A Bundesliga já regressou ao ativo e foi a primeira das grandes ligas a retomar a ação depois da paragem forçada pela pandemia do Covid-19.

Mas há mais futebol a chegar com muitos campeonatos a preparar o regresso aos relvados. Confira a agenda e as Odds dos campeonatos.

[adrotate banner=”14″]

Estónia – 19 de maio

A Premium Liiga, da Estónia, tinha acabado de começar, quando parou. A primeira jornada da época de 2020 realizou-se entre 6 e 8 de março e o futebol foi suspenso nessa mesma semana.

A liga retoma-se esta terça-feira, 19 de maio, com a segunda jornada, com três jogos agendados para este dia. O FC Flora, de Talin, é o campeão em título.

Costa Rica – 19 de maio

Do outro lado do Atlântico o futebol está de volta e também remota a atividade nesta terça-feira. O campeonato da Costa Rica é o primeiro a começar, isto depois da Nicarágua nunca ter parado, tendo mesmo chegado até ao final do campeonato.

O Guadalupe vs Limon é o jogo inaugural desta fase, isto depois do futebol ter sido suspenso a 17 de março, com sete jornadas do Torneio Clausura ainda por jogar. O Deportivo Saprissa é lider, com quatro pontos de vantagem sobre o Alajuelense.

República Checa – 23 de maio

Na República Checa o campeonato corre ao mesmo ritmo que a maioria das ligas europeias. Jogaram-se já 24 jornadas, a última das quais a 9 de março. Regressa este sábado, 23 de maio, com o Teplice – Slovan Liberec, um jogo atrasado da 23ª jornada, mas segue três dias depois com os restantes jogos da jornada 25, todos jogadores à porta fechada.

O Slavia Praga é o líder do campeonato, com oito pontos de avanço sobre o Plzen, que corre na segunda posição com mais dez pontos que o terceiro, o Jablonec.

Hungria – 23 de maio

O futebol na Hungria regressa com jogos de Taça. A 23 de maio a bola volta a rolar com uma partida das meias-finais da Taça da Hungria. O campeonato retoma-se uma semana depois, dia 30 de maio, na jornada 26.

O histórico Ferencvaros é líder com três pontos de vantagem sobre o MOL Vidi.

Dinamarca – 28 de maio

A Superliga da Dinamarca também já tem regresso marcado, para 28 de maio, com todos os jogos realizados sem público nas bancadas. O campeonato retoma-se na jornada 25, mas há também jogos em atraso de jornadas anteriores. O pontapé de saída será dado entre o Aarhus e o Randers, às 18h00 de 28 de maio.

[adrotate banner=”8″]

O Midtjylland é líder isolado, com 12 pontos de vantagem sobre o FC Copenhaga, que segue também isolado, com mais 10 pontos que o Aarhus.

Polónia – 29 de maio

Com o Légia Varsóvia na frente, com oito pontos de vantagem sobre o Gliwice, a lica polaca regressa a 29 de maio para a 27ª jornada. Faltam 11 jornadas para terminar a liga, pelo que há ainda muita bola para rolar.

A liga da Polónia investiu bastante neste regresso, desenvolvendo um serviço de Streaming que vai permitir a todos os adeptos verem os jogos, onde quer que estejam.

Israel – 30 de maio

Com todos os jogadores realizados à porta fechada, o campeonato de Israel retoma a atividade a 30 de maio, com o Maccabi Tel Aviv a receber o Hapoel Haifa.

É um jogo grande, uma vez que são as duas equipas que terminaram a fase regular do campeonato nas duas primeiras posições. O playoff de apuramento do campeão arranca agora. Destaque para a presença de dois jogadores portugueses no Maccabi, Jair Amador, defesa ex-Huesca, e ainda André Geraldes, lateral direito ex-Sporting.

Sérvia – 30 de maio

Depois das equipas terem regressado aos treinos no início de maio, a competição regressa no último fim de semana do mês.

O Estrela Vermelha lidera, com nove pontos de vantagem quando faltam jogar apenas quatro jornadas.

Áustria – 2 de junho

O futebol parou na Áustria justamente na semana em que terminou a fase regular da época. O LASK Link venceu, à frente do Red Bull Salzburgo, mas isso pouco significa uma vez que o campeão se decide através de um playoff que arranca a 2 de junho.

Portugal – 4 de junho

O governo autorizou e a Liga já confirmou: o campeonato português está de volta a 4 de junho para a jornada 25. Resta saber exactamente em que moldes.

Para já, esperam-se jornadas animadas. O FC Porto segue na frente, com um ponto de vantagem sobre o Benfica, e mais abaixo o SC Braga tem quatro pontos de vantagem sobre o Sporting na luta pelo pódio.

[adrotate banner=”18″]

Croácia – 5 de junho

Interrompido a 10 de março, o futebol está de volta na Croácia para se jogar a 27ª jornada de um campeonato que tem um líder bastante claro, o Dínamo Zagreb, que lidera com 18 pontos sobre o Rijeka.

A luta interessante será mesmo pelo segundo lugar, com três equipas separadas por apenas dois pontos: Rijeka, Lokomotiva e Hajduk Split.

Austrália – 11 de junho

Suspenso desde 22 de março, o futebol está de volta na Austrália a 11 de junho, mas sob regras rígidas, como a recolocação de algumas equipas para evitar as viagens longas no país.

Noruega – 16 de junho

O futebol na Noruega joga-se apenas no verão e devia ter começado a 4 de abril. O campeonato de 2020 vai arrancar, porém, apenas a 16 de junho, depois de autorização do governo.

Será a primeira jornada da época, com o Molde a defender o título conquistado. O Rosenborg, já se sabe, é um eterno candidato ao troféu.

As incógnitas

Ao mesmo tempo que há ligas já prontas para regressar, outras, preparam esse mesmo regresso. Em Inglaterra, os clubes da Premier League vão preparando o regresso aos treinos, mas a quarentena ainda é obrigatória até ao final de junho. A data apontada para o regresso do futebol é 12 de junho, mas ainda não é oficial. Esta é a mesma data de um possível regresso da La Liga, em Espanha. As equipas já treinam, mas, tal como em Inglaterra, nada é definitivo ou oficial.

A Suécia já tem as equipas a treinar, mas o regresso do futebol não é oficial ainda. A data apontada é a de 14 de junho. Na Suíça a intenção também é regressar, mas falta a organização governamental que será tomada apenas no final de maio. A data apontada para o regresso da liga helvética é de 20 de junho. Por esse altura, estima-se também que regresse o futebol na Rússia. Mas com a pandemia a alastrar no país, tudo é imprevisível.

Na China, o primeiro país afectado pelo Covid-19, ainda não há qualquer confirmação oficial sobre o regresso do futebol. Os treinos devem começar em breve e talvez a bola role no final de junho ou início de julho. No Brasil também não há data, mas há equipas que preparam o regresso aos treinos.

Por fim, Itália, o primeiro país europeu a ser afetado pela situação pandémica. A Série A está suspensa e há quem fale em regresso a partir de 13 de junho. As equipas já têm autorização para treinar, mas só mais tarde o Governo falará sobre o regresso da competição

O que já terminou

Há também campeonato que decidiram encerrar esta época, seja por decisão das federações ou ainda por decisão governativa. Caso da França, cujo Governo proibiu o futebol até setembro. O PSG, que seguia isolado na frente, sagrou-se campeão. Quem também é campeão é o Celtic, da Escócia. Os clubes concordaram terminar a época e a equipa de Glasgow, que seguia na frente, foi declarada campeã.

Mais controversas são as situações na Holanda e Bélgica. Na Holanda a Federação decidiu terminar a época, mas sem declarar um campeão, sem descidas ou subidas de divisão. Na Bélgica aconteceu algo parecido, mas a Federação recuou depois na decisão e o futebol só está, para já, suspenso.