Num dos jogos mais importantes da décima jornada do Brasileirão, o Fluminense e Atlético Mineiro corresponderam às expectativas e proporcionaram um encontro repleto de emoção e com muitos golos. Foram oito no total, com o Flu a vencer o campeão em título por 5-3. Aos 29 minutos, o conjunto liderado por Fernando Diniz já vencia por 2-0 (Arias, aos 18’ e Cano aos 29’), mas aos 35’ Hulk reduziu. Dois minutos depois, a formação do Rio de Janeiro voltou a dilatar a vantagem, com golo de Samuel Xavier, mas no período de compensação, antes do árbitro apitar para o intervalo, os forasteiros fizeram o 3-2, por Jair.

Na segunda parte, o campeão ainda conseguiu empatar, com tento de Sasha, aos 54 minutos, mas durou pouco tempo a igualdade no marcador, já que Cano bisou aos 58’ e Luiz Henrique fez o resultado final aos 63’. Com este triunfo, o Fluminense chega aos 14 pontos e sobe para sétimo, enquanto o Galo tem 16 e está no quarto lugar, tendo perdido ainda a oportunidade de chegar à liderança, a qual é ocupada pelo Corinthians com 18. 

Esta foi a primeira vez, desde 2019 (vitória diante do Grémio por 5-4), que o Flu marca cinco golos numa partida e nessa altura também era orientado por Fernando Diniz. Por outro lado, o Atlético Mineiro não sofria uma mão cheia de golos desde 2011.

Fluminense e Atlético Mineiro com objetivos diferentes

O Fluminense, clube patrocinado pela Betano, foi sétimo classificado em 2021 e reforçou-se com o médio veterano de 38 anos Felipe Melo, o médio ofensivo Nathan, o atacante Willian Bigode, o lateral esquerdo Mario Pineida e o central David Duarte. Por outro lado, o defesa esquerdo Marlon regressou após empréstimo ao Trabzonspor. O objetivo da equipa passa por chegar a lugares que garantam uma vaga nas competições sul-americanas e para isso terá que ficar nos seis primeiros do campeonato.

O Atlético de Mineiro – equipa que também é patrocinada pela Betano – é o campeão em título e é um dos grandes candidatos à conquista do Brasileirão.  Aos 35 anos, o ex-portista Hulk continua a ser a grande figura do plantel, depois de ter realizado uma fantástico ano de 2021, com 68 partidas oficiais realizadas, nas quais apontou 36 golos e fez 13 assistências. E foi eleito o melhor jogador do campeonato, tendo ainda sido o melhor marcador, com 19 golos. 

Os médios Jair e Nacho Fernández são outros jogadores muito importantes para o novo treinador, o argentino Antônio Mohamed, que substituiu Cuca, depois de este ter saído no fim de dezembro, alegando problemas familiares. No plantel do “galo”, destaque para as chegadas de Fábio Gomes, ponta de lança proveniente do Ny Red Bulls, da MLS, de Ademir, outro atacante, contratado ao América-MG, e do experiente central Diego Godin, de 36 anos, que rescindiu com o Cagliari e que substitui Júnior Alonso, que se transferiu para os russos do Krasnodar.