No dia 5 de agosto arranca mais uma edição da liga da Alemanha e também da liga francesa. Às 19h30, o Eintracht Frankfurt recebe o Bayern Munique e meia-hora depois é dado o pontapé de saída do Lyon-Ajaccio. Entre as principais ligas europeias, estas duas são aquelas em que há um favorito ao título acima de todos os outros e esta temporada não parece que vá ser diferente.
Segundo as odds da Betano.pt no mercado de campeão, Bayern Munique e Paris Saint-Germain apresentam uma cotação que deixa qualquer adversário bem para trás na corrida pelo título. Na Alemanha, atrás dos bávaros surge o Borussia Dortmund e a fechar o pódio está o Leipzig. Em França, o cenário é ainda mais favorável ao PSG, já que o segundo melhor cotado para ser campeão é o Lyon, bem longe dos parisienses, com o Marselha a fechar o trio de candidatos ao título.
Para os adeptos de Bayern e PSG foi um defeso agitado, por causa das novelas que envolveram as principais figuras das equipas: Mbappé e Lewandowski. A indefinição sobre se o futuro dos craques continuaria a passar pelos respetivos clubes foi uma constante e, se no caso do francês, ele acabou por ficar em Paris, recusando rumar ao Real Madrid, cenário que a certa altura pareceu certo, já o avançado polaco acabou mesmo por abandonar a Baviera, rumo ao FC Barcelona, depois de muitos anos de conquistas e golos para todos os gostos.
Para atacar a revalidação do título, o PSG começou por se reforçar fora de campo e isso passou pela contratação do português Luís Campo para conselheiro do presidente do clube. O antigo treinador limpou a casa, o que levou à saída de vários nomes sonantes e escolheu Christophe Galtier para treinador, seu velho conhecido no Lille, onde foram campeões.
No capítulo da entradas, os gauleses acionaram a opção de compra de Nuno Mendes e contrataram Vitinha ao FC Porto. Nos principais adversários do PSG, destaque para Minamino que chega ao Mónaco vindo do Liverpool e custou 15 milhões aos monegascos, enquanto o Marselha assegurou a contratação definitiva de jogadores que já estavam no clube por empréstimo: são eles Milik e Cengiz Ünder. No caso do Lyon, os reforços mais sonantes são o defesa argentino Tagliafico (ex-Ajax) e o avançado Lacazette, que regressa ao clube, depois de acabar contrato com o Arsenal.
Na Baviera, as contratações mais sonantes foram o ex-Juventus Mathias de Ligt, por 70 milhões, e Sadio Mané, que chegou ao clube vindo do Liverpool, a troco de 32 milhões, enquanto o médio yan Gravenberch, estrela do Ajax, custou 19 milhões aos cofres do Bayern Munique. Mas tirando Lewandowski, as restantes estrelas ficaram no clube, como Thomas Muller, considerado o jogador do ano em 2021/22.
No principal rival na corrida ao título da liga da Alemanha, o Borussia Dortmund, a saída de Haaland era inevitável e o clube não perdeu tempo a contratar outro homem-golo. A escolha recaiu em Haller, ex-Ajax, que custou 35 milhões e chega à Bundesliga depois de uma época de sonho e de exibições incríveis na Liga dos Campeões. Mas não foi só esta a única contratação sonante do clube, já que do Salzburgo veio o avançado Adeyemi por 30 milhões. A custo zero, aterrou em Dortmund o central Niklas Sule, ex-Bayern Munique. No Leipzig, as principais figuras mantiveram-se no clube, como André Silva, e o ataque ao mercado foi discreto.
Podes apostar em todos os jogos das respetivas jornadas da liga alemã e francesa no site da Betano.pt