O FC Porto recebe o Sporting esta sexta-feira, 11 de fevereiro, no Clássico da 22ª jornada da I Liga portuguesa, numa altura em que os dragões lideram, com seis pontos de avanço sobre os leões. Podes apostar neste grande clássico no site da Betano.pt e fica a saber que a equipa orientada por Sérgio Conceição é favorita. Recorde-se que houve empate a uma bola no desafio da primeira volta, em Alvalade, com Nuno Santos a adiantar os verdes e brancos e Luis Díaz a estabelecer o resultado final.

O FC Porto tem realizado um campeonato impressionante, somando 59 pontos em 21 jogos, fruto de 19 vitórias e dois empates (o já referido encontro em Alvalade, na longínqua quinta jornada e outro diante do Marítimo, no Funchal). Na última ronda ganhou em Arouca por 2-0 e caso vença o rival lisboeta atinge a 16ª vitória consecutiva, o equivalente a uma volta inteira. O último jogo que os dragões não ganharam foi, precisamente, frente ao Sporting, em Alvalade, na 5ª jornada do campeonato.

O Sporting também tem feito uma competição de grande nível, tendo 53 pontos, fruto de 17 vitórias, dois empates (com o FC Porto e em Famalicão) e duas derrotas (nos Açores, com o Santa Clara, e em Alvalade, com o SC Braga). Nos últimos cinco desafios para a I Liga, ganhou por três vezes (Vizela, fora de casa, por 2-0, B SAD, também fora, por 4-1 e Famalicão, em Alvalade, por 2-0) mas sofreu as já referidas duas derrotas. Sendo que pelo meio, alcançou as meias-finais da Taça de Portugal depois de ganhar ao Leça por 4-0, em terreno neutro, e obteve mais dois triunfos, com Santa Clara e Benfica, que valeram a conquista da Taça da Liga. 

As ausências e as dúvidas

Diogo Costa saiu lesionado do último jogo do FC Porto em Arouca e teve necessidade de se deslocar ao hospital, de onde teve alta na mesma noite. Entretanto, exames complementares realizados nos últimos dias afastaram o cenário de lesão grave e tudo indica que esteja apto para defender a baliza portista no clássico. No Sporting, Pedro Gonçalves saiu com queixas do desafio com o Famalicão e apresenta cansaço muscular, aguardando-se com expetativa para saber se vai recuperar a 100 por cento e manter a titularidade no Dragão. Ausência certa nos verdes e brancos será Pedro Porro, que estava em risco de suspensão e viu o amarelo na partida com o Famalicão. Recorde-se que foi na sequência de um magnífico cruzamento de Porro que Nuno Santos marcou o golo dos leões no clássico com o FC Porto da primeira volta.

Superioridade do FC Porto no Dragão 

Na última temporada as duas equipas empataram sem golos no jogo do Dragão para a I Liga, resultado que permitiu aos lisboetas manter a vantagem de dez pontos na liderança, a 13 jornadas do fim. Mas essa foi uma exceção na superioridade do FC Porto, que tinha vencido os últimos cinco encontros oficiais como anfitrião. Temos de recuar até maio de 2016 para encontrarmos a última vitória do Sporting no Dragão (3-1 em jogo a contar para o campeonato, partida em que Islam Slimani bisou). Se estendermos a análise aos últimos dez desafios, verificam-se sete triunfos dos anfitriões, duas vitórias dos visitantes e uma igualdade. No total de jogos oficiais em casa com o Sporting, o FC Porto ganhou 63 vezes, o Sporting 19 e verificaram-se 31 empates.

Slimani gosta de marcar ao FC Porto

Islam Slimani, que viu confirmado o seu regresso ao Sporting no último dia do mercado de inverno, revelou tendência para marcar ao FC Porto na sua primeira passagem pelos leões, entre 2013 e 2016. Nos seis desafios para o campeonato diante dos azuis e brancos marcou seis golos, tendo bisado em duas ocasiões e só não tendo faturado em dois desafios. Curiosamente, na sua despedida ao serviço do Sporting, em agosto de 2016, marcou um golo ao FC Porto, em triunfo por 2-1 em Alvalade. O argelino estreou-se esta temporada pelos leões no encontro com o Famalicão, tendo feito dupla na frente com Paulinho nos últimos 18 minutos.

Por falar em Paulinho, que deverá ser o ponta de lança titular do Sporting no Dragão, marcou dois golos nas 13 ocasiões em que defrontou o FC Porto: um golo em abril de 2019, no 1-1 entre SC Braga e FC Porto e outro em janeiro de 2020, na vitória por 2-1 do SC Braga no Dragão, em jogo do campeonato, com Rúben Amorim como treinador dos “guerreiros”. Refira-se que esta será apenas a segunda vez que enfrentará o FC Porto ao serviço do Sporting, tendo alinhado no 1-1 da primeira volta deste campeonato. Quem atravessa momento de grande fulgor no Sporting é Pablo Sarabia. O espanhol marca há quatro jogos consecutivos e já soma 11 golos e sete assistências esta temporada pelos verdes e brancos.

No FC Porto, Evanilson e Taremi, os dois pontas de lança com mais hipóteses de alinhar de início, ainda procuram o primeiro golo diante do Sporting. Até hoje, o brasileiro só esteve em campo diante dos leões durante 18 minutos, no 0-0 da temporada passada para a I Liga, enquanto o iraniano fez quatro encontros completos frente aos lisboetas (dois pelo FC Porto e dois pelo Rio Ave), mais um jogo em que esteve em campo apenas seis minutos. Ainda assim, Taremi já foi muito feliz num encontro com o Sporting, ao ver o árbitro João Pinheiro marcar três grandes penalidades cometidas por Coates sobre si, num triunfo do Rio Ave por 3-2 em Alvalade, em agosto de 2019.  Quem já faturou aos leões foi Galeno, por uma vez e bem recentemente, no triunfo do SC Braga em Alvalade por 2-1. O brasileiro marcou de grande penalidade, após falta cometida por Matheus Reis sobre ele próprio. Foi o seu único golo nas 12 vezes em que defrontou o Sporting (nove pelo SC Braga e três pelo Rio Ave).

Quem será mais forte no Dragão: FC Porto ou Sporting?