Grupo D

Grupo D | Duas autênticas finais de onde podem sair três vencedores

O Grupo D entra em campo esta terça-feira para a última jornada da fase grupos. Ainda nenhuma equipa está apurada, mas já se sabe que só duas equipas podem vencer o grupo: República Checa ou Inglaterra. No outro jogo vai lutar-se por um possível segundo ou terceiro lugar, mas Croácia e Escócia até podem ficar já fora do Euro 2020.

Em Wembley jogam República Checa e Inglaterra que lutam pelo primeiro lugar do grupo, mas também pelo apuramento direto. As duas equipas estão empatadas com quatro pontos e quem ganhar segue em frente para defrontar um adversário que sairá do grupo de Portugal. Quem perder fica com quatro pontos e pode ficar em 2º ou 3º lugar do Grupo D, dependendo do que fizerem Croácia e Escócia. Seja como for, mesmo com 4 pontos, só muito dificilmente não segue em frente, beneficiando da classificação dos melhores terceiros classificados. Caso haja empate, ficam as duas equipas apuradas de imediato, sendo os checos líderes pela diferença de golos. Ou seja, República Checa e Inglaterra devem mesmo seguir em frente para os oitavos de final.

Em Glasgow jogam Croácia e Escócia que vão lutar também por um lugar nos oitavos de final. Mas só uma equipa pode lá chegar, mas pode até acontecer nenhuma conseguir esse desejado lugar. Ambas as equipas estão com 1 ponto e em caso de empate neste jogo ficam ambas fora do Europeu de imediato. O caso muda de figura em caso de vitória de um dos lados. Com quatro pontos – e caso não haja empate no Rep. Checa – Inglaterra – quem ganhar este jogo pode até ser 2º classificado, dependendo dos golos marcados e sofridos. Na pior das hipóteses fica em 3º lugar deste Grupo D, à espera das contas dos outros grupos.

Em resumo:

  • A República Checa precisa de ganhar ou empatar para garantir o apuramento em 1º lugar. Em caso de derrota, pode apurar-se em 2º lugar ou até em 3º lugar.
  • A Inglaterra precisa de ganhar para garantir o apuramento em 1º lugar, mas um empate serve para seguir em frente como 2º classificado. Uma derrota – conjugada com uma vitória no Croácia-Escócia – pode colocar os britânicos nas contas do melhor 3º classificado. Em caso de empate neste jogo, a Inglaterra segue sempre em frente, mesmo que perca.
  • A Croácia precisa de ganhar para entrar nas contas do apuramento. Chegar ao 2º lugar depende do jogo entre Rep. Checa e Inglaterra, mas ser um dos melhores 3ºs classificados depende apenas de Modric e companhia, que partem para este jogo com um saldo negativo de 1 golo. Em caso de empate está fora do Europeu.
  • A Escócia também precisa de ganhar para poder ser apurado. Tal como a Croácia, depende do jogo entre Rep. Checa e Inglaterra para ainda poder chegar ao 2º lugar, mas depende dos golos que conseguir marcar para poder ser considerada uma das quatro melhores 3ªas classificadas. Em caso de empate está fora do Europeu.
Siga-nos e Partilhe: