O FC Porto recebe o Arsenal, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, no próximo dia 21 fevereiro, um adversário contra o qual nunca perdeu em casa. À mesma hora, há ainda o Nápoles-FC Barcelona, um duelo que coloca frente a frente as duas equipas mais mediáticas que Diego Armando Maradona representou na carreira. Um dia antes, na terça-feira, dia 20, os jogos Inter Milão-Atlético Madrid e PSV-Borussia Dortmund dão o pontapé de saída dos encontros desta semana da Champions. Podes apostar nestes grandes duelos no site da Betano.pt, bem como no mercado de campeão da prova.

FC Porto quer manter registo positivo no Dragão

Os azuis e brancos são a única equipa portuguesa ainda em prova e têm pela frente um duro teste nos oitavos de final da Champions. É que pela frente vão ter o Arsenal, equipa que luta pelo título em Inglaterra e que deu um enorme salto qualitativo desde a chegada de Mikel Arteta ao comando técnico do clube. 

O FC Porto apurou-se para esta fase com todo o mérito, ao terminar em segundo lugar no grupo H, com os mesmos 12 pontos que o líder FC Barcelona, e com 15 golos apontados e oito sofridos. No Dragão, o FC Porto perdeu com os catalães (0-1) e bateu o Antuérpia (2-1) e Shakhtar Donetsk (5-3). Como visitante, triunfou nos terrenos dos belgas (1-4) e ucranianos (1-3) e foi derrotado pelo Barça, por 2-1.

No casos dos gunners, estes venceram o grupo B, com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e uma derrota), à frente do PSV, que terminou com nove pontos, do Lens, com oito, e do Sevilha, com apenas dois. Em Londres, o Arsenal venceu PSV (4-0), Sevilha (2-0) e Lens (6-0), enquanto como equipa forasteira perdeu em França (2-1), empatou nos Países Baixos (1-1) e derrotou o Sevilha em Espanha, por 1-2.

Até ao momento, FC Porto e Arsenal defrontaram-se em seis ocasiões, com os portistas a registarem dois triunfos contra três dos ingleses e houve ainda um empate. Em 2006/07, os gunners venceram em casa por 2-0 e registaram um nulo no Dragão, isto em partidas da fase de grupos da Champions. Em 2008/09, e novamente nesta ronda da prova, mediram forças com o Arsenal e a formação londrina venceu por 4-0 no Emirates Stadium, mas no Porto, os azuis e brancos foram melhores e derrotaram este adversário por 2-0. Em 2009/10, e nos oitavos de final da prova milionária, os pupilos de Jesualdo Ferreira venceram a primeira mão por 2-1, com golos de Falcao e Varela (Sol Campbell marcou para os visitantes), mas no segundo jogo foram goleados em Londres, por 5-0.

O histórico do FC Porto, a jogar em casa contra equipa inglesas, é positivo,  com oito triunfos, oito empates e sete derrotas, já o Arsenal em dez deslocações ao nosso País soma só uma vitória (contra o Sporting por 0-1, em 2018/19), seis empates e três derrotas (as duas contra o FC Porto e mais uma diante do SC Braga, por 2-0, em 2010/11). A título individual, destaque para os quatro golos de Evanilson e Galeno na competição, enquanto no capítulo das assistências os nomes a reter são Galeno (três) e Pepê, este com dois passes certeiros. Nos forasteiros, as principais ameaças para a baliza de Diogo Costa são Gabriel Jesus (quatro golos e duas assistências) e Saka, com três golos e quatro assistências. Sobre este jogo, fica ainda a saber que os visitantes são favoritos ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.

Os outros jogos da ronda

Na terça, o Inter Milão, líder da Serie A, recebe o Atlético Madrid e é favorito à vitória nesta primeira mão dos oitavos de final, segundo as odds da Betano.pt. Esta partida marca o reencontro de Diego Simeone com o seu antigo clube, ele que representou os nerazzurri duas temporadas (1997/98 e 1998/99), depois de três épocas ao serviço dos colchoneros. No outro encontro da noite, o PSV parte como favorito para o confronto com o Borussia Dortmund, que terminou em primeiro lugar no “grupo da morte”, o qual era composto ainda por PSG, AC Milan e Newcastle. 

Na quarta, dia 21, além do já referido FC Porto-Arsenal, o Barça recebe o Nápoles, naquela que é apenas a terceira eliminatória entre os dois conjuntos, a segunda desde que Diego Maradona nos deixou, ele que foi idolatrado em Nápoles e uma das maiores estrelas que passou pelos culé. Em 2019/20, meses antes do falecimento de El Pibe, registaram-se os primeiros duelos entre espanhóis e italianos, nos oitavos de final da Champions: empate a um golo no Sao Paolo e vitória catalã em casa por 3-1. Em 2021/202, agora na Liga Europa, o Barça voltou a ser superior e, apesar do empate na Catalunha (1-1) na primeira mão, a formação blaugrana deu a volta à eliminatória no segundo duelo, com triunfo forasteiro por 4-2. Para terminar, fica ainda a saber que os pupilos de Xavi partem como favoritos, segundo as odds da Betano.pt.