Este será um fim de semana em que os apreciadores de futebol vão poder deliciar-se com dois dos maiores dérbis dos campeonatos europeus. No sábado, o Liverpool recebe o Everton, para a 25ª jornada da Premier League, e no dia seguinte será a vez de AC Milão e Inter Milão se defrontarem, em partida da 23ª ronda da Série A. Pode apostar nestes dois emocionantes dérbis no site da Betano.

derbis

Apesar de passar por uma grande crise de resultados no campeonato inglês, o Liverpool, atual sexto classificado, é claramente favorito, com odd de 1,50 para a sua vitória. O triunfo do Everton paga 5,80 euros por cada euro apostado e o empate 4,20 euros pelo mesmo valor. De notar que em caso de triunfo, os “toffees” igualarão os “reds” na tabela classificativa e com menos um jogo disputado.

Como se sabe, AC Milan e Inter Milão partilham o mesmo estádio e por isso a vantagem de jogar em casa não se coloca. Existe ligeiro favoritismo “nerazzurro”, com uma odd de 2,02 para o seu triunfo, enquanto a vitória dos “rossoneri” paga 3,45 euros por cada euro investido e o empate tem uma odd de 3,35. As duas equipas ocupam as duas primeiras posições na Série A, com um ponto de vantagem para o Inter Milão.

Everton quer “passar a perna” a um Liverpool irreconhecível

O Liverpool obteve uma importante vitória por 2-0 no terreno do RB Leipzig na passada terça-feira, para a Liga dos Campeões. No entanto, no campeonato ocupa um incomum sexto lugar e perdeu nas últimas três jornadas. E registou duas vitórias, três empates e cinco desaires nas últimas dez jornadas da competição.

Para se ter noção da fase terrível que o Liverpool atravessa basta dizer que não venceu os últimos cinco jogos como visitado na Premier League e que ainda “lambe as feridas” depois humilhante derrota sofrida diante do líder Manchester City (1-4). Antes, tinha perdido com o Brighton e com o Burnley e empatado com o Manchester United e com o West Bromwich Albion.

dérbis

Já o Everton tem-se apresentado num nível bastante apreciável como forasteiro, pois ganhou em quatro das últimas cinco partidas (Leeds United, Southampton, Sheffield United e Leicester) e empatou com o Manchester United, conseguindo o 3-3 final na última jogada. No entanto, na passada quarta-feira, foi derrotado em casa pelo líder Manchester City, por 3-1.

No desafio deste sábado, um dos grandes candidatos a decidir no Liverpool é Mo Salah, autor de 23 golos em 30 jogos oficiais na época em curso. Sem surpresa, é o futebolista com mais probabilidades de faturar nesta partida (odd de 1,62). No Everton, muitas das atenções estarão centradas em Calvert Lewin, que soma 18 golos em 25 partidas. Um golo desta avançado no dérbi paga 2,80 euros por cada euro investido.

Analisando os últimos dez dérbis entre Liverpool e Everton para a Premier League em Anfield, verificaram-se seis vitórias dos visitados e quatro empates. É preciso recuar até 1999/2000 para encontramos um triunfo forasteiro.

Everton à frente do Liverpool é cenário raro

Certo dia, Bill Shankly, o mais mítico treinador da história do Liverpool, disse que na cidade “havia dois grandes clubes, o Liverpool e as reservas do Liverpool”. Tudo para expressar a grande superioridade dos “reds” face aos “toffees”.

Analisando os 73 campeonatos que se disputaram depois do fim da II Guerra Mundial, o Liverpool terminou à frente em 57 edições e o Everton apenas em 16. Entre 1954/55 e 1962/63 assistiu-se a uma inusitada superioridade dos “toffees”, que nesse período de tempo conseguiram nove das 16 classificações melhores. Se nos cingirmos aos 20 campeonatos do século XXI, só em três ocasiões é que o Everton terminou a Premier League à frente do rival: 2004/05, 2011/12 e 2012/13. Será que este ano voltará a conseguir esse feito?

Um dos factos mais curiosos do dérbi do Merseyside é o facto de Anfield, atual estádio do Liverpool, ter começado por ser a casa do Everton, entre 1884 (ano da sua inauguração) e 1892. Neste ano, em virtude do grande aumento do preço do aluguer, o Everton decidiu mudar-se para Goodison Park, a 1100 metros de distância e onde ainda se mantém. A 1 de setembro de 1894 o Everton realizou o seu primeiro jogo na nova casa, curiosamente o mesmo dia em que o Liverpool se estreou em Anfield. E para “picar” os rivais, os apoiantes do Everton também gostam de recordar que o Liverpool usava a cor azul (a mesma dos “toffees” e chamava-se Everton Athletic.

Rivais de Milão querem o “poleiro” da Juventus

A Juventus tem sido a grande dominadora em Itália, tendo vencido os últimos nove campeonatos. Mas esta ameaça ser a época em que a enorme superioridade da “vechia signora” vai ser quebrada, com os rivais de Milão em boa posição. O Inter Milão lidera com 50 pontos, seguido precisamente pelo AC Milão, com 49. A Juventus segue em quarto lugar, a oito pontos da liderança, embora conte com menos um encontro realizado. Curiosamente, os dois clubes de Milão têm os mesmos 18 títulos de campeão, o que “apimenta” ainda mais a questão para saber se algum deles vai finalmente desempatar.

dérbis

Foi aliás na última jornada que os “rossoneri” perderam o primeiro lugar para o grande rival, depois da surpreendente derrota que sofreram no terreno do Spezia, por 2-0. Já o Inter Milão bateu a Lazio por 3-1, em San Siro.

O Inter Milão vincou supremacia clara nos últimos dez anos de confrontos para a Série A com o rival, tendo vencido os dérbis por dez vezes, enquanto o AC Milan só conseguiu somar os três pontos em quatro ocasiões. Verificaram-se seis empates.

Duelo escaldante de goleadores

Haverá um duelo muito particular no “derby della Madonnina” entre os goleadores Zlatan Ibrahimovic e Romelu Lukaku. No recente confronto entre as duas equipas (2-1 para o Inter Milão, nos quartos de final da Taça de Itália) os dois “pegaram-se” e tiveram de ser separados por vários jogadores dos dois emblemas. Muito perto do intervalo, o sueco disse para o belga: “Vai fazer o teu vudu de m… noutro lugar, otário”, com o atacante do Inter Milão a responder que no intervalo falariam. Viram ambos o amarelo e Zlatan acabou por ser expulso aos 58’, por acumulação de amarelos, num lance que nada teve a ver com Lukaku.

Os dois jogadores foram castigados com um jogo de suspensão devido aos insultos trocados, mas a justiça italiana quer perceber se existiram abusos raciais e ambos foram ouvidos na Procuradoria-Geral da República Italiana.

Uma coisa é certa: como habitualmente, Ibrahimovic e Lukaku têm realizado uma grande temporada e serão as grandes ameaças para as defesas no dérbi deste domingo. O belga lidera a tabela dos melhores marcadores da Série A com os mesmos 16 golos de Cristiano Ronaldo, enquanto o sueco surge na terceira posição, com 14, em igualdade com Ciro Immobile. No entanto, “Ibra” tem uma produtividade superior, marcando a cada 69 minutos, enquanto Lukaku necessita de 100 minutos para fazer balançar as redes.

O sueco de 39 anos tem 14 golos e pode passar a ser o jogador mais velho a marcar 15 golos na Serie A italiana numa só época, ultrapassando o recorde estabelecido por Silvio Piola, em 1951-52.

Quanto a Lukaku, chegou aos 300 golos na carreira ao bisar no jogo com a Lazio. E soma 56 golos em 81 jogos pelo seu clube, desde que chegou do Manchester United, no verão de 2019.

Portugueses em destaque nos dérbis

Alguns jogadores portugueses poderão ter uma palavra a dizer nestes dois grandes dérbis. No “Merseyside derby” terá de ficar adiado o encontro entre Diogo Jota e André Gomes. O avançado que em setembro trocou o Wolverhampton pelo Liverpool surpreendeu o mundo do futebol com a sua afirmação supersónica no campeão europeu e conseguiu apontar nove golos em 17 jogos (dos quais apenas dez como titular) mas lesionou-se com gravidade em dezembro e ainda não está recuperado. A representação lusa ficará assim apenas a cargo de André Gomes, que tem alternado a titularidade com o banco (começou nove partidas desta Premier League no onze inicial e foi suplente utilizado por oito vezes). E ainda não marcou um único golo esta temporada, em todas as competições.

O “derby della Madonnina” poderá contar com dois portugueses em campo, ambos pelo AC Milan. Diogo Dalot soma 18 jogos oficiais esta época, dos quais 14 como titular, tendo apontado um golo. E Rafael Leão tem 6 golos em 24 jogos (17 como titular).