É já neste domingo, 20 de março, que arranca mais uma temporada da Fórmula 1 e os ingredientes parecem estar todos reunidos para mais um excelente ano. A grande dúvida que restava está dissipada, o sete vezes Campeão do Mundo, Lewis Hamilton, permanece na prova rainha. Agradecem os fãs porque vamos ter novos episódios da rivalidade entre o britânico e Max Verstappen, que deu uma nova cor à competição e trouxe de volta um público que há muito pedia por mais competitividade. Com um campeonato decidido nas últimas curvas, não se pode pedir mais.
E falando em competitividade, importa lembrar que este ano entra um novo regulamento que pode mudar tudo (ou quase), ainda que não sejam conhecidos os detalhes técnicos destas novas alterações. Uma vez que os motores não estão incluídos nas novas regras, é de se esperar que tanto a Red Bull como a Mercedes estejam na luta pelo título, mas podem ter mais companhia nessa batalha. Há uma grande expectativa em relação à Ferrari que há muito que se prepara para esta época (praticamente desde o início da última), e isto sem falar do poderio histórico do cavalo rampante e da força de uma das duplas mais consistentes de toda a grelha, Carlos Sainz e Charles Leclerc.
Interessante será também perceber como se portarão os segundos pilotos de Mercedes e Red Bull. Por um lado, George Russell gera uma enorme expectativa pelo trabalho desenvolvido na Williams, sobretudo em qualificação, pelo que terá que demonstrar a sua valia também em corrida. A verdade é que quando correu com um Mercedes, quando substituiu Hamilton em Sakhir, mostrou para o que vem e só por uma grande infelicidade não venceu o seu primeiro grande prémio. Já Sergio Pérez foi importantíssimo no título de Verstappen e, depois de um ano de adaptação, deverá querer assumir um maior protagonismo e dar luta ao companheiro neerlandês.
Pilotos:
Mercedes: Lewis Hamilton e George Russell
Red Bull: Max Verstappen e Sergio Pérez
Ferrari Carlos Sainz e Charles Leclerc
McLaren: Lando Norris e Daniel Ricciardo
Alpine. Fernando Alonso e Esteban Ocon
AlphaTauri: Pierre Gasly e Yuki Tsunoda
Aston Martin: Sebastian Vettel e Lance Stroll
Williams: Nicholas Latifi e Alex Albon
Alfa Romeo: Valtteri Bottas e Guanyu Zhou
Haas: Mick Schumacher e Kevin Magnussen
A época de 2022 na Fórmula 1 está já marcada pela revolução feita nos carros que vão encher as pistas. Com um novo design, mais futurista, os novos bólides prometem essencialmente mais emoção, mas também redução de custos. Como? A ideia é aproximar as equipas umas das outras, tornando as corridas mais competitivas e emocionantes. A aerodinâmica é uma das principais inovações, com foto dos fluxos de ar, que prejudicavam o carro perseguidor e tornavam praticamente impossíveis as lutas de “carros colados”, uma vez que o ar sujo provocado pelo carro da frente dificultava quem vinha atrás. O objectivo é minimizar esse efeito para que haja mais ultrapassagens em pista.
Outro aspecto importante são os pneus, que passam a ser de 18 polegadas, em vez das 13 polegadas de 2021. Com isto pretende-se uma aproximação dos pneus usados nos carros de estrada, o que vai diminuir os custos de produção. Por outro lado, os pneus têm menos borracha, o que vai afectar o amortecimento, logo dar mais trabalho à suspensão.
O que não muda são os motores. A evolução ao nível das unidades motrizes fica congelada até 2025, altura em que serão implementadas novas alterações.
Relativamente a estreias, será apenas uma, a de Guanyu Zhou, o primeiro chinês na categoria, que irá correr pela Alfa Romeo, ao lado de Valtteri Bottas, também ele novo na equipa, depois de cinco anos na Mercedes. Zhou vem de um terceiro lugar na Fórmula 2, ao serviço da Virtuosi Racing. O outro nome novo na grelha é o de Alex Albon, mas neste caso não se trata de uma estreia, mas sim de um regresso já que o piloto de 25 anos já tinha estado dois anos na prova rainha, primeiro ao serviço da Toro Rosso (agora, AlphaTauri) e Red Bull. Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, ambos da Alfa Romeo, são os nomes que não transitam do ano passado.
Olhando para a grelha fica evidente uma mescla muito interessante entre pilotos mais jovens, a quem se augura um grande futuro (muitos deles já com vários quilómetros na F1 no currículo), e nomes mais experientes, que têm ajudado os mais novos a evoluir, como, por exemplo, Fernando Alonso com Esteban Ocon, Sebastian Vettel com Lance Stroll ou Daniel Ricciardo com Lando Norris.
Nota para Pierre Gasly, também ele jovem, e que será um dos nomes a seguir este ano, depois de mais uma excelente época, com um pódio (no Azerbaijão) e 110 pontos. O francês, que anseia por um lugar numa equipa que lute pelo título (a experiência na Red Bull não correu bem), terá este ano o que poderá ser encarado como a “prova dos noves” relativamente ao seu talento. O mesmo poderá ser dito para outros, como Norris ou Leclerc, que estarão ao mesmo nível, mas que correm por equipas com outras aspirações.
Este ano, há uma má notícia para os fãs portugueses de Fórmula 1, já que o Autódromo Internacional do Algarve não fará parte do calendário, isto apesar de esta época ser aquela em que haverá mais corridas da história: serão 23. A grande novidade é a estreia de Miami, que será o segundo grande prémio nos Estados Unidos da América do circuito. Destaque também para o regresso da emblemática Suzuka e para Imola, que passa a ter um lugar fixo. A China, por conta da pandemia, continua de fora. A temporada arranca com o Grande Prémio do Bahrein, a 20 de março, e encerra a 20 de novembro, em Abu Dhabi. Em Portugal, a transmissão da Fórmula 1 muda de mãos. Depois de um excelente acompanhamento da competição pela Eleven, a Fórmula 1 regressa à Sport TV, que garantiu os direitos de transmissão para os próximos três anos.
Calendário:
1ª ETAPA – 18 a 20/03/2022 – GP do Bahrein (Sakhir)
2ª ETAPA – 25 a 27/03/2022 – GP da Arábia Saudita (Jeddah)
3ª ETAPA – 08 a 10/04/2022 – GP da Austrália (Melbourne)
4ª ETAPA – 22 a 24/04/2022 – GP da Emilia Romagna (Imola)
5ª ETAPA – 06 a 08/05/2022 – GP dos EUA (Miami)
6ª ETAPA – 20 a 22/05/2022 – GP de Espanha (Barcelona)
7ª ETAPA – 27 a 29/05/2022 – GP do Mónaco (Monte Carlo)
8ª ETAPA – 10 a 12/06/2022 – GP do Azerbaijão (Baku)
9ª ETAPA – 17 a 19/06/2022 – GP do Canadá (Montreal)
10ª ETAPA – 01 a 03/07/2022 – GP da Inglaterra (Silverstone)
11ª ETAPA – 08 a 10/07/2022 – GP da Áustria (Red Bull Ring)
12ª ETAPA – 22 a 24/07/2022 – GP da França (Paul Ricard)
13ª ETAPA – 29 a 31/07/2022 – GP da Hungria (Hungaroring)
14ª ETAPA – 26 a 28/08/2022 – GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)
15ª ETAPA – 02 a 04/09/2022 – GP dos Países Baixos (Zandvoort)
16ª ETAPA – 09 a 11/09/2022 – GP da Itália (Monza)
17ª ETAPA – 23 a 25/09/2022 – A designar
18ª ETAPA – 30/09 a 02/10/2022 – GP da Singapura (Marina Bay)
19ª ETAPA – 07 a 09/10/2022 – GP do Japão (Suzuka)
20ª ETAPA – 21 a 23/10/2022 – GP dos EUA (Austin)
21ª ETAPA – 28 a 30/10/2022 – GP do México (Cidade do México)
22ª ETAPA – 11 a 13/11/2022 – GP do Brasil (Interlagos)
23ª ETAPA – 18 a 20/11/2022 – GP de Abu Dhabi (Yas Marina)