Grupo A

Grupo A | As contas da corrida aos oitavos de final do Europeu

Mora no Grupo A a melhor equipa – em termos estatísticos – deste Europeu de 2020. A Itália, com duas vitórias, seis golos marcados e zero sofridos, tem o melhor registo entre as 24 seleções e até já está apurada para a fase dos oitavos de final. É a única deste grupo do destino definido, mas tal não significa que entre para a última jornada com tudo decidido.

A Itália defronta o País de Gales e tem muito a defender. Para começar, o primeiro lugar do grupo, mas, talvez mais importante a nível psicológico, um registo de 29 jogos sem perder e 10 partidas consecutivas sem sofrer golos. Dito isto, com seis pontos e 2 de vantagem sobre o adversário deste domingo, aos italianos basta um empate para conseguirem o objectivo. Resultado que também daria ao País de Gales o objetivo mais importante: o apuramento.

Com quatro pontos e três de vantagem sobre o 3º classificado do grupo, a Suíça, o País de Gales necessita apenas de um ponto para seguir para os oitavos. Uma vitória, claro, daria aos galeses o primeiro lugar do grupo. Uma derrota poderia atirar a turma de Bale e companhia para o 3º lugar, em caso de vitória helvética no outro jogo, mas para isso acontecer teria de entrar a calculadora ao serviço, pois a diferença de golos entre Gales e a Suíça é grande. Mas se acontecer, o País de Gales garante, para já, a liderança entre os melhores terceiros classificados o que também significa apuramento.

Minuto Euro Betano | Itália v País de Gales

Itália já está qualificada para os playoffs mas será que abre mão da invencibilidade que já dura há 29 jogos? 🤔 betanopt.net/ItaliaGales #BetanoPortugal #Be…

É neste campeonato dos terceiros classificados que entra a Suíça, que defronta a Turquia. A equipa de Seferovic sabe que é complicado superar os cinco golos de diferença que tem para o País de Gales – necessário para subir ao 2º lugar -, mas uma vitória frente à Turquia garante quatro pontos essenciais para a “classificação” dos melhores terceiros classificados. Mas, atenção, para tal acontecer também são precisos golos, uma vez que a Suíça corre contra um saldo de três golos negativos.

Já a Turquia só pode sonhar. Sem qualquer ponto conquistado nos dois jogos anteriores, seria preciso um milagre para seguirem em frente. Teriam de ganhar, claro, e por números expressivos, uma vez que ainda não marcaram qualquer golo e já sofreram cinco. Aquilo que a Turquia mais terá a conquistar neste último jogo é o prestígio de não querer ir para casa sem qualquer vitória.

Em resumo:

  • A Itália, já apurada, precisa apenas de 1 ponto para garantir o 1º lugar. Em caso de derrota frente ao País de Gales cai para o 2º lugar.
  • O País de Gales precisa de 1 ponto para se apurar, mas a vitória dá o 1º lugar à equipa
  • Em caso de derrota, o País de Gales pode ficar em 2º lugar, caso a Suíça não ganhe ou, em caso de vitória helvética, a diferença de golos continue favorável aos britânicos.
  • A Suíça precisa de ganhar para poder chegar ao 2º lugar. No entanto, tem uma diferença de 5 golos negativos face ao País de Gales
  • Em caso de vitória a Turquia sobe ao 3º lugar, mas tem de golear para ultrapassar o saldo negativo de 5 golos e entrar na corrida pelos melhores terceiros classificados. Se não o conseguir, estará automaticamente fora do Europeu.
Siga-nos e Partilhe: