2021 fica marcado por três grandes competições por seleções. O Euro 2020, a Copa América e a Gold Cup. Esta última encontra-se ainda a decorrer e na madrugada de quinta para sexta-feira disputam-se as duas meias-finais: EUA – Qatar e México – Canadá. Pode apostar nestes grandes jogos no site da Betano.pt e saiba que os norte-americanos e os mexicanos são considerados favoritos nos respetivos jogos.
A competição, que está a decorrer nos EUA, teve quatro grupos e os dois primeiros de cada um avançaram para os quartos de final. Nesta fase, o Qatar venceu El Salvador por 3-2, o México goleou as Honduras por 3-0, o Canadá derrotou a Costa Rica por 2-0 e um golo bastou para os EUA triunfarem diante da Jamaica.
México e EUA têm dividido entre si as vitórias na Gold Cup desde 2002: ambas as seleções venceram cinco edições, sendo que no total os mexicanos contam com 11 conquistas e os norte-americanos com seis. O Canadá, por sua vez, tem no museu dois troféus: em 1985 e em 2000. O Qatar, o semifinalista que falta, estreia-se na edição deste ano, na condição de seleção convidada.
Quando o relógio marcar 00h30, o árbitro irá dar início à primeira meia-final, a que opõe os anfitriões EUA ao Qatar. A seleção da casa chega a este jogo só conhecendo o sabor da vitória nesta competição, já que venceu os três jogos da fase de grupos, isto além do triunfo nos quartos frente à Jamaica. Já o Qatar, e para estreia, não está nada mal, uma vez que pelo menos já chegou às meias da prova. Também acabou em primeiro o seu grupo, mas registou dois triunfos e um empate.
Tirando a goleada na fase grupos à Martinica, por 6-1, os EUA venceram os restantes três jogos todos pelo mesmo resultado: 1-0. Se por um lado isto quer dizer que apenas sofreu um golo em quatro partidas, por outro, mostra alguma dificuldade em fazer balançar as redes adversárias. No jogo dos quartos, por exemplo, o golo da vitória só aconteceu aos 83 minutos, por intermédio de Matthew Hope.
No caso do Qatar, se a passagem aos quartos já tinha sido um bom sinal para esta seleção, a eliminação das Honduras antes das meias veio consolidar esta seleção como uma das surpresas da competição. Aos 55 minutos, já venciam por 3-0, com dois golos de Almoez Ali, atualmente o melhor marcador da Gold Cup, com quatro tentos, e um de Abdulaziz Hatem, isto antes dos hondurenhos reduzirem por Rivas, que bisou na partida e fixou o resultado final em 3-2.
Apesar de não contarem com as estrelas Pulisic (Chelsea) e McKennie (Juventus), os EUA são favoritos para este jogo, bem como à conquista do troféu nesta Gold Cup, Com um conjunto de jogadores jovem e quase todo a atuar na MLS, destaque para a presença de Reggie Cannon, lateral direito do Boavista, que tem sido suplente utilizado.
Às 03h00 de quinta para sexta-feira é a vez de México e Canadá lutarem por um lugar na final. Os mexicanos são sempre o principal candidato ao título, ou não fossem eles a seleção com mais vitórias na competição. Já o Canadá tem sido, a par do Qatar, a principal surpresa da Gold Cup. Três das principais figuras destes dois conjuntos jogam em Portugal: o mexicano Corona no FC Porto, Steven Vitória no Moreirense e Eustáquio no Paços de Ferreira. Este último tem sido mesmo um dos destaques da prova. Nos quartos de final, marcou um dos golos do Canadá na vitória sobre a Costa Rica e fez ainda uma assistência, numa partida que acabou com o marcador a registar 2-0. No final do encontro, o médio do Paços de Ferreira explicou que o sucesso da equipa deveu-se ao facto de terem jogado “como se fosse uma final”. Eustáquio conta com três golos, os mesmo que Rogelio Funes Mori, antigo jogador do Benfica que nasceu na Argentina, mas que agora veste as cores mexicanas.
Nestas meias quem será mais forte: os candidatos México e EUA ou as surpresas Canadá e Qatar?