Grupo F

Grupo F | O que Portugal precisa de fazer para seguir em frente no Euro

O Grupo F será o último a entrar em campo nesta fase de grupos do Euro 2020, o que joga a favor de Portugal. A equipa das Quinas inicia o jogo com a França a saber ao pormenor o que precisa para seguir rumo aos oitavos de final. Mas tudo isto pode dar uma volta de gigante e a França, que é agora primeira do grupo e já está apurada, pode até acabar no terceiro lugar. Vamos a contas.

Portugal defronta a França em Budapeste num jogo de emoções fortes. Será o reencontro num Europeu depois de 2016, mas num contexto completamente diferente. A França lidera o Grupo F, com quatro pontos, e pode até dar-se ao luxo de perder, que nunca ficará pelo caminho. A vitória garante o primeiro lugar e um empate pode dar também o primeiro lugar aos gauleses, caso a Alemanha não consiga ganhar à Hungria. Já Portugal precisa de ganhar ou, pelo menos, empatar para seguir em frente sem precisar de fazer contas. Caso perca frente à França, entra em campo a máquina de calcular, mas apenas e só se a Hungria não ganhar. Caso este último cenário aconteça, e Portugal perder, então é o adeus ao Euro.

Voltando ao cenário de Portugal perder e ficar em 3º lugar – com empate ou derrota da Hungria – então Portugal seguirá em frente caso não perca por mais de dois golos de diferença. A menos de 24 horas, já se sabe que há dois 3ºs classificados com 4 pontos e o apuramento garantido – a Suíça e a Rep. Checa. Entre os outros dois 3ºs classificados que já estão decididos, a Finlândia já está eliminada e sem qualquer hipótese de apuramento. Resta a Ucrânia, que tem saldo negativo de 1 golo (4-5). E ainda falta jogar o Grupo E – de onde pode sair outro 3º classificado com 4 pontos (Suécia, Eslováquia ou Polónia) e o Grupo F, de Portugal.

Minuto Euro Betano | Portugal v França

Nos últimos 5 jogos entre Portugal e França só houve 4 golos durante os 90 minutos 😨 É jogo para under 2,5 golos? 🤔 #BetanoPortugal #EURO2020

No Alemanha-Hungria o cenário é mais simples. Cada equipa depende apenas de si própria. A Alemanha segue em frente se ganhar ou empatar… mas até uma derrota pode servir; a Hungria segue em frente se ganhar.

Em resumo

  • A França já está apurada e garante o 1º lugar em caso de vitória; um empate dá o 2º lugar aos gauleses, se a Alemanha ganhar, e uma derrota pode atirar a equipa de Deschamps para o 2º ou o 3º lugar, dependendo do que a Alemanha fizer.
  • A Alemanha apura-se com uma vitória ou um empate, no entanto, tem mesmo de ganhar se quiser aspirar ao primeiro lugar. Uma derrota, conjugada com um empate ou vitória de Portugal, atira os germânicos para fora do Euro
  • Todos os resultados podem servir a Portugal. Uma vitória terá o condão de fazer renascer a confiança lusa e atira a equipa de Fernando Santos para o 1º ou 2º lugar do grupo, dependendo do que fizer a Alemanha. Um empate pode dar o 2º lugar aos lusos, mais uma vez dependendo do que acontecer no Alemanha-Hungria. Já uma derrota pode complicar tudo, especialmente se a Hungria ganhar à Alemanha, o que poderia atirar com Portugal para casa. Caso isso não aconteça, Portugal só tem de precupar-se, em caso de derrota, em não perder por mais de dois golos de diferença.
  • A Hungria só tem 1 ponto e precisa mesmo de ganhar para chegar aos oitavos de final, seja em 2º ou 3º lugar. Qualquer outro resultado elimina os húngaros deste Euro 2020.

Siga-nos e Partilhe: