Em Itália a luta pelo título está ao rubro, mas esta semana todas as atenções vão estar viradas para a final da Taça, a qual coloca frente a frente a Juventus e o Inter Milão. O duelo está marcado para o dia 11 de maio, às 20h, no Estádio Olímpico de Roma. A vecchia signora é a equipa com mais troféus conquistados na competição (17), enquanto os nerazzurri somam sete, menos dois que a AS Roma, que é o segundo clube com melhor registo na história da prova. Podes apostar neste grande jogo no site da Betano.pt e fica desde já a saber que a formação de Milão é favorita.

A Juventus é a atual detentora do troféu e venceu cinco das últimas sete edições da Taça de Itália, quatro delas seguidas – entre 2014 e 2018. No caso do atual campeão, o Inter, é preciso recuar até 2010/2011 para encontrar a conquista mais recente na competição – em 2009/20210 também arrecadaram o troféu, numa altura em que o treinador era José Mourinho.

Juve e Inter já se defrontaram duas vezes esta época para a Serie A, tendo-se registado um empate a um golo na primeira volta, no Giuseppe Meazza, e uma vitória forasteira em Turim, por 1-0. Na época passada, os dois conjuntos defrontaram-e nas meias-finais da Taça de Itália e a vecchia signora foi mais forte. Na primeira mão ganhou fora por 2-1, com um bis de Cristiano Ronaldo, e no segundo jogo empatou em casa a zero, resultado que permitiu seguir em frente rumo à final – viria a bater a Atalanta por 2-1.

Esta vai ser a terceira vez que os dois rivais se defrontam na final da prova e nas outras duas foi sempre a Juventus a fazer a festa. Em 1958/59 venceu por 4-1 no jogo decisivo a formação de Milão, enquanto em 1964/65 voltou a bater o Inter, desta feita por 1-0.

O formato que gera polémica

Em Itália, ao contrário do que acontece noutros países, há poucas surpresas na Taça e isso deve-se ao formato da competição, o qual parece beneficiar os clubes mais fortes. Já esta época, Maurizio Sarri, treinador da Lázio, colocou o dedo na ferida na antevisão do jogo da sua equipa com o AC Milan, nos quartos de final da prova – os rossoneri golearam os romanos por 4-0.

“Lamento que esta competição seja uma das mais antidesportivas do mundo. O sorteio decorre num lugar que ninguém conhece, feito por pessoas que ninguém sabe e está claramente feita para que certos clubes cheguem às fases mais adiantadas e ganhem o dinheiro dos direitos televisivos. Sabendo disto, vamos para o jogo e tentar fazer o melhor”, sublinhou o técnico.

As oito melhores equipas da Serie A só entram em prova nos oitavos de final da Taça, enquanto as restantes têm que realizar várias eliminatórias para chegarem a esta fase da competição. A última vez que o vencedor foi uma equipa fora do grupo dos clubes mais fortes de Itália (Juventus, Inter Milão, AC Milan, Nápoles, AS Roma, Lázio e Fiorentina) estávamos em 2001/02, ano em que o Parma conquistou o troféu, depois de bater a Juventus: derrota por 2-1 em Turim e vítória caseira por 1-0. Além disso, só por uma ocasião é que a prova consagrou uma formação de um escalão secundário do futebol italiano: aconteceu em 1961/62 com o Nápoles, na altura a militar na Serie B.

Quem irá ficar com o troféu: Inter Milão ou Juventus?