Dia 23 e 24 de janeiro disputam-se, no Estádio Municipal de Leiria, as meias-finais da Taça da Liga, ambas às 19h45. Primeiro, na terça-feira, entram em ação SC Braga e Sporting e na quarta-feira é a vez de Benfica e Estoril medirem forças. Podes apostar nestes dois jogos no site da Betano.pt, bem como na final da competição, que se realiza no sábado, 27 de janeiro, no mesmo palco.
Esta é a 17ª edição da prova e o Benfica é o clube com mais conquistas até ao momento. Os encarnados já têm sete troféus no museu, no entanto, não vencem a Taça da Liga desde 2015/16. O Sporting, com quatro triunfos, surge logo atrás e o Sporting Braga fecha o pódio, com duas vitórias. FC Porto, o atual detentor do troféu, Moreirense e Vitória de Setúbal, que venceu a primeira edição, registam todos um título.
Para chegarem à “final four”, o Sporting Braga venceu o grupo A, com 4 pontos, os mesmos que o Casa Pia, o Benfica e Sporting fizeram o pleno no B e C, respetivamente, com duas vitórias em outros tantos jogos, enquanto no D o Estoril bateu o FC Porto, por 3-1, em casa, resultado que ajudou os canarinhos a terminarem na liderança do grupo, com seis pontos.
Os minhotos garantiram uma vaga na final four, devido à melhor diferença de golos marcados e sofridos, em comparação com o Casa Pia. No duelo em Braga, registou-se um empate a um golo, depois os comandados de Artur Jorge bateram o Nacional por 3-1, enquanto os lisboetas venceram os madeirenses por 2-1. Os quatro golos apontados pelos bracarenses foram todos da autoria de diferentes jogadores: Pizzi, João Moutinho, Ricardo Horta e Sikou Niakaté. No caso leonino, o caminho até à final four foi mais tranquilo. Primeiro, triunfo diante do Farense, em casa, por 4-2, com três golos de Viktor Gyökeres e um de Nuno Santos, e depois vitória forasteira, frente ao Tondela, por 2-1, com tentos de Paulinho e Daniel Bragança.
Até ao momento, os dois conjuntos já se defrontaram em cinco ocasiões na Taça da Liga, com o Sporting a vencer três duelos, os minhotos um e houve ainda um empate. O primeiro embate foi em 2009/10, na fase de grupos, e o triunfo sorriu aos leões, por 2-1. Nove anos depois, novo confronto, agora nas meias-finais da prova, tendo-se registado uma igualdade (1-1), ao cabo de 120 minutos. No desempate por grandes penalidades, o Sporting foi mais forte e venceu por 4-3, rumando desta forma à final, em que venceu o FC Porto também na marcação de penáltis, isto depois de o marcador apresentar 1-1 no final do prolongamento.
Na temporada seguinte, os minhotos “vingaram-se” do conjunto da capital, vencendo por 2-1, nas meias-finais da prova, numa altura em que Rúben Amorim era o treinador dos bracarenses. Na final, o conjunto do Minho viria a vencer o FC Porto, por 1-0, com um golo de Ricardo Horta, aos 90+5, levando assim o troféu para casa. Em 2020/21, os dois conjuntos mediram forças na final, agora com Amorim já no comando técnico dos leões, e o Sporting venceu por 1-0. O último embate teve lugar nos quartos de final da edição de 2022/23, com a formação leonina a golear o rival, por 5-0.
Sporting Braga e Sporting já se defrontaram esta temporada, no Minho, em partida da 4ª jornada do campeonato, e registou-se um empate a um golo. Pote, aos 25 minutos, deu vantagem aos forasteiros, mas aos 78 Djaló fez o resultado final, Para terminar, fica a saber que os pupilos de Rúben Amorim são favoritos ao triunfo, isto segundo as odds da Betano.pt.
O campeão nacional chegou a esta fase da prova, depois de triunfos diante do Arouca (fora, por 2-0) e do AVS (em casa, por 4-1). Na vitória alcançada longe da Luz, os marcadores de serviço foram Di Maria e Arthur Cabral, já na goleada no seu estádio João Mário, Tiago Gouveia, um autogolo e outra vez Di Maria fizeram o gosto ao pé. Foram dois jogos, duas vitórias tranquilas e o passaporte de acesso a mais uma “final four” por parte da equipa com mais troféus conquistados na competição. O Estoril, por sua vez, é a surpresa entre os semifinalistas, já que tinha no seu grupo o FC Porto. Como já referimos, os canarinhos venceram em casa os azuis e brancos, por 3-1, e fora o Leixões, por 2-1 – Cassiano, com um golo em cada triunfo, é o melhor marcador da equipa na prova.
A última vez que o Benfica conquistou a prova foi em 2015/16, altura em que goleou o Marítimo, por 6-2, no jogo decisivo. Dessa equipa, só sobra Gonçalo Guedes, que depois viria a ser transferido para o PSG e agora se encontra outra vez na Luz, por empréstimo do Wolves. Na época seguinte, os encarnados caíram nas meias-finais, diante do Moreirense (1-2), e voltaram a falhar a final em 2018/19, depois de derrota nas “meias” frente ao FC Porto (1-3). Em 2020/21, novo desaire nesta ronda, agora contra o Sporting Braga (1-2), e em 2021/22, as águias voltaram a marcar presença na final da prova, mas a vitória caiu para o lado do Sporting (1-2). No caso do Estoril, esta presença na “final four” é o melhor resultado alcançado pela formação canarinha nesta competição.
Benfica e Estoril nunca se defrontaram na Taça da Liga, mas já mediram forças em 72 duelos, contabilizando todas as competições. Até ao momento, as águias venceram 54 jogos, empataram 13 e só perderam em cinco ocasiões. Nos últimos dez confrontos, os encarnados levaram a melhor em nove deles e houve ainda uma igualdade (1-1, em 2020/21, em partida do campeonato). É preciso recuar até 1977 para encontrar o último triunfo canarinho: 3-2, em jogo da Taça Federação Portuguesa Futebol. Para terminar, fica a saber que o Benfica é claramente favorito à vitória, isto de acordo com as odds da Betano.pt.