O Estádio Olímpico de Berlim recebe esta quinta-feira a final da Taça da Alemanha, que vai opor Borussia Dortmund e RB Leipzig. Pode ver em LiveStream e Apostar neste emocionante jogo no site da Betano.pt e saiba que este é o exemplo perfeito de uma partida sem favorito, pois a odd para a vitória das duas equipas é a mesma. É muito difícil prever quem vai vencer, mas é fácil de adivinhar que quem vai sair a ganhar são os espetadores, pois estamos a falar de duas equipas que privilegiam o jogo ofensivo e que costumam praticar excelente futebol.
Esta época defrontaram-se em duas ocasiões, ambas na Bundesliga e com clara superioridade do Borussia Dortmund. Na 15ª jornada, os “schwarzgelben” ganharam por 3-1 no reduto da equipa patrocinada pela Red Bull e muito recentemente, a 8 de maio, voltaram a vencer, desta vez em casa, por 3-2. Se alargamos o histórico de confrontos aos últimos dez jogos oficiais, o cenário não muda de figura. São seis triunfos do Borussia Dortmund, duas vitórias do RB Leipzig e duas igualdades.
Apesar deste domínio da formação de Dortmund, a verdade é que o RB Leipzig tem estado melhor no campeonato, prova em que ocupa o segundo lugar e conseguiu ser a equipa que mais luta deu ao incontestado vencedor Bayern Munique. A determinada altura até chegou a parecer possível discutir o cetro com o colosso bávaro, mas como habitualmente acontece, este “descolou” e já é virtual campeão, possuindo vantagem de dez pontos a duas jornadas do fim.
Ou seja, o RB Leipzig está neste momento a ocupar o lugar que nos tempos recentes tem sido do Borussia Dortmund: o de principal rival do Bayern Munique. Pelo menos dentro do campo, pois a nível de adeptos a situação já muda de figura, em face da nula tradição do RB Leipzig, que foi fundando a 19 de maio de 2009.
Enquanto ao RB Leipzig falta-lhe apenas um ponto para assegurar a qualificação direta para a Liga dos Campeões, o Borussia Dortmund está no quarto lugar (o último que permite o acesso à prova milionária), com apenas um ponto de vantagem sobre o Eintracht Frankfurt, pelo que terá ainda de trabalhar muito e bem nas duas derradeiras jornadas da Bundesliga.
Já no que se refere à “performance” na atual edição da Liga dos Campeões, o Borussia Dortmund fez melhor, tendo sido eliminado nos quartos de final pelo finalista Manchester City, ao perder os dois desafios por 2-1. O RB Leipizig ficou-se pela ronda anterior, na qual foi batido sem margens para dúvidas pelo Liverpool, que venceu ambos os desafios por 2-0.
No caminho até à final da Taça da Alemanha, o RB Leipzig começou por ganhar por 3-0 em casa do Nuremberga. Seguiu-se triunfo pela mesma margem no reduto do Augsburgo e nos oitavos de final, dessa vez em casa, afastou o Bochum, com mais um resultado gordo (4-0). Nos quartos de final, deixou pelo caminho o Wolfsburgo, ao vencer na Red Bull Arena por 2-0. Foi preciso esperar pelas meias-finais para que a equipa orientada por Julian Nagelsmann sofresse um golo, mas o Werder Bremen não conseguiu resistir ao maior poderio do adversário, que acabou por vencer 2-1, com golo apontado em pleno tempo extra do prolongamento.
O Borussia Dortmund começou por “despachar” o Duisburgo por 5-0. Seguiu-se um 2-0 ao Eintracht Braunschweig, muito sofrimento no triunfo caseiro frente ao modesto Parderborn (3-2 após prolongamento), uma vitória no complicado campo do Borussia Monchengladbach, por 1-0 e nas meias-finais um triunfo tranquilo diante do Holstein Kiel, por 5-0.
Esta final da Taça da Alemanha será a derradeira oportunidade para Julien Nagelsmann, futuro treinador do Bayern Munique, despedir-se do RB Leipzig com um troféu. Que, de resto, seria o primeiro ao mais alto nível do clube, pois apesar das excelentes épocas que tem realizado, só conquistou dois títulos em divisões secundárias, em 2009-10 e 2012-13.
Quem deve estar de volta aos convocados do Borussia Dortmund para este jogo tão importante é Erling Haaland. O prodigioso atacante norueguês soma incríveis 37 golos em 38 jogos oficiais na época em curso, mas não joga desde 24 de abril, quando bisou no jogo com o Wolfsburgo, construindo “sozinho” o resultado. A defesa do RB Leipzig que se cuide, pois o jovem de 20 anos está certamente com fome de golos e de títulos. O português Raphäel Guerreiro pode também ajudar a decidir, fazendo jus ao estatuto de melhor assistente da sua equipa, em igualdade com Jadon Sancho (dez passes para golo só em jogos da Bundesliga de 2020/21). Aliás, na muito recente vitória por 3-2 diante do RB Leipzig, fez duas assistências.
O RB Leipzig não está tão dependente de um só jogador para chegar ao golo. Ou, reformulando, não terá nenhum avançado desta dimensão, o que leva a que haja uma grande democratização na hora do golo. Basta referir que o máximo goleador na temporada em curso, o dinamarquês Yussuf Poulsen, soma apenas 11 golos, em todas as competições. Mas obviamente não faltam futebolistas talentosos, capazes de decidir uma partida, como Dani Olmo ou Emil Forsberg. Este último tem realizado temporada irregular e nem sempre tem sido titular, mas deixou a sua marca muito recentemente, na já referida dramática vitória frente ao Werder Bremen, nas meias-finais da Taça da Alemanha, ao fazer o 2-1 final aos 120+1 minutos, depois de ter entrado apenas seis minutos antes.
Na quinta-feira, quem irá conseguir mais um troféu para o museu: Borussia Dortmund ou RB Leipzig?