O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, realizado no dia 25 de agosto, permite que os três grandes do futebol português possam sonhar com a qualificação para os oitavos da Champions, sendo certo, no entanto, que não será uma tarefa fácil.
O FC Porto integra o Grupo B, com Atlético Madrid, Bayer Leverkusen e Club Brugge, o Sporting faz parte do D, juntamente com Eintracht Frankfurt, Tottenham e Marselha, enquanto o Benfica encontra-se no H, na companhia de PSG, Juventus e Maccabi Haifa.
Pela oitava vez na história da competição, segunda consecutiva, há três equipas portuguesas nos grupos da Liga dos Campeões. O FC Porto e Sporting já tinham assegurado uma vaga nesta fase da prova, enquanto o Benfica teve que ultrapassar na pré-eliminatória o Midtjylland (vitórias por 4-1 e 3-1) e o Dinamo Kiev no play-off, com um agregado de 5-0 (triunfos por 2-0 e 3-0).
O campeão nacional FC Porto faz parte de um grupo que permite claramente que os jogadores, estrutura do clube e adeptos pensem na passagem aos oitavos de final da competição. Os dragões têm no Atlético Madrid o adversário teoricamente mais difícil e com quem mediram forças na última edição da prova: empate a zero em Madrid e derrota caseira por 3-1.
Há não muito tempo, os azuis e brancos também defrontaram o conjunto de Leverkusen, em 2020, nos 16 avos de final da Liga Europa, e perderam os dois desafios da eliminatória: 3-1 no Dragão e 2-1 na Alemanha. Em relação aos belgas do Brugge o último duelo data de 2016, quando apanharam o adversário na fase de grupos da Champions: vitória em casa por 1-0 e na Bélgica por 2-1.
Nos colchoneros, destaque no plantel para João Félix, ex-Benfica e uma das principais estrelas, Felipe, que jogou pelos azuis e brancos entre 2016 e 2019, Jan Oblak e Axel Witsel, que também passaram pela Luz, e para os avançados Morata e Antoine Griezmann.
No Bayer Leverkusen, que conta com o defesa Tapsoba (ex-Vitória de Guimarães), as principais figuras são Florian Wirtz e o goleador Patrik Schick. No caso do Brugges, o nome mais sonante é o médio internacional belga Hans Vanaken.
Ao contrário do FC Porto, o Sporting nunca defrontou os adversários que o sorteio lhe colocou no caminho da fase de grupos da Champions e são eles o Tottenham, Eintracht Frankfurt e Marselha. No entanto, os leões já jogaram várias vezes contra equipas desses países ao longo dos anos.
Contra formações inglesas, o Sporting tem nove vitórias, sete empates e 13 derrotas em 29 partidas realizadas. No que se refere a duelos com alemães, o saldo é mais negativo, com apenas três triunfos, seis empates e 19 desaires em 28 jogos. Finalmente, em encontros com gauleses, a formação orientada por Rúben Amorim apresenta bons números, com nove triunfos, cinco empates e seis derrotas.
Na última edição da Liga dos Campeões, o Sporting ficou à frente do Borussia Dortmund na fase de grupos (derrota na Alemanha por 1-0 e vitória em Alvalade por 3-1), naquele que foi o último confronto da equipa portuguesa com um conjunto germânico. Também na época passada, os leões defrontaram um equipa inglesa, neste caso, o Manchester City, nos oitavos da Champions, e a eliminatória caiu para o lado dos citizens: derrota portuguesa em casa por 5-0 e empate a zero no Etihad Stadium.
No Tottenham, as principais figuras são Harry Kane, Son Heung-min e Antonio Conte, já que o treinador italiano aceitou de peito aberto pegar nos destinos de um clube que procura títulos há muitos anos e já colocou a equipa a jogar à sua imagem. Esta época o clube apostou forte na contratação do brasileiro Richarlison, que custou 56 milhões, mas o sul-americano tem começado os jogos no banco de suplentes. Chegaram também ao clube Clément Lenglet (ex-FCBarcelona), Yves Bissouma (ex-Brighton) e Ivan Perisic (ex-Inter). Destaque na equipa do Tottenham para Eric Dier, defesa internacional inglês que fez a formação de leão ao peito e que regressou a Inglaterra em 2014, para os Spurs. Será um reencontro com os leões que, por seu lado, contam com Marcus Edwards, avançado de 23 anos e que fez toda a formação na equipa londrina.
No Eintracht Frankfurt, que venceu a Liga Europa na última temporada, conquista que lhe valeu o passaporte para a Champions (terminou a liga alemã fora dos lugares de acesso à prova milionária), saíram Gonçalo Paciência (Celta de Vigo), Filip Kostic (Juventus), a principal figura da equipa, e Martin Hinteregger, central austríaco que acabou a carreira aos 29 anos. No sentido inverso, chegaram ao clube o português Aurélio Buta (ex-Royal Antwerp), Luca Pellegrini (por empréstimo da Juventus), Dina Ebimbe (emprestado pelo PSG), Mario Götze (ex-PSV), Randal Kolo Muani (ponta de lança, ex-Nantes) e Lucas Alario (ex-Bayer Leverkusen).
Em Marselha mora uma equipa motivada, depois do segundo lugar na liga na última temporada e com um plantel reforçado para atacar este ano todas as competições. Entraram Eric Bailly (empréstimo do Manchester United), Chancel Mbemba (ex-FC Porto), Nuno Tavares (empréstimo do Arsenal), Mattéo Guendouzi, Gerson, Cengiz Under, Cédric Bakambu, Luis Suárez (ex-Granada), Dimitri Payet e Alexis Sánchez (ex-Inter).
O Benfica, que teve que ultrapassar o Midtjylland e Dínamo Kiev para chegar a esta fase, não teve muita sorte no cabeça de série que lhe calhou, já que o PSG é das equipas mais fortes do atual panorama do futebol mundial. Além dos gauleses, os encarnados também terão que medir forças com a Juventus, sendo o adversário teoricamente mais acessível o Maccabi Haifa. Se jogar com os israelitas é uma estreia para o Benfica, no que se refere a franceses e italianos, o Benfica apresenta um histórico favorável.
Em 2013/04, também na fase de grupos da Champions, o PSG venceu em casa as águias por 3-0, mas depois perdeu na Luz por 2-1. Anteriormente os dois conjuntos já se tinham defrontado em duas ocasiões e sempre nos oitavos de final Liga Europa, com as águias a seguirem em frente na competição.
Em 2006/07, os franceses venceram a primeira mão, por 2-1, mas o Benfica deu a volta à eliminatória, batendo o adversário por 3-1 em casa. Em 2010/11, as águias superiorizaram-se na primeira mão por 2-1 e no segundo jogo arrancaram um empate a um golo no Parque dos Príncipes. No total, são três vitórias, uma igualdade e duas derrotas em seis jogos disputados com o PSG que tem agora nas fileiras vários portugueses, entre os quais Renato Sanches, médio tão querido nas hostes encarnadas.
Contra os italianos, a história também sorri ao Benfica, com quatro vitórias, um empate e uma derrota nos seis confrontos já realizados, sendo que os encarnados eliminaram a vecchia signora em duas meias-finais: em 1967/68, na Taça dos Campeões Europeus, e em 2013/14, na Liga Europa – O Benfica viria a perder as duas finais.
Nos anos 60, o Benfica venceu os dois jogos, enquanto em 2013/14 derrotou a Juve em casa por 2-1 e arrancou um empate a zero em Turim. A única vez que os italianos eliminaram o conjunto português foi em 1992/93, na Taça UEFA, com um triunfo caseiro por 3-0 na segunda mão, isto depois dos encarnados terem derrotado os italianos no seu estádio por 2-1.
Em relação ao Maccabi Haifa, campeão em título de Israel, de referir que chega a esta fase da prova milionária depois de bater o Olympiakos (goleou os gregos em Atenas por 4-0), o Apollon Limassol e o Estrela Vermelha nas eliminatórias anteriores.
Este grupo tem a curiosidade de juntar três clubes que fazem parte da carreira de Angel Di Maria, o internacional argentino que passou pela Luz e que nos últimos anos representou os gauleses, antes de rumar a Turim no início desta época.
Nos restantes grupos da Liga dos Campeões, destaque para o C, que conta com Bayern Munique, FC Barcelona e Inter Milão, isto além do Viktoria Plzen. O sorteio ditou assim que Lewandoski vai voltar mais cedo do que certamente imaginava à Baviera, para defrontar a sua antiga equipa. Além disso, convém relembrar que Bayern e Barça fizeram parte do mesmo grupo na última temporada, juntamente com o Benfica, e os alemães venceram as duas partidas de forma tranquila, com um duplo 3-0.
Mas não é só o polaco que vai voltar a uma casa que bem conhece, já que Manchester City e Borussia Dortmund fazem parte do mesmo grupo, o G, juntamente com Sevilha e Copenhaga. Já em 2020/21 os dois conjuntos se defrontaram, numa altura em que Haaland defendia as cores dos germânicos, nos quartos de final da prova: os ingleses venceram os dois encontros por 2-1 e o jovem avançado norueguês ficou em branco em ambas as partidas.
No grupo A, Liverpool, Nápoles e Ajax parecem ser três candidatos para as duas vagas que garantem a passagem aos oitavos, mas o Rangers pode ser perigoso e roubar pontos preciosos aos conjuntos teoricamente mais fortes. No E, AC Milan e Chelsea parecem estar acima das restantes equipas, o Salzburgo e o Dinamo Zagreb, o mesmo acontecendo no F, com Real Madrid e RB Leipzig, quando comparados com Shakhtar Donetsk e Celtic.
O Real Madrid é o campeão em título, mas não é o principal favorito, neste momento, à conquista da Liga dos Campeões, isto de acordo com as odds da Betano.pt. De acordo com as cotações do site que patrocina Sporting, FC Porto e Benfica os conjuntos melhor colocados para vencerem a competição são Manchester City, PSG e Bayern Munique. Depois deste trio, surgem Liverpool e Real Madrid, que fecham desta forma o top 5. Atrás do Real Madrid, aparece o rival FC Barcelona e depois dois conjuntos de Londres: Tottenham e Chelsea. Juventus e Atlético Madrid fecham o top 10 de candidatos ao título europeu da Liga dos Campeões.
A fase de grupos da Liga dos Campeões arranca nos dias 6 e 7 de setembro, com a realização da primeira jornada. A final da edição desta prova vai ser disputada a 10 de junho de 2023, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.
Grupo A: Ajax (Hol), Liverpool, (Ing), Nápoles (Ita), Rangers (Esc).
Grupo B: FC Porto (Por), Atlético Madrid (Esp), Bayer Leverkusen, Club Brugge (Bel).
Grupo C: Bayern Munique (Ale), FC Barcelona, (Esp), Inter Milão (Ita), Viktoria Plzen (Chec).
Grupo D: Frankfurt (Ale), Tottenham (Ing), Sporting (Por), Marselha (Fra).
Grupo E: AC Milan (Ita), Chelsea (Ing), Salzburgo (Aus), Dinamo Zagreb (Cro).
Grupo F: Real Madrid (Esp), RB Leipzig (Ale), Shakhtar Donetsk (Ucr), Celtic (Esc).
Grupo G: Manchester City (Ing), Sevilha (Esp), Borussia Dortmund (Ale), Copenhaga (Din).
Grupo H: PSG (Fra), Juventus (Ita), Benfica (Por), Maccabi Haifa (Isr).