Grupo B

Grupo B | Trio corre para se juntar à Bélgica nos oitavos de final

A única certeza no Grupo B, a horas da última jornada desta fase de grupos, é que a Bélgica já tem lugar garantido nos oitavos de final. No que toca às outras três equipas, tudo pode acontecer. Todas têm possibilidades de seguir em frente, mas também qualquer uma delas pode ainda cair para o último lugar.

A Bélgica, já apurada, defronta a Finlândia, que soma três pontos e segue em terceiro lugar neste grupo. Apesar de já apurados, os belgas não garantiram o primeiro lugar, mas precisam apenas de um ponto ou, em caso de derrota, de não perderam a vantagem de quatro golos que têm em relação aos finlandeses. Em caso da vitória, a equipa de Roberto Martinez segue para os oitavos de final com nove pontos e deixa a Finlândia agarrada à máquina de calcular e à espera do que acontece no Rússia-Dinamarca.

É em Copenhaga que Rússia e Dinamarca decidem o destino neste Europeu. A equipa de joga em casa parte atrás, sem qualquer ponto neste Grupo B, mas sabe que uma vitória a colocará em igualdade pontual com a Rússia e, caso a vitória seja por mais de dois golos, até dará a vantagem na diferença de golos. Uma vitória por esses números, aliás, poderá dar o apuramento direto à Dinamarca, caso a Finlândia perca com a Bélgica. Já a Rússia parte em vantagem, mas não pode descansar à sombra do atual segundo lugar do grupo. Uma vitória dará aos russos o primeiro lugar do grupo e um empate pode dar o 2º lugar ou, na pior das hipóteses, uma boa posição na luta dos melhores terceiros classificados. E até a derrota pode servir aos interesses da Rússia. Se for por 1-0, por exemplo, e a Bélgica bater a Finlândia, a

Minuto Euro Betano | Rússia v Dinamarca

Enquanto que à Rússia basta o empate, para os Dinamarqueses só a vitória importa. Se estás na dúvida em quem apostar, é ver a análise de António Tadeia ☝️ be…

O que pode acontecer neste Grupo B é a Bélgica ficar na frente, com 9 pontos, e depois haver um trio empatado com três pontos. Será então a loucura matemática, com todas as equipas a terem de fazer contas. Se for este o cenário, quem ficar em terceiro lugar, com apenas 3 pontos, terá a tarefa complicada para seguir em frente.

Mas também pode acontecer algo diferente, que é acabarem três equipas no topo, com seis pontos, ficando a Dinamarca sem qualquer ponto conquistado. Se tal acontecer, voltamos às contas, com Bélgica, Rússia e Finlândia a discutirem na matemática quem fica em 1º, 2º ou 3º lugar. Seja como for, neste cenário seguem as três em frente.

Em resumo:

  • A Bélgica já está apurada e precisa apenas de 1 ponto para garantir o 1º lugar. Mas até pode perder, caso não ceda na vantagem de golos.
  • A Rússia, que segue em 2º lugar, garante o apuramento direto se ganhar, se empatar e a Finlândia não ganhar ou se perder apenas por um golo e a Finlândia perder.
  • A Rússia pode cair para o terceiro lugar caso não faça um resultado, pelo menos, igual à Finlândia, mas pode ainda cair para o 4º lugar, dependendo dos resultados dos dois jogos.
  • A Finlândia precisa de ganhar para garantir o apuramento direto. Mas também o pode conseguir com um empate, caso a Rússia perca frente à Dinamarca. Uma derrota torna tudo complicado para os finlandeses, mas não é impossível. Neste cenário, é questão de fazer contas aos golos
  • À Dinamarca só a vitória interessa. Uma derrota ou empate afasta a seleção do Euro, mas até uma vitória pode não servir, caso seja apenas por um golo. A única solução é atacar, marcar golos e, depois, fazer contas.
Siga-nos e Partilhe: