No domingo, dia 25 de abril, o estádio de Wembley recebe mais uma edição da final da Taça da Liga, a qual coloca frente a frente o Manchester City e o Tottenham. O tão esperado confronto entre Pep Guardiola e José Mourinho não vai afinal acontecer, uma vez que Daniel Levy, presidente dos “spurs”, despediu o treinador português seis dias antes deste jogo. Pode ver em LiveStream e Apostar ao Vivo nesta partida no site da Betano.pt e saiba que o conjunto orientado pelo técnico espanhol é claramente favorito.

Durou 17 meses a relação entre Mourinho e o Tottenham. O português foi contratado para substituir Mauricio Pochettino, que ocupou o cargo durante cinco anos, tendo conduzido os londrinos até à final da Liga dos Campeões em 2018/19 – derrota frente ao Liverpool, por 2-0. A chegada do português aos “spurs” aumentou a esperança dos adeptos em verem o Tottenham a voltar aos títulos. O clube foi campeão apenas em duas ocasiões (1950/51 e 1960/61) e não vencia qualquer troféu desde 2007/08,  altura em que conquistou a Taça da Liga.

Depois do empate a dois golos, no terreno do Everton, o Special One foi afastado do cargo, deixando o clube sem qualquer título conquistado e no sétimo lugar da liga. A saída do técnico dos londrinos surpreendeu pelo “timing”, já que aconteceu a poucos dias da final da Taça da Liga. O que levou ao divórcio entre treinador e clube, só eles saberão toda a verdade, mas surgiram rumores que Mourinho estava contra a Superliga, outros apontam o desagrado do balneário pelos métodos de treino do português e por culpar os jogadores pelas derrotas como as causas do despedimento.

Quando os “spurs” perderam três jogos consecutivos na liga inglesa – contra Liverpool, Brighton e Chelsea -, algo que não sucedia desde 2012, José Mourinho puxou dos galões e mostrou-se otimista para o futuro. “Eu coloco pressão sobre mim todos os dias. Todos os dias. Não preciso da pressão dos outros. Desde 2012 que não sofríamos três derrotas consecutivas? E há quanto tempo é que não vencemos a liga? Desde 1961. “Talvez possa dar um título [ao Tottenham]”, disse o treinador luso.

Ryan Mason é o mais jovem de sempre a treinar uma equipa na liga inglesa

A profecia em que ia colocar o Tottenham na rota dos títulos ficou por concretizar com o despedimento. Para o seu lugar, Daniel Levy escolheu Ryan Mason, treinador dos Sub-19, e que vai ficar à frente da equipa pelo menos até ao fim da temporada. Caso vença a Taça da Liga e consiga o apuramento para a Liga dos Campeões, é bem possível que lhe seja dada a oportunidade de continuar no comando técnico dos londrinos.

final

Aos 29 anos, tornou-se o mais jovem de sempre a orientar uma equipa da Premier League e entrou com o pé direito, com os londrinos a vencerem o Southampton por 2-1. No fim do encontro, Gareth Bale, que foi titular e marcou um golo, elogiou Mason e pareceu ter mandado uma boca a Mourinho. “Tivemos uma boa conversa sobre alguns aspetos que podíamos melhorar. Controlámos o jogo na segunda parte e merecemos a vitória. Somos uma equipa grande, com grandes jogadores, temos de atacar mais, ficar mais adiantados em campo e foi isso que fizemos neste jogo”, disse.

Kevin De Bruyne e Harry Kane em dúvida para a final

Esta temporada, Manchester City e Tottenham já se defrontaram em duas ocasiões e cada equipa venceu o encontro que disputou em casa: 2-0 em Londres e 3-0 em Manchester.  Nos dez últimos  confrontos que colocaram os dois conjuntos frente a frente, o City venceu 6, os “spurs” três e registou-se ainda um empate. Nas sete edições mais recentes da Taça da Liga, o City venceu por cinco vezes a competição, três delas nas últimas três temporadas. Já os londrinos conquistaram o troféu em 2007/08 e, antes disso, em 1998/99.

No City, Guardiola já confirmou a titularidade do guarda-redes Zach Steffen, enquanto Sergio Aguero e Kevin De Bruyne ainda estão em dúvida. No lado do Tottenham, a grande dor de cabeça é Harry Kane. O avançado inglês saiu tocado perto do fim no jogo frente ao Everton e falhou o embate com o Southampton na última quarta-feira.  No domingo, irá o Manchester City celebrar pelo quarto ano consecutivo a vitória na Taça da Liga, ou será o regresso aos títulos do Tottenham, mais de dez anos depois da última conquista?