ao serviço do Sporting, com outros dois golos marcados pelo Rio Ave.
Rúben Amorim estava em vantagem no duelo particular com Sérgio Conceição, mas o treinador do FC Porto igualou-o depois de ter ganho por 1-0, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal de 2021/22, na última vez em que se defrontaram. Ambos registam três vitórias, com quatro empates pelo meio.
No entanto, dois dos triunfos de Amorim foram nas duas vezes em que defrontou Conceição ao serviço do SC Braga, pelo que se analisarmos apenas os duelos enquanto técnicos de FC Porto e Sporting, Sérgio Conceição está em vantagem, com três vitórias, uma derrota e quatro empates. A única ocasião em que Rúben Amorim venceu o seu homólogo foi nas meias-finais da Taça da Liga de 2020/21.
Na última temporada as duas equipas empataram a duas bolas no jogo do campeonato realizado no Dragão, o que na altura permitiu aos dragões manterem os seis pontos de vantagem, a 12 jornadas do final. De resto, a igualdade já tinha sido o resultado da temporada anterior na I Liga, mas dessa feita sem golos.
Temos de recuar até maio de 2016 para encontrarmos a última vitória do Sporting no Dragão (3-1, com bis de Islam Slimani). De resto, essa foi a exceção entre dez vitórias do FC Porto, até aos tais dois últimos empates. Ou seja, nos últimos 13 confrontos no Dragão, os azuis e brancos saíram com os três pontos em dez, houve dois empates e uma vitória leonina. Como será desta vez?