A nova época de Fórmula 1 arranca neste último fim de semana de março, no Bahrain, para o primeiro dos 23 Grandes Prémios previstos para esta nova época em que Lewis Hamilton volta a ser o grande favorito.
A época 2021 começa no Bahrain, a 28 de março, e termina a 12 de dezembro, em Abu Dhabi, e pelo meio passa pelos grandes palcos do costume da Fórmula 1 e, também, por Portugal, na repetição do GP de Portimão que se estreou na época 2020.
26 a 28 março – GP Bahrain
16 a 16 abril – GP Itália
30 abril a 2 maio – GP Portugal
7 a 9 maio – GP Espanha
20 a 23 maio – GP Mónaco
4 a 6 junho – GP Azerbaijão
11 a 13 junho – GP Canadá
25 a 27 junho – GP França
2 a 4 julho – GP Áustria
16 a 18 julho – GP Grã Bretanha
30 julho a 1 de agosto – GP Hungria
27 a 29 agosto – GP Bélgica
3 a 5 setembro – GP Holanda
10 a 12 de setembro – GP Itália
24 a 26 setembro – GP Rússia
1 a 3 outubro – GP Singapura
8 a 10 outubro – GP Japão
22 a 24 outubro – GP Estados Unidos
29 a 31 outubro – GP México
5 a 7 novembro – GP Brasil
19 a 21 novembro – GP Austrália
3 a 5 dezembro – GP Arábia Saudita
10 a 12 dezembro – GP Abu Dhabi
Lewis Hamilton volta a ser o grande candidato ao título ou não fosse ele um dos pilotos mais experientes da grelha. Com sete títulos conquistados, foi campeão nos últimos quatro anos e sem grande oposição de relevo. A seu lado está o finlandês Vallteri Botas, de 31 anos, e que se tem revelado o parceiro ideal para o britânico.
Fernando Alonso está de regresso à Fórmula 1 aos 39 anos depois de dois anos de hiato. O campeão mundial em 2005 e 2006 quer voltar a deixar a sua marca depois de ter ganho tudo o que há para ganhar, incluíndo Le Mans. O francês Esteban Ocon vai correr ao lado do espanhol e vai tentar mostrar o talento que o levou a ser campeão de GP3 em 2015.
O nome Schumacher está de volta ao panorama da Fórmula 1 e Mick promete ser uma das sensações da época. Com o futuro desenhado para a Ferrari, é na Haas que o filho de Michael Schumacher vai começar a mostrar o seu valor. Com 22 anos, chega com provas dadas na Fórmula 3 e Fórmula 2, mas tem um legado gigante para preencher. Nikita Mazepin é o outro novato da equipa. Com 22 anos, o russo é filho de um bilionário e patrocinador da equipa e terá que mostrar o seu valor.
A McLaren tenta recuperar a performance de anos anterior e conta com Lando Norris, inglês de 21 anos, que já vai para a terceira época na Fórmula 1. É um dos mais novos mas conta com um dos mais experientes a seu lado, o australiano Daniel Ricciardo, com 188 Grandes Prémios na carreira e mais de 30 pódios alcançados. Depois do 5º lugar na última época, tentaré melhorar agora ao volante do McLaren.
Mais um campeão mundial da grelha. Kimi Raikkonen chegou à Fórmula 1 em 2001, foi campeão em 2007 e por cá continua. É o piloto da grelha com mais Grandes Prémios e depois de uma última época longe de ser brilhante, vai tentar levar o Alfa Romeo a voos mais altos. O italiano Antonio Giovinazzi continua a seu lado e vai para a terceira temporada na equipa.
Caberá a Max Verstappen e à Red Bull o papel de serem os grandes opositores da Mercedes. O holandês ficou em terceiro lugar em 2020 e já conta com 10 vitórias no currículo. Com 23 anos e ainda ganha experiência a cada ano, mas o talento não falta e o futuro pode ser brilhante para o homem da Red Bull. A seu lado está Sérgio Perez, uma das surpresas da época 2020 e que conta agora com mais meios para alcançar o objectivo de superar a dupla da Mercedes.
Vettel é o quarto campeão do mundo presente na grelha e este ano ao volante de um Aston Martin. A última época na Ferrari não foi nada positiva, mas o alemão ainda sonha com um quinto título na carreira. A seu lado está o filho do patrão. Lance Stroll, de 22 anos, já mostrou que é muito mais que um privilegiado e conseguiu mesmo um 10º lugar na última época.
Charles Leclerc volta a ser o número um da Ferrari, a equipa com mais adeptos no mundo da Fórmula 1. O monegasco já mostrou o valor, mas contou apenas com dois pódios na última época e terá de ajudar a melhorar o carro. A seu lado tem Carlos Sainz que substituiu Sebastian Vettel. O espanhol chega ao topo da carreira – até ao momento -, mas terá que provar que merece o lugar a que chegou.
Foi uma das equipas sensações em 2020. A “irmã” da Reb Bull tem em Pierre Gasly o piloto principal que conseguiu um triunfo em Monza na época passada. O companheiro de equipa é Yuki Tsunoda, o japonês recém-chegado ao circo e que mostrou qualidades nos testes. Resta saber o que fará quando for a “doer”.
Numa Williams reformulada, George Russell é o piloto principal e quer mostrar valor depois de ser piloto de reserva da Mercedes nos últimos anos. Com 23 anos, pode usar a Williams para dar o salto na carreira. Outra visão terá Nicholas Latifi, de 25 anos, que subiu de piloto de reserva a principal.