Os motores já soam no Bahrain que recebe entre sexta-feira e domingo, 5 de março, o primeiro GP da época de Fórmula 1. Max Verstappen, bi-campeão mundial, é o grande favorito a revalidar o título numa época que conta com várias novidades na grelha, com novos pilotos e outros que mudaram de equipa, e ainda um novo circuito, que faz a estreia para esta temporada.

Os pilotos e os candidatos ao título da Fórmula 1

O circo da Fórmula 1 conta, na época 2023, com três novos pilotos na grelha, dois deles em estreia absoluta. Nick De Vries, neerlandês que vai correr pela Alpha Tauri, já se estreou em 2022, ao volante de um Williams, mas tendo saltado de piloto de reserva para a grelha em apenas uma corrida, em substituição de Alex Albon, que ficou de fora devido a uma cirurgia. O pequeno neerlandês conseguiu até um resultado interessante, com um 9º lugar, somando dois pontos. Esta época, porém, conseguiu um lugar fixo na grelha ao lado de outros dois estreantes, Oscar Piastri, australiano campeão de Fórmula 2 em 2021, foi chamado para o lugar de Daniel Ricciardo na McLaren, e Logan Sargeant, norte-americano que vai correr pela Williams, no lugar de Nicolas Latifi.

Na grelha de 2023 há mais novidades: Pierre Gasly mudou-se da Alpha Tauri para a Alpine, que viu Fernando Alonso mudar-se para a Aston Martin, para o lugar de Sebastian Vettel, que se retirou da competição. Mick Schumacher deixou a Haas e para o seu lugar chegou Nico Hulkenberg. Red Bull, Ferrari, Mercedes e Alfa Romeo mantiveram as duplas da época anterior.

Quanto aos candidatos, o bi-campeão Max Verstappen surge no topo da lista dos favoritos e das odds. O neerlandês dominou a época 2022 e espera-se que o Red Bull continue com um desempenho de topo. Resta saber o que fazem os rivais, com destaque para Charles Leclerc, que cometeu alguns erros na época passada, aliada a problemas de fiabilidade do Ferrari, mas também Lewis Hamilton, com uma época para esquecer em 2022, mas que prometeu não deixar de dar luta. Dificilmente o título não sorrirá a um destes três nomes.

Mas há também alguns pilotos a ter em atenção, nomeadamente George Russell, da Mercedes, que em 2022 mostrou ter um bom andamento, mas também o veterano Fernando Alonso, agora ao volante de um Aston Martin, e que já afirmou querer lutar por vitórias.

Pilotos:

Red Bull: Max Verstappen e Sergio Pérez
Mercedes: Lewis Hamilton e George Russell
Ferrari Carlos Sainz e Charles Leclerc
McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
Alpine. Pierre Gasly e Esteban Ocon
AlphaTauri: Nick De Vries e Yuki Tsunoda
Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll
Williams: Logan Sargeant e Alex Albon
Alfa Romeo: Valtteri Bottas e Guanyu Zhou
Haas: Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen

Formula 1

Os carros

Os carros da época 2023 são uma evolução natural dos bólides de 2022. Com os motores congelados até 2025, as equipas focaram-se em resolver os problemas da época anterior, com destaque para a aerodinâmica, nas esperança de terminar, em definitivo, com o efeito “purposing”, que fez muitos dos carros saltar como uma mola quando circulavam a altas velocidades. Para isso foram feitas alterações também no efeito solo e nos difusores, que afectam a circulação do ar.

Destaque para o peso mínimo dos carros, que foi reduzido em 2 kgs, para os 796 quilos, o que levou a muitas equipas da grelha a abdicarem da… tinta! O maior exemplo disso é a Mercedes que recorreu a um conceito que nasceu em 1934, quando a equipa, para atingir o peso mínimo, foi obrigada a “raspar” a tinta branca, revelando o alumínio prateado da carroçaria. O truque resultou e a Mercedes adotou o conceito das “silver arrows – setas prateadas” de forma permanente a partir de 1939. E agora o conceito é o mesmo. Para poupar peso não se usa tinta, só que em vez de alumínio, os carros são feitos de carbono… que é preto. Daí os novos carros de Hamilton e Russell serem inteiramente pretos.

Os circuitos

O calendário para 2023 é muito semelhante ao da época anterior, com apenas duas novidades: o GP da Qatar regressa e ocupa a vaga deixada pela saída do GP da Rússia, já em 2022, mas a grande novidade é a entrada de Las Vegas, que substitui o GP de Paul Ricard, em França.

Las Vegas será o terceiro Grande Prémio da época nos Estados Unidos, recuperando uma corrida que estava ausente do circo da Fórmula 1 desde 1983. O circuito será citadino, percorrendo as principais avenidas da cidade, com destaque para a Las Vegas Boulevard, mais conhecida como The Strip, onde estão alguns dos hotéis mais famosos da cidade.

Calendário da Fórmula 1 em 2023:

1ª ETAPA – 05/03/2023 – GP do Bahrain (Sakhir)
2ª ETAPA – 19/03/2023 – GP da Arábia Saudita (Jeddah)
3ª ETAPA – 02/04/2023 – GP da Austrália
4ª ETAPA – 30/04/2023 – GP do Azerbaijão (Baku)
5ª ETAPA – 07/05/2023 – GP dos EUA (Miami)
6ª ETAPA – 21/05/2023 – GP da Emilia Romagna (Imola)
7ª ETAPA – 28/05/2023 – GP do Mónaco (Monte Carlo)
8ª ETAPA – 04/06/2023 – GP de Espanha (Barcelona)
9ª ETAPA – 18/06/2023 – GP do Canadá (Montreal)
10ª ETAPA – 02/07/2023 – GP da Áustria (Red Bull Ring)
11ª ETAPA – 09/07/2023 – GP da Inglaterra (Silverstone)
12ª ETAPA – 23/07/2023 – GP da Hungria (Hungaroring)
13ª ETAPA – 30/07/2023 – GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)
14ª ETAPA – 27/08/2023 – GP dos Países Baixos (Zandvoort)
15ª ETAPA – 03/09/2023 – GP da Itália (Monza)
16 ETAPA – 17/09/2023 – GP da Singapura (Marina Bay)
17ª ETAPA – 08/10/2023 – GP do Japão (Suzuka)
18ª ETAPA – 08/10/2023 – GP da Qatar (Losail)
19ª ETAPA – 22/10/2023 – GP dos EUA (Austin)
20ª ETAPA – 29/10/2023 – GP do México (Cidade do México)
21ª ETAPA – 05/11/2023 – GP do Brasil (Interlagos)
22ª ETAPA – 18/11/2023 – GP dos EUA (Las Vegas)
23ª ETAPA – 26/11/2022 – GP de Abu Dhabi (Yas Marina)