A 15ª jornada do campeonato brasileiro disputa-se neste fim de semana de 2 e 3 de julho e não faltam motivos de interesse. Se acompanhares os jogos que destacamos para a noite de sábado, podes entreter-te com uma “maratona” de bom futebol do Brasil, começando por assistir ao Fluminense-Corinthians e ao Juventude-Atlético Mineiro, a partir das 20h30, prosseguindo com o Santos-Flamengo (23h00) e terminando no Palmeiras-Atlético Paranaense (01h00). E naturalmente, podes apostar em todas estas partidas no site da Betano.pt. 

Fluminense-Corinthians (sábado, 2 de julho, 20h30)

Neste confronto entre dois históricos do futebol brasileiro, o Corinthians, treinado por Vítor Pereira, vai tentar alcançar o Palmeiras na liderança, embora, se o conseguir, talvez o faça apenas por algumas horas, até a formação de Abel Ferreira entrar em cena. No entanto, não se adivinha tarefa fácil para o “timão”, diante do sexto classificado Fluminense, equipa patrocinada pela Betano e que até reúne algum favoritismo, de acordo com as odds do site da Betano.pt.

O Corinthians passa por momento delicado, com apenas quatro vitórias em 13 jogos, o que acaba por passar relativamente despercebido em termos classificativos, porque não há Liga de topo em que os primeiros classificados percam tantos pontos. Fazendo uma comparação com o que se passa em Portugal, o “timão” – segundo classificado, com 26 pontos em 14 jogos, a três pontos do comandante Palmeiras – já perdeu mais cinco pontos do que o FC Porto nas 34 jornadas da temporada passada e desperdiçou apenas menos um ponto do que o Sporting em todo o campeonato.

A equipa de Vítor Pereira vem de um empate caseiro sem golos diante do Boca Juniors, em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Taça dos Libertadores. Partida em que o atacante Róger Guedes foi o vilão, ao desperdiçar uma grande penalidade. Esse falhanço foi o assunto mais comentado no Twitter na madrugada de quarta-feira, dia 29, com mais de 27,4 mil menções e inúmeras reclamações ao futebolista, que estará certamente desejoso de voltar a entrar em campo para se redimir.  Refira-se que apesar de Róger Guedes não estar a ter uma temporada muito profícua (oito golos em 32 partidas oficiais) é o melhor marcador da equipa.

O Fluminense vai tentar aproveitar o bom momento para somar a quarta vitória consecutiva em partidas oficiais e ficar a apenas dois pontos do Corinthians. Na última ronda do Brasileirão, foi a casa do velho rival Botafogo ganhar por 1-0, com um golo tardio do central Manoel, um artilheiro cada vez menos improvável e que já faturou por quatro vezes esta temporada. O possante defesa de 32 anos, exímio cabeceador, está quase a igualar o recorde de golos que obteve numa única temporada – cinco pelo Athlético Parananese em 2013 e pelo Cruzeiro em 2020.

O Corinthians costuma sentir muitas dificuldades no estádio do Fluminense, onde só venceu numa das últimas 13 visitas, em jogo do Brasileirão no ano de 2017. De resto, foram seis triunfos dos visitados e seis empates. Como será desta vez?

Juventude-Atlético Mineiro (sábado, 2 de julho, 20h30)

No quinto lugar do campeonato, mas a apenas dois pontos do Corinthians, segundo colocado, o Atlético Mineiro, clube patrocinado pela Betano, vai tentar vencer em casa do Juventude e aproximar-se do topo da tabela. De acordo com as odds do site da Betano.pt, os visitantes são favoritos e com grande margem.

Na passada terça-feira, o Atlético Mineiro empatou a uma bola em casa do Emelec, para a Taça dos Libertadores, com Hulk a desperdiçar uma grande penalidade. Foi de resto o terceiro penálti falhado em três tentativas em eliminatórias da Libertadores ao serviço do Atlético Mineiro pelo ex-atacante do FC Porto, nada que o desmotive. “Só perde quem bate. No próximo vou bater novamente”, assegura.

Este falhanço em nada que abale a fantástica “performance” que tem efetuado esta época: já apontou 21 golos em encontros oficiais, sendo o máximo goleador de clubes brasileiros. De resto, ninguém faturou mais do que ele por clubes brasileiros na temporada em curso.

Teoricamente, o Atlético Mineiro vai enfrentar este sábado um dos mais frágeis conjuntos do Brasileirão, pois o Juventude é penúltimo classificado, com apenas 11 pontos em 14 desafios, tendo apenas duas vitórias. No entanto, em termos históricos, tem sido bem visível o equilíbrio quando os dois clubes se encontram com o Juventude como anfitrião. Em 12 desafios oficiais, houve quatro triunfos do Juventude, cinco vitórias do Atlético Mineiro e três empates.

Santos-Flamengo (sábado, 2 de julho, 23h00)

Um dos grandes clássicos do futebol brasileiro entre duas equipas com época aquém das expetativas: o Santos é sétimo classificado na Série A e só ganhou quatro dos 14 jogos da competição, enquanto o Flamengo é nono colocado, a um ponto do rival. De acordo com as odds do site da Betano.pt, estamos perante o jogo mais equilibrado da 15ª ronda do Brasileirão, com probabilidades de vitória praticamente iguais para as duas formações.

Desde a entrada de Dorival Júnior para o lugar de Paulo Sousa, os resultados do Flamengo pioraram, com a equipa a somar três vitórias e três derrotas em jogos oficiais, mas os adeptos esperam que a vitória (1-0) da passada quarta-feira, em casa do Tolima, para a primeira mão dos oitavos de final da Taça dos Libertadores, possa ser o ponto de viragem. O (grande) golo foi apontado por Andreas Pereira, curiosamente no seu último jogo pelo “rubro-negro”, uma vez que o seu empréstimo por parte do Manchester United terminou a 30 de junho.

Diego Alves, Matheus Cunha, Fabrício Bruno, Willian Arão, Matheus França, Daniel Cabral e Kauã não jogaram na Colômbia, depois de terem testado positivo à Covid-19, havendo expetativa para saber se alguns poderão recuperar a tempo do clássico com o Santos.

Quanto ao “peixe”, vem de um empate a uma bola no campo do Deportivo Táchira-VEN, igualmente em partida da Taça dos Libertadores, com Angulo a faturar para os brasileiros ao cair do pano. Maicon e Madson, lesionados, vão falhar o encontro com o Flamengo, mas de regresso devem estar Rodrigo Fernandez, Marcos Leonardo, Eduardo Bauermann e Ricardo Goulart, que foram poupados diante dos venezuelanos. Sandry tem estado com covid-19 mas existe a expetativa de que possa recuperar para enfrentar o “mengão”.

As visitas do Flamengo a casa do Santos costumam ser bem complicadas para os “rubro-negros”, que contam apenas duas vitórias nos últimos 11 anos. A boa notícia para os seus adeptos é que ocorreram nas duas últimas partidas. Não há duas sem três?

Palmeiras-Athlético Paranaense (sábado, 2 de julho, para domingo, 3 de julho, 01h00)

O Palmeiras de Abel Ferreira teve dois tropeções recentes – derrota por 1-0 em casa do São Paulo na primeira mão dos oitavos de final da Taça do Brasil e empate a duas bolas com o Avaí, também fora de casa, para o campeonato – e surgiram alguns focos de contestação ao treinador português. No entanto, a resposta da equipa foi inequívoca, com o “verdão” a ganhar por 3-0 em casa do Cerro Porteño, para a Libertadores, com um bis de Rony e um golo de Murilo.

Este sábado, o líder do Brasileirão, com três pontos de avanço sobre o Corinthians, segundo colocado, é francamente favorito na receção ao Athlético Paranaense, de acordo com as odds do site da Betano.pt.

Depois da concludente vitória diante do Cerro Porteño, Abel Ferreira aproveitou para deixar alguns recados aos adeptos. “Quem critica o clube, não lhe corre nas veias o que é ser palmeirense. O que peço é que acreditem em nossos jogadores, mesmo quando o treinador faz asneiras ou eles jogam mal. Isso é ser um verdadeiro torcedor. Ainda faremos muitas asneiras e vamos errar muitas vezes, mas também daremos muitas alegrias como estamos a dar”, referiu.

O técnico luso aproveitou ainda para elogiar Rony, que com o bis com o Cerro Porteño atingiu os 16 golos na carreira na Libertadores, igualando grandes nomes como Pelé e Zico. Curiosamente, soma igualmente 16 golos em partidas oficiais esta temporada, em  40 encontros. “Ele tem caráter e a técnica conseguimos aprimorar no treino. Não admito que os meus, os da minha família, critiquem esses rapazes e fico muito feliz pelo recorde dele. Alcançou os números de Pelé e de Zico porque é um trabalhador”, referiu.

O Palmeiras vai enfrentar um Athlético Parananense em alta. A equipa orientada por Luiz Felipe Scolari está num surpreendente terceiro lugar no campeonato e acaba de bater o Libertad por 2-1 na Taça dos Libertadores. O antigo selecionador nacional de Portugal atingiu as 44 vitórias na Libertadores como treinador, passando a ser o quarto técnico com mais vitórias no torneio, em igualdade com Roque Máspolis, Carlos Bianchi e Marcelo Gallardo. E tem feito um trabalho notável desde que a 3 de maio assumiu o cargo de treinador do Athlético Paranaense: em 14 jogos, somou dez vitórias, três empates e uma derrota.

O Palmeiras tem deixado bem vincada a sua superioridade nas receções ao Athlético Paranaense, tendo ganho os últimos cinco jogos, mas nas cinco partidas anteriores, os visitantes tinham vencido por duas vezes e empatada uma, com dois triunfos do “verdão”.