Esta quarta-feira, 3 de janeiro, é dia de jogo grande na 19ª jornada da Liga espanhola, com o Girona, equipa-sensação da prova e atual segundo classificado, a receber o Atlético de Madrid, terceiro colocado.
Podes apostar neste grande jogo no site da Betano.pt e fica a saber que se trata da partida desta 19ª ronda com odds mais equilibradas, com o triunfo de cada uma das equipas a ter praticamente a mesma cotação, com ligeiríssimo favoritismo para a formação da casa.
O Girona tem surpreendido a Europa do futebol, ao bater-se de igual para igual na luta pelo título com os maiores emblemas do país vizinho. Ocupa o segundo lugar, com os mesmos pontos do líder Real Madrid, somando 45 pontos em 18 jogos, fruto de 14 vitórias, 3 empates e uma derrota.
O Atlético de Madrid será mais um teste de fogo nesta caminhada da formação da Catalunha, cujo único ponto verdadeiramente negativo no campeonato espanhol foi a derrota caseira por 0-3 com o Real Madrid, na 8ª jornada. “Foi o único jogo que até agora não dominámos”, considerou no final da partida Míchel, treinador do Girona. Ao invés, na visita a Camp Nou, a equipa sensação da Liga espanhola fez jus a esse epíteto e chocou os adeptos do FC Barcelona, impondo aos “blaugrana” uma derrota por 4-2.
O Girona vinha de quatro vitórias consecutivas na Liga espanhola, mas na 14ª jornada empatou 1-1 em casa do Bétis, tendo sofrido o golo da igualdade muito perto do final, aos 88’, o que lhe retirou a liderança isolada. Quanto ao Atlético de Madrid, vem de um triunfo caseiro (1-0) frente ao Sevilha FC, mas na jornada anterior tinha empatado 3-3 diante do Getafe, em mais 2 pontos perdidos pelos “colchoneros”, que apesar da terceira posição que ocupam, já se encontram a 7 pontos de distância dos dois primeiros.
A força ofensiva é uma das imagens de marca deste Girona, que tem o melhor ataque do campeonato, com 42 golos (média de 2,33 por partida), que compensam alguma vulnerabilidade defensiva (21 golos sofridos, média de 1,17 por jogo). Em plano de destaque tem estado o avançado ucraniano Artem Dovbyk, melhor marcador da equipa com 12 golos em partidas oficiais, 11 dos quais no campeonato. As suas exibições não têm obviamente passado despercebidas e, de acordo com o jornal “The Mirror”, o Chelsea acaba de oferecer 40 milhões de euros ao Girona pelo futebolista. Dovbyk que, diga-se, passa por grande momento de forma, tendo apontado 4 golos nos três últimos jogos que disputou.
Os lesionados Borja García e David López serão ausências para a receção ao Atlético de Madrid. Na antevisão da deslocação a Girona, Diego Simeone, técnico do Atlético de Madrid, desfez-se em elogios ao adversário e garantiu que os catalães “irão certamente terminar em lugar de acesso à Liga dos Campeões”, ou seja, numa das primeiras quatro posições. Para esta partida, o técnico argentino não poderá contar com os lesionados Lemar e Barrios, e também com Reinildo, já concentrado na sua seleção para disputar a CAN.
No entanto, Diego Simeone poderá contar com a sua temível dupla de avançados, formada por Antoine Griezmann e Álvaro Morata, autores de qualquer coisa como 30 dos 54 golos da equipa na época em curso (16 pelo francês e 14 do espanhol). Morata que, em entrevista recente ao diário espanhol “As”, confessou que esteve muito perto do Inter Milão no verão de 2023, mas que Diego Simeone o convenceu a ficar. E os resultados estão à vista.
Esta será apenas a quarta vez que o Girona receberá o Atlético de Madrid para a Liga espanhola e os visitados nunca conseguiram ganhar, tendo-se registado dois empates, em 2017/18 e 2018/19, e um triunfo dos visitantes, na temporada passada, por 1-0. Será desta que os 3 pontos vão ficar em Girona?