Em 2023, Max Verstappen sagrou-se tricampeão do mundo, numa época em que dominou do princípio ao fim, vencendo 19 das 23 provas realizadas. Além disso, o piloto da Red Bull Racing bateu o recorde de maior vantagem no campeonato, terminando com mais 290 pontos que o segundo classificado, o seu colega da equipa Sergio Pérez – o anterior máximo pertencia a Sebastian Vettel, com 155 pontos, em 2013. Lewis Hamilton (Mercedes) fechou o pódio com 234 pontos, ele que dominou a pré-temporada com o anúncio da sua transferência para a Ferrari em 2025.
Tendo em conta o que aconteceu na última temporada, é natural que Max Verstappen parta como claro favorito à revalidação do título, o qual seria o quarto consecutivo, e colocaria o piloto da Red Bull Racing ao nível de Alan Prost (1985, 1986, 1989, 1993) e Vettel (2010, 2011, 2012, 2013) e a apenas a um troféu do mítico Juan Manuel Fangio (1951, 1954, 1955, 1956, 1957) – no topo do ranking estão Michael Schumacher e Lewis Hamilton, com sete conquistas.
No pódio dos favoritos encontram-se ainda Lewis Hamilton, mas já a larga distância de Verstappen, e Lando Norris, da McLaren. Charles Leclerc, da Ferrari, e Sergio Pérez, colega do campeão, fecham o top-5 dos candidatos ao título, isto segundo as odds da Betano.pt. Curiosamente, esta é a primeira vez que não houve mudança de pilotos nas respetivas equipas de uma época para a outra e, além disso, vai se bater o recorde de grandes prémios, com 24 provas em 2024.
Mesmo sabendo que Max Verstappen e a Red Bull partem para a época 2024 da Fórmula 1 como claros favoritos, há muitos pontos de interesse para descobrir nas primeiras corridas da época. Como estará a Ferrari, depois de uma época menos feliz, mas com muitas promessas para o que aí vem, nomeadamente com a contratação já anunciada de Lewis Hamilton para 2025? E, falando de Hamilton, vai querer despedir-se em grande da Mercedes, onde conquistou sete campeonatos mundiais, mas estará a Mercedes à altura deste último desafio? A McLaren, que terminou o ano de 2023 em altas, continuará a sua tendência evolutiva e estará na luta pelos primeiros lugares? E a Aston Martin, de Fernando Alonso, será uma réplica da primeira metade da época 2023, em que lutava por pódios, ou, pelo contrário, andará no meio do pelotão, como na parte final da temporada.
Este será, previsivelmente, o pelotão de cima da Fórmula 1, mas mesmo as equipas que, em teoria, estão apontadas mais para baixo podem ter muito para mostrar. Em especial a Williams, que em 2023 mostrou bons apontamentos, nomeadamente pela mão de Alex Albon. Será a equipa britânica capaz de dar o salto e juntar-se aos da frente? E a Alpine, conseguirá retomar os resultados já mostrados até 2022 ou não vai conseguir evoluir e continuar a tendência descrescente que mostrou em 2023? A agora Visa Cash App RB, que equipa será? Mais perto da antiga Alpha Tauri, ou sobe patamares para se aproximar da “mãe” Red Bull? A Stake F1, herdeira da Alfa Romeo e a Haas partem do fundo do pelotão, mas com vontade de mostrar algo mais, nomeadamente a equipa norte-americana, com nova direção técnica, mas também a nova Stake, em transição para a Audi, já em 2026.
Os carros já foram apresentados e testados, mas só a partir de agora as contas são a doer. A primeira corrida é já este sábado, 2 de março, no Bahrein.
GP do Bahrein 29/02 a 02/03
GP da Arábia Saudita 07/03 a 09/03
GP da Austrália 22/03 a 24/03
GP do Japão 05/04 a 07/04
GP da China 19/04 a 21/04
GP de Miami 03/05 a 05/05
GP da Emilia-Romagna 17/05 a 19/05
GP do Mónaco 24/05 a 26/05
GP do Canadá 07/06 a 09/06
GP de Espanha 21/06 a 23/06
GP da Áustria 28/06 a 30/06
GP de Inglaterra 05/07 a 07/07
GP da Hungria 19/07 a 21/07
GP da Bélgica 26/07 a 28/07
GP dos Países Baixos 23/08 a 25/08
GP de Itália 30/08 a 01/09
GP do Azerbaijão 13/09 a 15/09
GP de Singapura 20/09 a 22/09
GP dos EUA 18/10 a 20/10
GP do México 27/10 a 27/10
GP de São Paulo 01/11 a 03/11
GP de Las Vegas 21/11 a 23/11
GP do Catar 29/11 a 01/12
GP de Abu Dhabi 06/12 a 08/12